Para Você

Teor alcoólico em bebidas: o que você sabe sobre isso?

Você sabe o que é teor alcoólico? Preparamos este conteúdo para esclarecer o que significa essa porcentagem nos drinks, como ela é estabelecida, seus critérios, além de mais curiosidades sobre as bebidas mais famosas do mundo.

 

Saiba mais sobre o teor alcoólico

O teor alcoólico das bebidas corresponde diretamente à quantidade de álcool em algum líquido. A densidade — razão entre a massa e o volume ocupados em centímetros cúbicos — é medida com um densímetro, e é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que faz essa análise.

Portanto, quanto mais álcool uma bebida tiver, menor será sua densidade. Esse valor pode mudar de acordo com a temperatura, por isso, é sempre medida a 20ºC. A porcentagem indicada vai de acordo com a escala Gay Lussac (ºGL), medindo quantos mililitros de álcool existem em 100 mililitros de água e álcool.

 

Curiosidades sobre a porcentagem em drinks populares

E qual é a bebida com maior teor alcoólico? Uma das mais notáveis e que logo pensamos para responder a essa pergunta é o absinto. Feita a partir da destilação da Losna, uma planta medicinal, além de outras ervas, como anis e funcho, o valor pode variar entre 40% e 89,9%, dependendo da marca.

Agora, pensando nas bebidas consumidas mais rotineiramente, saber o teor alcoólico da cerveja é algo que muitas vezes já está na ponta da língua dos amantes dessa bebida. Sabe-se que fica na casa dos 5%, podendo chegar a níveis mais altos em algumas marcas e tipos.

Já para os amantes do frio, nada como a bebida produzida a partir do sumo de uva, não é mesmo? O teor alcoólico do vinho varia entre 10% e 15%, podendo chegar até em 20% em casos especiais, como são os vinhos fortificados.

 

Conheça o teor alcoólico de diferentes tipos de bebidas

Normalmente, o teor de álcool é um valor que pode variar de acordo com o tipo da bebida. Confira, abaixo, as porcentagens dos drinks mais populares:

  • Cerveja com álcool: em torno de 5%;
  • Aguardente: 38 a 54%;
  • Rum: 35 a 54%;
  • Cachaça: 38 a 48%;
  • Vodka: 36 a 54%;
  • Whisky: 38 a 54%,
  • Mista ou coquetel: 0,5 e 54%.

É interessante notar, porém, que o teor alcoólico também pode estar presente em receitas de comidas e em versões de bebidas sem álcool. Isso porque a porcentagem é tão baixa em alguns casos que não representa um valor que causaria alguma alteração, como acontece com quantidades maiores.

Entre as possibilidades de valores relativos ao teor alcoólico, também é importante lembrar que eles variam de acordo com a marca responsável pela produção. Na preparação de bebidas mistas e coquetéis, essa porcentagem acaba se alterando devido à temperatura e ao contato com outros ingredientes.

 

 

Sobre a legislação referente a bebidas alcoólicas

Existe uma legislação que varia de país para país sobre o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente devido ao tamanho da porcentagem de álcool nas bebidas que variam em cada drink. Ela busca regrar o consumo visando a saúde pública de determinados lugares.

A idade legal, por exemplo, é um dos fatores que entram nessa questão. No Brasil, é aos 18 anos, já nos Estados Unidos, aos 21. Essa é uma questão puramente cultural. Alguns países — e muitas vezes em cidades e estados dos mesmos —, possuem suas particularidades, e leis referentes ao consumo em locais públicos e nível do teor alcoólico podem variar.

Esse número, de uma mesma bebida, pode ser diferente aqui no Brasil e em algum outro país que possuem uma lei seca mais rígida. Então, é possível encontrar o mesmo drink com alguma variação no teor alcoólico devido à legislação específica de cada país.

Na Europa, países como a França não permitem que se beba na rua, além de ser um hábito mal visto. Em contrapartida, no Brasil, é possível encontrar locais, onde não há nenhum problema em beber em praças, como acontece na capital dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Tudo isso também acaba refletindo nas leis de trânsito: nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, ter acima de 0,8g/L de álcool no sangue implica em algumas punições como multas e suspensões.

Já na China, acima desse valor pode resultar até em cadeia, além da suspensão da habilitação. A Índia também possui leis mais duras e, acima de 0,3g/L, pode causar 3 anos de cadeia, além de uma multa.

 

 

Fique por dentro de nossos conteúdos

Para quem é fã de drinks famosos, vale a pena conferir nosso texto com cinco opções de receitas deliciosas para você experimentar em casa. Aprenda como preparar Gin & Tonic, Orange Spritz, Moscow Mule e outros.

E se você gostou de saber mais sobre as particularidades das suas bebidas favoritas, continue pelo nosso blog e acompanhe mais dicas, novidades e receitas. A B.blend possui conteúdos exclusivos sobre qualidade de vida e outros assuntos que podem ser do seu interesse.

Tags: Drinks
Alexandre

Posts recentes

5 motivos para consumir limão regularmente!

O limão é uma fruta muito usada na culinária brasileira, seja ele a estrela principal do prato, ou apenas um…

1 semana atrás

Aprenda a montar a mesa de jantar perfeita!

Quer demonstrar mais elegância e beleza no seu jantar? Então este texto é para você, pois vamos falar muito sobre…

1 semana atrás

Comfort food: conheça mais sobre esse termo

Ao navegar pela internet e pelas redes sociais, provavelmente você já se deparou com algum tipo de postagem falando sobre…

1 semana atrás

Conheça algumas curiosidades sobre a Sukita!

A Sukita está cada vez mais perto de completar 50 anos de seu relançamento no Brasil e neste texto você…

1 semana atrás

5 dicas para fazer um churrasco perfeito em casa!

O churrasco é uma das grandes paixões do brasileiro. Mesmo quem não consome carne, acaba indo em um evento como…

4 meses atrás

Projeto verão: 5 bebidas para te ajudar na vida fitness

Você colocou como uma das suas resoluções de ano novo, ter uma vida mais saudável, praticar mais atividades físicas e…

4 meses atrás