Você sabe quem inventou o refrigerante? Venha descobrir!

Você sabe quem inventou o refrigerante? Venha descobrir!

Uma bebida muito popular que agrada pessoas do mundo inteiro e possui uma grande variedade de sabores e marcas: o refri. Com o passar dos anos, ele foi evoluindo, e hoje é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Mas você sabe quem inventou o refrigerante?

Hoje, a B.blend vai contar um pouco sobre a história e como o refrigerante tornou-se uma das bebidas mais populares atualmente. Ficou curioso para saber mais? É só continuar lendo para descobrir.

O início: as experiências de Joseph Priestley

Em 1676, em Paris, uma companhia decidiu misturar água com suco de limão e açúcar. Como naquela época ainda não tinha sido descoberta a água com gás, eles conseguiram algo parecido com uma limonada.

Porém, em 1772, Joseph Priestley começou a fazer experimentos adicionando gás em diversos líquidos. Algum tempo depois, em 1830, alguns farmacêuticos começaram a misturar essa água gasosa com ingredientes medicinais.

Não demorou muito tempo para o farmacêutico John Pemberton inventar uma mistura com uma cor caramelo e juntá-la à água gaseificada, em 1886. A princípio, essa bebida foi comercializada em farmácias com o intuito de ajudar na digestão, surgindo então o primeiro refrigerante do mundo.

Primeiros passos na criação do refrigerante

Em 1898, o farmacêutico Caleb Bradham foi quem inventou o refrigerante Pepsi-Cola, uma das bebidas mais famosas do mundo. Ela ainda tinha objetivos medicinais, como fortalecer, auxiliar na digestão e rejuvenescer. Esse nome foi escolhido devido aos principais ingredientes encontrados: a pepsina e as nozes de cola.

Já no Brasil, esse produto começou a ser fabricado no Rio Grande do Sul, em 1953, ganhando popularidade rapidamente no país. Não demorou muito para expandir a diversidade de produtos fabricados pela marca. A história da Pepsi é muito interessante e explica muitos detalhes até chegar à marca superfamosa que conhecemos atualmente.

Do remédio ao refrigerante

Em 1820, surgiu a ideia de começar a adicionar sabores a esses líquidos gaseificados. O primeiro deles foi o gengibre, seguido pelo limão. A bebida ficou conhecida como água gasosa, e uma bomba foi instalada nas farmácias para que fosse gaseificada na hora. Os sabores eram adicionados conforme o desejo dos clientes.

Com a popularidade aumentando cada vez mais, logo no começo do século 20, esses materiais foram instalados também em sorveterias e lanchonetes. Com diversos sabores e deixando de ser medicinal, o refrigerante passou a conquistar o paladar das pessoas.

Pouco tempo depois surgiram novas tecnologias que permitiram a produção dos refrigerantes em garrafas de vidro e com tampas em formatos de coroa, impedindo o gás de escapar e permitindo que as pessoas as levassem para suas casas. Agora você já sabe como é feito o refrigerante de máquina.

Refrigerante de guaraná: uma descoberta do Brasil

Logo os primeiros refrigerantes de cola chegaram ao Brasil e começaram a ganhar muita popularidade entre os brasileiros. Com tal fama crescendo a cada dia, em 1921, nosso país começou a dar os primeiros passos para fabricar essa bebida também.

Você sabe como é feito o refrigerante de guaraná, por exemplo? Tendo como ingrediente principal essa fruta amazônica rica em cafeína, assim como a noz de cola africana, ele é misturado com água gaseificada, açúcar e outros elementos que se transformam no líquido que colocamos em nossos copos.

Não demorou muito tempo para que esse sabor também se tornasse tão apreciado quanto os refrigerantes de cola. Hoje, os turistas não deixam o país sem conhecer essa nossa especialidade.

A grande evolução dessa bebida

refrigerante

Agora que você já sabe quem inventou o refrigerante e conhece um pouco mais a história dessa bebida, vamos falar nos aprofundar na evolução dela ao longo do tempo até conquistar os copos em todos os lugares do mundo.

Após a grande evolução da fabricação dessas bebidas, muitos novos sabores e marcas começaram a surgir. Além de opções sem açúcar, pensando em não deixar ninguém de fora dessa experiência, houve a troca de embalagens na década de 70.

Os vasilhames de vidros foram substituídos por garrafas plásticas e latas de alumínio, já que são materiais leves, que não quebram e são mais fáceis de reciclar. Hoje, é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e com diferentes sabores.

Quer fazer refrigerante em casa? Nós te ensinamos como!

Que os refris são populares no mundo, nós já sabemos. Mas você sabe como fazê-los em casa? Com as máquinas B.blend! Elas garantem uma bebida geladinha, com gás na medida certa e com muito sabor, igualzinho ao das garrafas e das latas.

Com uma tecnologia inteligente, a B.blend prepara seus refrigerantes em poucos instantes. Basta inserir a cápsula, posicionar o copo e apertar o play. Sua bebida fica pronta sem que você acumule diversas latas e garrafas. E o melhor de tudo: sem perder o gás.

Gostou de saber mais sobre quem inventou o refrigerante? Em nosso blog você encontra a história de muitas outras bebidas, além de diversas dicas e receitas que vão proporcionar mais praticidade à sua rotina. Venha conhecer essa experiência única e facilite esses preparos.

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA

Powered by Agência Especializada em SEO