Soda italiana: conheça mais sobre ela e suas diferenças para o refrigerante

soda italiana

Você sabe qual é a diferença entre soda italiana e refrigerante? Muitas pessoas confundem essas duas bebidas, mas apesar de serem semelhantes, existem algumas diferenças e é isso que queremos explicar neste texto. Vamos encerrar essas dúvidas? 

Índice

Quais as diferenças entre a soda italiana e o refrigerante?

A soda italiana é uma bebida saborosa e refrescante, produzida com água gaseificada e xarope aromatizado. Esmiuçando os ingredientes do xarope, podemos encontrar açúcar, conservantes, água e claro, aromatizantes. Dependendo da receita, até frutas são utilizadas, proporcionando um sabor ainda mais autêntico. 

O sabor vai depender do xarope e da fruta utilizada, mas várias possibilidades podem ser exploradas. Mas vale ressaltar que a carbonatação da água é feita na hora. Ou seja, a soda tende a estar sempre fresquinha e suave

Já os refrigerantes são compostos por água, açúcar, extratos de frutas, acidulante, conservantes, ácido fosfórico, corantes e gás carbônico. Nas versões zero açúcar, o ingrediente não é utilizado. 

Só que o processo de preparação do refrigerante é diferente. Por ser feito em larga escala, sua produção é feita em fábricas, utilizando muitos conservantes. Essas diferenças fazem com que o sabor do refrigerante seja mais forte e mais efervescente

pepsi black

Onde surgiu a soda italiana?

Você sabia que, apesar do nome, a soda italiana, não é italiana? É isso mesmo! Na verdade, ela é chamada desta forma porque foi criada por imigrantes italianos que desejavam reproduzir as bebidas feitas em seu país natal. 

A soda italiana surgiu na verdade, nos Estados Unidos, no início do século XX. Os primeiros sabores produzidos foram de limão, laranja e morango. Logo a bebida caiu nas graças da população do estado da Califórnia, sendo amplamente consumida, em seguida, pela comunidade italiana no país, espalhando-se rapidamente por toda a nação. 

Tipos de soda italiana

soda italiana

Na verdade, o que muda na soda italiana é o sabor. E isso vai depender muito dos ingredientes utilizados nela. Os xaropes determinam qual será o gosto final da bebida. 

Neste caso, você tem duas opções. É possível comprar xaropes prontos dos sabores desejados para fazer a soda italiana ou optar por fazer um xarope caseiro, cozinhando a fruta em uma panela cheia de açúcar, em fogo médio. Depois é só peneirar e usar o caldo.

Veja alguns sabores de soda italiana: 

  • Limão
  • Laranja
  • Morango
  • Maçã verde
  • Cranberry
  • Tangerina
  • Framboesa
  • Groselha

Refrigerante ou soda italiana: qual é melhor?

Na verdade, tudo depende da ocasião. Como explicamos mais acima, a soda italiana é uma bebida mais leve, podendo ser combinada com pratos mais sofisticados, ou até mesmo com lanches, como uma opção mais suave do que o refrigerante. 

Vale lembrar ainda, que a soda italiana costuma ser preparada na hora o que a mantém mais fresca. Por outro lado, os refrigerantes são feitos em larga escala e por isso precisam de ingredientes mais pesados, que tornam seu sabor mais forte

Nossa sociedade está mais acostumada a consumir refrigerantes, então temos sempre a mania de comprar um Guaraná Antarctica ou uma Pepsi, por exemplo, para beber durante churrascos, lanches, ou até mesmo no almoço do dia a dia. 

Ou seja, os refrigerantes são muito mais populares que a soda italiana, mesmo que tenham uma quantidade maior de ingredientes nocivos à saúde. Porém, é importante entender que o consumo em excesso desses dois tipos de bebidas, pode acarretar em prejuízos para o bem-estar. 

Uma forma fácil de medir essa popularidade é pela facilidade de acesso às bebidas. Enquanto os refrigerantes costumam ser encontrados em qualquer tipo de restaurante, bar e supermercado, a soda italiana é algo mais visto em cafés, bares e restaurantes italianos

Qual dos dois é mais saudável para o consumo?

A soda italiana é de fato menos calórica que o refrigerante e contém menos conservantes também. Mas isso não faz desta bebida, algo mais saudável. O consumo em excesso pode ser prejudicial da mesma forma. 

Olhando para os aspectos nutricionais, as duas bebidas são ricas em açúcar, só que o refrigerante tem mais conservantes. Além disso, ambas são gaseificadas, o que causa uma desidratação do organismo. 

Portanto, sabendo consumir com controle, é possível saborear a soda italiana ou o refrigerante, sem grandes preocupações. 

E se você gosta de soda italiana ou nunca experimentou e deseja provar, a forma mais fácil é pela B.blend, a inovadora máquina de bebidas em cápsula da Brastemp

Com ela você pode preparar em poucos segundos as incríveis sodas Black Cherry com Jambu, que conta com um sabor que combina água com gás, cereja e um toque de Jambu, dando uma leve dormência na língua, e a Refresh sabor Jabuticaba, que une a suavidade da jabuticaba e a leveza da água com gás. 

Viu só, você precisa provar esses sabores exóticos! Monte já o seu kit de cápsulas, receba tudo no conforto da sua casa e saboreie com a sua família. 

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA

Powered by Agência Especializada em SEO