Tipos de cachaça: saiba mais sobre as classificações

Tipos de cachaça: saiba mais sobre as classificações

Você sabia que existem diferentes tipos de cachaça? O destilado mais famoso do Brasil possui classificações que variam de acordo com o modo de preparo, ingredientes usados, tipo de armazenamento, entre outros fatores que podem contribuir para criar sabores incríveis.

Pensando nisso, a B.blend preparou este conteúdo para você, que se interessa em saber mais sobre as particularidades dessa bebida tão querida. E é justamente devido a essa popularidade que existem vários tipos de cachaça para agradar aos mais variados e refinados gostos.

cachaça artesanal

Cachaça ouro

A cachaça ouro é caracterizada por ter pelo menos 50% do seu volume armazenado ou envelhecido em madeira. Por conta desse processo, sua coloração fica amarelada, que é o que dá o nome a essa versão da bebida.

Também vale destacar que a maioria das cachaças com essa classificação é maturada em carvalho americano ou europeu.

 

Cachaça prata

Seguindo a nossa lista, temos a cachaça prata. Ela não passa pelo armazenamento em madeira. Ao invés disso, depois da destilação, fica descansando em aço inox para, então, ser padronizada e engarrafada.

Ela possui sabor e aromas próximos aos da cana. Algumas versões da cachaça prata podem ser retidas em madeiras que não soltam coloração, fazendo com que elas sejam transparentes, o que explica o seu nome.

 

Cachaça envelhecida

A cachaça envelhecida, como indica seu nome, fica em período de descanso por pelo menos um ano. Até 50% do seu conteúdo pode ser armazenado em um recipiente de madeira apropriado para adquirir seu sabor especial.

Existem vários tipos de madeiras que podem ser usadas no processo de fabricação da cachaça envelhecida. Entre as principais, temos: amburana, ariribá, ipê, canela-sassafrás, bálsamo, jequitibá-rosa, jequitibá-branco, tapinhoã, grápia, freijó, etc.

 

Cachaça artesanal

Já a cachaça artesanal tem um processo mais detalhado, que envolve várias etapas. Feita a partir do caldo de cana e sem a adição de qualquer produto químico, cada produtor — também chamado de alambiqueiro — pode agregar características próprias para a sua versão da bebida.

E são esses detalhes que farão a diferença no produto final. Desde escolha da época de colheita, tempo de fermentação, ingredientes adicionados até tipo de madeira para o envelhecimento vão interferir para trazer o melhor resultado. Inclusive, o último é o processo que garante e aprimora a qualidade de aroma e sabor da bebida.

 

Cachaça premium

A cachaça premium é uma versão que traz as melhores características da bebida de um jeito mais aprimorado. Ela é perfeita para quem gosta de explorar a riqueza sensorial ao degustar novos sabores. Possui várias possibilidades de combinações na sua receita: seja com madeira, frutas ou outros itens da culinária.

Para realizar a destilação correta, deve ser usado um alambique de cobre e, depois, armazenar a bebida em um recipiente de madeira adequado, para que o processo de envelhecimento ocorra da melhor forma, por, no mínimo, um ano.

Também existe a cachaça extra-premium, caracterizada por ter 100% de seu volume envelhecido em madeira apropriada, sendo esse tempo superior a três anos. Por conta desse processo, seu sabor e aromas são muito mais intensos.

 

Saiba mais sobre o universo de bebidas destiladas

Se você gostou deste conteúdo sobre os tipos de cachaça, vale a pena explorar outras seções do nosso blog. Temos vários posts com conteúdos incríveis para quem gosta de saber mais sobre o universo de bebidas em geral. Com todas essas informações, você vai ver como a sua experiência vai ficar ainda mais completa.

E se esse conteúdo te deixou com água na boca, confira nosso post com dicas de 4 drinks com cachaça para você preparar na sua casa. São deliciosas receitas de fácil preparo que vão surpreender seu paladar. Confira!

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA