Você conhece a origem da caipirinha, o drink brasileiro?

Você conhece a origem da caipirinha, o drink brasileiro?

Você já se perguntou sobre a origem da caipirinha? O drink é uma das referências brasileiras, junto do samba e do futebol, sendo reconhecido internacionalmente e, também, muito apreciado por todos.

Tradicionalmente feita com cachaça, limão, açúcar refinado e gelo, essa bebida nasceu no estado de São Paulo e ganhou espaço para além do Brasil. É um dos drinks populares mais conhecidos, disponíveis em qualquer bar do nosso país. Também é possível encontrá-lo em alguns bares mundo afora.

 

Saiba como a caipirinha surgiu

A história da caipirinha tem algumas versões que buscam explicar onde ela surgiu. Duas delas têm Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, como lugar que deu origem a esse drink tão popular.

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, a bebida foi criada no século 19 por latifundiários. O objetivo era criar um drink de qualidade que substituísse o vinho e o uísque em festas de alto padrão, que eram características da cultura canavieira que existe nessa região do interior paulista.

Já para o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), a origem da caipirinha foi em torno de 1918, a partir de uma adaptação da mistura de limão, alho e mel, indicada para quem estivesse mal da gripe espanhola. O acréscimo do álcool era comum em remédios caseiros e o gelo veio para deixá-la mais fresca.

A partir disso, provavelmente sentindo o potencial daquela mistura, tiraram o alho e o mel, dando lugar para o açúcar. Ainda segundo essa versão da história, o drink se popularizou em 1922, devido à primeira Semana de Arte Moderna, na capital paulista.

Existe uma terceira versão que explica a origem da caipirinha e, diferentemente das duas primeiras, ela nasce em Paraty, no Rio de Janeiro. Por ser um dos berços de cachaça no país, já era muito prestigiada desde o século 17. O historiador Diuner Mello possui alguns documentos de 1856 que apresentam as medidas tomadas contra a epidemia de cólera.

Entre esses registros, há uma carta do engenheiro João Pinto Gomes Lamego que apresenta uma receita — “aguardente temperada com água, açúcar e limão” — que hoje é o que chamamos de caipirinha. Independentemente de qual seja a história verdadeira, o bom é que o drink nasceu e ganhou o coração do mundo inteiro.

 

De onde vem o nome da bebida?

Apesar das variações das histórias, a origem do nome “caipirinha” diz respeito ao termo “caipira”, que significa aquele que vive no campo ou na roça. O termo é de origem tupi e tem essa designação desde os tempos coloniais. Porém, ele costuma ser usado para falar da população que vive no interior de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

Caipirinha: conheça outros sabores e variações

Com o tamanho da fama dessa bebida, ela acabou ganhando espaço em todos os bares brasileiros, e não é difícil encontrar algum estrangeiro que use essa referência para lembrar do Brasil. Por isso, ela acabou ganhando outras misturas e existem, hoje, vários sabores de caipirinha.

Basicamente, para alterar o sabor da caipirinha, você pode substituir o limão por outra fruta, como morango, maracujá, coco, kiwi e muito mais. No entanto, também existem as substituições da cachaça por vodka, vinho, saquê e outros destilados, gerando, assim, novos tipos de caipirinha.

Como preparar uma caipirinha deliciosa?

Se você quer saber como preparar essa deliciosa bebida de um jeito fácil e prático, a B.blend tem uma solução: a nova cápsula de drink sabor caipirinha Sagatiba. É só encaixá-la em sua máquina e apertar o “play”. Em poucos segundos, sua bebida fica pronta, com todo o sabor que você já conhece e ama.

tipos de caipirinha

 

Composta pelo líquido da cachaça Sagatiba, suco de limão e açúcar, você vai poder se deliciar e surpreender seus convidados com mais essa novidade da B.blend. Além disso, ela já sai pronta na quantidade e na temperatura ideais para consumo, assim, você não precisa ter nenhum trabalho.

Não precisa se preocupar em sair e comprar ingredientes ou fazer sujeira na sua cozinha. Sua máquina se encarrega disso para que você possa apenas curtir e se deliciar com seu novo drink. Experimente agora mesmo!

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA