Veja quais são os tipos de chá-verde japonês e seus benefícios para a saúde

Veja quais são os tipos de chá-verde japonês e seus benefícios para a saúde

Embora seja muito famoso pelas propriedades medicinais, o chá-verde japonês não é encarado somente como uma bebida que gera benefícios para a saúde. No Oriente, ele também cumpre uma função histórica, cultural e social e é utilizado em cerimônias espirituais.

Dependendo de como as folhas são cultivadas, da posição das raízes e plantas, do tempo de exposição ao vapor e do processamentos das folhas, o chá-verde japonês adquire diferentes nomes: sencha, bancha, genmaicha, gyokuro e matcha são os principais deles. Entenda, abaixo, as propriedades específicas desses tipos de chás.

Chá-verde japonês: benefícios e tipos

Conhecido cientificamente como Camellia Sinensis, o chá-verde japonês é rico em polifenóis e catequinas. Essas substâncias são ótimas aliadas para prevenir o aparecimento de diferentes doenças, como diabetes e complicações cardíacas, por exemplo.

Além disso, elas podem prevenir os quadros de infecções virais ou auxiliar no tratamento quando a complicação já está formada no organismo. Vale citar, ainda, a possibilidade de evitar o surgimento do câncer e a redução da porcentagem de gordura corporal, uma vez a bebida acelera o metabolismo, sobretudo em razão da alta quantidade de catequinas.

Sencha

É um dos tipos de chá-verde mais comuns no Japão, representando mais de três quartos de toda a produção. Com relação ao sabor, ele costuma ser um pouco mais adstringente que as outras opções.

Bancha

O bancha é um tipo de chá-verde japonês categorizado em um grau inferior aos demais. Isso porque ele é feito a partir de folhas maiores e é colhido somente após a primeira colheita do sencha. Mas, com relação ao gosto, os dois tipos são semelhantes, a diferença é que o bancha não é tão adstringente, se comparado ao sencha.

Genmaicha

Fruto de uma mistura entre as folhas de bancha e arroz tostado, o genmaicha garante um sabor mais agradável e suave, por isso, é mais apreciado pelas pessoas que não se adaptam ao típico amargo do chá-verde.

Gyokuro

O gyokuro é um chá japonês feito na época da primavera e é considerado uma das opções mais nobres. O gosto é mais adocicado e, por demandar muita mão de obra, ele possui um valor elevado quando comparado aos demais tipos.

Matcha

O matcha é uma das opções mais famosas. Se você gosta de consumir chá e está sempre pesquisando tipos e sabores, já deve ter se deparado com esse nome por aí.

O processo produtivo dele é bem semelhante ao do gyokuro, a diferença é que as folhas do matcha são trituradas em moinho de pedra até serem transformadas em pó. Ou seja, trata-se de um chá-verde em pó.

chá japonês

Japão pela ótica cultural: entenda o que é a chanoyu

O chá-verde é originário da China, mas, devido às relações comerciais, foi levado ao Japão. Inicialmente, a bebida era feita somente para fins medicinais, no entanto, o monge budista Eisai — responsável por criar o matcha — revolucionou a maneira de consumi-la, elevando-a a uma atmosfera espiritual.

Na prática, Eisai consumia o matcha na frente da imagem de Bodhidharma, um monge chinês que viveu entre os séculos 5 e 6. Como Eisai era budista, o ritual passou a ser associado ao Zen Budismo, que leva à meditação e faz com que as pessoas saibam degustar o matcha com mais propriedade.

Com o passar dos anos, o ritual foi se difundindo pouco a pouco e recebeu o nome de chanoyu. Hoje, ele ainda é praticado por adeptos da crença, sendo considerado uma cerimônia milenar, chamada também de “cerimônia do chá”.

Chá-verde: na B.blend tem também

Ficou curioso para experimentar esse tipo de chá? A boa notícia é que o portfólio de bebidas da B.blend conta com a cápsula de chá-verde gelado! Assim, é possível prepará-lo em menos de um minuto! Como?

Basta inserir a cápsula na máquina B.blend, posicionar um copo de sua preferência na plataforma e apertar “play”. Pronto, em apenas alguns segundos sua bebida está feita!

Aproveite e confira também os benefícios do chá branco

Além do chá-verde, há outros tipos que também conferem diversos benefícios ao seu organismo, como o chá branco, por exemplo. Pensando nisso, a B.blend preparou um conteúdo completo sobre o assunto, confira e torne o seu dia a dia mais saudável!

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA