Você sabe como é feito o refrigerante? Te explicamos em três passos

Você sabe como é feito o refrigerante? Te explicamos em três passos

O refri é aquela bebida democrática, que pode te acompanhar em diferentes refeições, seja no almoço, no lanche da tarde, durante o jantar ou ao assistir a um filme, com um balde de pipoca. Mas, você já parou para pensar em como é feito o refrigerante?

Primeiro, é importante entender que uma fábrica conta com diferentes linhas de produção, já que desenvolve diferentes tipos de refrigerante. De maneira geral, porém, é possível entender o processo a partir de três verticais.

A primeira delas é a organização das garrafas e das latas nas fábricas de refrigerante. Depois, a mistura das bebidas, já que os ingredientes ficam em barris distintos. Por fim, a junção e a vedação. Aqui, vamos falar especificamente sobre o processo que envolve as garrafas.

Fase 1: organização das garrafas

Quando a pergunta é “como funciona uma fábrica de refrigerantes?”, a resposta para a primeira etapa vai para a organização das garrafas, que são colocadas em uma esteira, que percorre toda a linha de produção.

No caso das garrafas reutilizáveis, elas passam por um processo de higienização. Primeiro, é feita a retirada de resíduos e sujeiras dos vasilhames. Depois, elas são limpas e esterilizadas em um tanque com água, soda cáustica e detergente.

Já no caso das garrafas de plástico, também chamadas de PET, o início do processo de como são fabricados os refrigerantes muda um pouco. Elas chegam a algumas fábricas em formato de tubo de ensaio. Dessa maneira, no começo da produção, elas recebem um ar quente, que transforma o tubo em PET.

 

Fase 2: mistura dos ingredientes

Agora que você já entendeu a primeira etapa de como se faz refrigerante, vamos à segunda: mistura dos ingredientes que resultam no refri. Como mencionado mais acima, eles são separados em três tanques.

O primeiro conta com uma mistura de água com açúcar. No caso do refri light ou diet, ela consiste em água com adoçante. O segundo tanque conta com a mistura do xarope, feito de suco de frutas ou fórmulas artificiais, que determina o sabor do refri. Além disso, há a presença de minerais e conservantes.

Já o terceiro tanque contém gás carbônico, armazenado em uma temperatura de 5ºC, fator que torna a bebida borbulhante. Por fim, existe um quarto tanque, que não possui ingredientes. Nele, é feita a mistura da água adocicada com o xarope e o gps.

Fase 3: finalização e vedação

Até aqui, você já entendeu mais da metade do processo. Agora, vamos para a conclusão de como é feito o refrigerante! Nessa etapa, a bebida passa por uma tubulação, que é controlada por válvulas e lembra um carrossel. Lá, ela é despejada nas garrafas que seguem na esteira.

Depois, as garrafas seguem para uma canaleta com tampinhas, que são prensadas na boca do vasilhame para a vedação. Em seguida, vem a etapa final de verificação de como é feito o refrigerante.

Nesse momento, as garrafas passam por um sensor, que avalia se elas foram enchidas até a medida certa e as tampinhas as vedaram bem. Feito isso, elas seguem para o setor de empacotamento e distribuição.

E na B.blend?

E aí, achou fácil de entender? Não parece tão complicado, certo? Aqui, na B.blend, o processo é um pouco diferente, já que a bebida é colocada em uma cápsula. Mas nós garantimos: é exatamente o mesmo sabor do refri que você já conhece nas latinhas ou garrafas.

 

como se faz refrigerante

 

Agora que você já entendeu como é feito o refrigerante em vasilhames tradicionais, vamos saber quais são as principais vantagens dos refrigerantes em cápsulas?

  • Não demanda amplo espaço no armário ou na geladeira;
  • Com a B.blend, você não precisa ir ao supermercado e voltar com várias garrafas. As cápsulas chegam à sua casa;
  • Você não precisa esperar gelar, uma vez que elas ficam prontas na medida, na temperatura e na quantidade de gás ideal para consumo imediato,
  • Por fim, vale ressaltar que as cápsulas nunca perdem o gás.

E você: já tem a sua máquina B.blend? Além do refri, é possível preparar diversos outros tipos de bebidas em cápsulas, como sucos, água de coco, água tônica, drinks alcoólicos, energéticos, capuccino e muito mais! Faça da sua casa a menor e mais prática fábrica de bebidas do mundo!

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA