Você sabe qual é a diferença entre pinga e cachaça?

Você sabe qual é a diferença entre pinga e cachaça?

Muita gente pode se perguntar qual é a diferença entre pinga e cachaça. Ambos são nomes bem populares e conhecidos aqui, em nosso país. Então, será que existe mesmo alguma diferença entre as duas?

A verdade é que não existe diferença prática, já que se trata da mesma bebida. O que acontece é que “pinga” é um nome mais popular, sendo um termo mais comum em algumas regiões do país.

Pensando em esclarecer essas informações a respeito da diferença entre pinga e cachaça, nós, da B.blend, preparamos este conteúdo com mais detalhes para você entender melhor o que diferencia esses dois termos. Continue lendo para descobrir mais!

 

Cachaça

A cachaça é uma aguardente produzida a partir da cana-de-açúcar, algo que, se não for bem explicado, pode gerar certa confusão. Aqui, no Brasil, a graduação alcoólica dessa bebida varia entre 38% e 48%, obtida por meio da destilação do mosto fermentado do caldo da cana.

Isso significa que qualquer destilado que possua uma graduação alcoólica maior que esses números leva o nome de aguardente. Sendo assim, considerando como é feita a cachaça, podemos dizer que ela pertence à categoria de aguardente, mas nem todas as bebidas dessa classe podem ser chamadas de cachaça.

 

cachaça

 

Pinga

Continuando as explicações sobre a diferença entre pinga e cachaça, conforme dissemos mais acima, o termo “pinga” faz referência à cachaça. O primeiro registro que se tem do uso dessa palavra é de 1773.

A história que se conta é que a origem ocorreu a partir do processo de destilação em alambique de cobre, no qual o vinho de cana é aquecido na panela, enquanto o vapor é resfriado e condensado lentamente, de modo que formam os pingos.

Porém, a conotação da palavra pode adquirir diferentes significados de acordo com a região do Brasil. Por exemplo, em algumas cidades do interior de Minas Gerais e em Paraty, no Rio de Janeiro, “pinga” faz referência às cachaças que têm mais qualidade.

Porém, em muitos lugares do estado de São Paulo, possui uma conotação oposta, sendo sinônimo de uma cachaça de baixa qualidade, com um sentido mais pejorativo. Por isso, na hora de responder qual a diferença entre pinga e cachaça, muitas pessoas podem dizer que a última se trata de uma bebida melhor.

 

Aguardente

A aguardente é uma bebida que pode ser obtida por meio de vários tipos de matérias-primas, como banana, uva, laranja, arroz, milho, batata, beterraba, cana-de-açúcar, mandioca e outras opções. Não se trata de uma exclusividade do Brasil, como é o caso da cachaça ou, em outras palavras, da pinga.

Existem vários países que possuem fabricação própria de aguardente, por exemplo, a França, que produz o famoso cognac. Os alemães têm os schnaps, enquanto os escoceses são conhecidos pelo scotch whisky. No Chile e no Peru, encontramos o pisco; na China, o soju; e, aqui no Brasil, a cachaça.

 

Outras particularidades sobre o mundo das bebidas

Quem se interessa por esse tipo de assunto, com certeza, gostou de saber a diferença entre cachaça e pinga. Conhecer esse tipo de informação torna a experiência de degustação ainda mais completa e interessante, principalmente porque o processo de fabricação é artesanal.

Se você quiser saber mais informações a respeito de bebidas alcoólicas, aqui, em nosso blog, vai encontrar uma série de curiosidades, dicas e receitas para se inspirar. Além disso, temos sugestões de receitas para você preparar em casa e se deliciar com os sabores dos destilados.

No nosso post “Bebidas brasileiras: confira 6 opções típicas do nosso país”, temos uma lista que vai te deixar com água na boca. São várias bebidas com a cara do Brasil e que combinam com o nosso clima tropical. Não deixe de conferir e se inspirar com as nossas dicas!

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA