Você conhece a história da Pepsi? Veja quando e como o refrigerante foi criado

Você conhece a história da Pepsi? Veja quando e como o refrigerante foi criado

Já parou para se perguntar como e quando surgiram as bebidas que você costuma tomar no dia a dia? Nós, da B.blend, sim! Por isso, hoje, nosso papo é sobre a história da Pepsi, esse refri tão saboroso e versátil que pode cair bem em diferentes momentos do dia.

Assim como a de outros refrigerantes, a história da Pepsi também começa em uma farmácia. Não é raro encontrar a cura como finalidade da origem de alguns tipos de bebida. Vale ressaltar que, além dos refrigerantes, opções de outras categorias também eram utilizadas para realizar ou auxiliar em algum tratamento, como é o caso do gin, por exemplo.

Como a Pepsi surgiu?

A origem da Pepsi se deve a uma bebida chamada Brad’s Drink, criada em 1893 pelo farmacêutico Caleb Bradham, que vivia na pequena cidade de New Bern, situada na Carolina do Norte (EUA).

Entre outros ingredientes, ela era feita de suco de limão, açúcar e baunilha e costumava fazer mais sucesso no verão, já que era uma bebida refrescante. Foi somente em 1898 que ela começou a ser chamada de Pepsi, quando o inventor adicionou pepsina (uma enzima digestiva) e nozes-de-cola, um fruto nativo da África que chegou à América durante a escravidão.

Em 1903, surgiu a empresa Pepsi. Naquele ano, o primeiro logo da marca foi criado, bem como a primeira tiragem de estoque, que, na época, somou 97 unidades para comercialização.

A falência que durou cerca de dois anos

Durante as primeiras décadas do século XX, a história da Pepsi era feita de um relativo sucesso. Após esse período, ela entrou em falência e permaneceu assim por cerca de dois anos.

O motivo se deve a uma especulação de negócios mal calculada na época em relação ao valor de compra do açúcar — um dos principais ingredientes do refrigerante.

Foi então que a empresa Pepsi foi vendida para a Loft Inc., que na época era uma grande produtora de doces e guloseimas.

A primeira jogada de marketing da Pepsi

Um dos principais marcos da história da PepsiCo está no marketing. Uma das propagandas mais emblemáticas aconteceu na década de 40, impulsionada pelo então presidente da Pepsi-Cola, Walter Mack.

Ele decidiu atrair o público afro-americano, que naquele contexto sofria com a segregação racial escancarada, e torná-lo um grande consumidor do refrigerante.

Para isso, foram produzidos e exibidos diversos cartazes em pontos de venda, que mostravam famílias afro-americanas tomando o refrigerante. Na época, a estratégia publicitária foi bem-sucedida, fator que ajudou a empresa a alavancar o número de vendas.

Chegada no Brasil e expansão de produtos

A história da Pepsi no Brasil começa em 1953 com a construção da primeira fábrica em solo nacional no Rio Grande do Sul. Na época, a PepsiCo já possuía outro tipo de produto em seu catálogo, o achocolatado Toddy.

Nas décadas seguintes, a empresa realizou diversos outros lançamentos, como: Elma Chips (1974), Toddynho (1982), Gatorade (1988), Pepsi Twist (2002) e LAY’S (2013), por exemplo. Hoje, a PepsiCo possui mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição e emprega cerca de 10 mil pessoas no Brasil inteiro.

Vai uma Pepsi aí?

Pepsi

Quem é que nunca ficou com sede específica de um refri geladinho, não é? A boa notícia é que o portfólio de bebidas da B.blend conta com a Pepsi em cápsula. Assim, é possível matar sua vontade com muita praticidade.

Nós garantimos: o modo de preparo é ultra rápido! Basta inserir a cápsula na sua máquina B.blend, posicionar o copo na plataforma e apertar o “play”. Pronto, em menos de um minuto, sua Pepsi está pronta com a quantidade de água, gás e temperatura ideais para consumo imediato.

Ah, e, quando quiser dar uma variada, você pode continuar contando com a B.blend. Além da Pepsi, aqui você também encontra cápsula de Guaraná Antarctica, Sukita e Soda.

E tem mais! Sim, você leu certo: tem mais! No site da B.blend, é possível encontrar mais de 30 sabores de bebidas, entre chás gelados, sucos, água de coco, água tônica, limonada, energéticos, drinks alcoólicos, cappuccino e chocolate quente e gelado. Para cada ocasião, há sempre uma opção de bebida ideal.

 

Leia também: você sabe o que é refrigerante de cola?

Agora que você já conferiu a história da Pepsi no Brasil e no mundo, aproveite e leia também o conteúdo no qual explicamos o que é a “cola” presente em alguns tipos de refrigerantes.

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA