Veja dicas de como criar uma rotina para melhorar a produtividade

Veja dicas de como criar uma rotina para melhorar a produtividade

Para elevar e otimizar a sua produtividade, nada como criar uma rotina. Além de ser uma ótima maneira de organizar seu trabalho e afazeres diários, você se mantém em dia com suas tarefas, sem se sobrecarregar ou deixar de fazer aquilo que é essencial para se sentir bem.

Quanto mais tempo você conseguir manter uma rotina nos seus dias, mais rapidamente ela se torna um hábito e não irá requerer tanto esforço executá-la. Pense, por exemplo, na sua manhã: você se espreguiça, levanta e escova os dentes. Essas atividades não existem esforço, pois, já estão internalizadas.

Lembre-se, também, de que a parte mais difícil em criar rotina está no começo. Permita-se errar e comece ao poucos. Não tente fazer nenhuma mudança muito brusca, pois, dessa forma, acaba tornando o processo mais complicado para seu cérebro acompanhar.

Faça listas

Diariamente, comece criando o hábito de fazer listas para incluir todos seus afazeres. Dessa forma, você se organiza e se força a relembrar todas as tarefas do dia, além de evitar esquecer de executar qualquer uma.

 

Como criar uma rotina 2

 

Conforme você escreve suas atividades do dia, acaba revendo-as mentalmente, o que já estimula o cérebro a se preparar para a realização de tudo que estiver na lista. Assim, você evita o desperdício de tempo de ficar pensando sobre o que tem que fazer, pois, já estará tudo pronto e anotado.

Ajuste os horários

Ajustar os horários para a prática das suas tarefas pode otimizar muito o processo de realização das atividades. Nos primeiros dias que for implementar essas dicas de organização pessoal, perceba quanto tempo, em média, você costuma levar para realizar cada afazer — principalmente, os diários.

Assim, você consegue alterá-los, caso seja necessário, porque poderá notar com mais clareza se está despendendo tempo, além do essencial, para realizar aquela atividade. Se este for o caso, troque-a e deixe sua rotina mais produtiva.

 

Separe um tempo para cada atividade

É interessante, também, reservar um tempo para a realização de cada atividade no seu dia. Uma boa dica para te ajudar a controlar as horas gastas em cada tarefa é a técnica de Pomodoro.

 

Como criar uma rotina 3

 

Para quem ainda não conhece, esse método foi criado por Francesco Cirillo, na década de 80, e desenvolvido com o objetivo de gerenciar o tempo. Ele consiste em utilizar um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, com breves intervalos entre eles.

Descanse

Quando estiver pensando em como criar uma rotina, não deixe momentos para pausas e descansos de fora. É muito importante tirar um tempo para si mesmo e ter isso como prioridade no seu dia. A única forma de adquirir uma rotina produtiva é estar com seu bem-estar em ordem, fator primordial para uma boa realização de tarefas.

Quando estiver determinando quanto tempo será necessário para execução de cada tarefa, não se esqueça de reservar um período para você descansar e recuperar suas energias. Use esse momento para tomar sua bebida favorita, fazer uma meditação ou comer algo saudável para revigorar suas energias!

Organize-se!

O primeiro sinal que recebemos quando sentimos a necessidade de saber como criar uma rotina diária é o de ter muitas vontades e ideias de fazer várias coisas, sejam elas relacionadas ao seu desenvolvimento profissional ou lazer, e não conseguirmos nos organizar para concretizá-las.

Também é comum o fato de muitos buscarem colocar a culpa em fatores externos, em vez de reconhecer a própria incapacidade de organização pessoal, algo completamente normal e aceitável. Afinal, estamos habituados à correria e à falta de tempo.

Otimize seu tempo

Por último, é fundamental pensar em maneiras para otimizar seu tempo de modo que consiga aproveitá-lo melhor nas tarefas realmente importantes. Para isso, possuímos inúmeros recursos tecnológicos que visam trazer praticidade para nossa vida.

Um exemplo disso, são os eletrodomésticos que foram criados para trazer mais facilidades e praticidade, com por exemplo a máquina de bebidas B.blend. Dessa forma, é possível poupar tempo e focar no realmente importa na hora de criar uma rotina que atenda às suas necessidades.

Pensando em tudo isso, também é importante ter a saúde mental em dia. Esse fator é primordial na hora de pensar em como criar uma rotina e outras maneiras de organizar a vida, por isso, não deixe de conferir, também, nosso post sobre mudanças de hábitos.

Nesse texto, detalhamos o que é preciso ter em mente na hora de se preparar para o processo de mudanças de hábitos e como criar uma rotina saudável. Além disso, oferecemos sugestões de quais passos seguir e do que esperar desse momento, tudo em prol do desenvolvimento da sua produtividade.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA