O atendimento humanizado visa fazer com que o paciente receba o melhor tratamento possível, se sentindo acolhido por pessoas que, de fato, entendem a situação e as particularidades de cada indivíduo.
O atendimento humanizado tem como base a empatia, promovendo o bem-estar e alcançando uma solução que respeite os limites e opiniões dos pacientes, que devem ser sempre considerados relevantes por profissionais de todas as áreas e, principalmente, da saúde.
A importância da humanização no atendimento se dá, em primeiro lugar, por questões de ética, visando o bem-estar do paciente. Além disso, é necessário lembrar que conforme as tecnologias evoluem, é necessário fazer um esforço para resgatar esse lado mais humano.
Apesar de estarmos rodeados por meios de expressão digital, isso é possível. O atendimento humanizado tem a ver com criar laços com seu paciente, buscando dar a ele o que veio buscar em primeiro lugar: cuidado.
Além disso, esse tipo de atendimento pode ser um fator contribuinte para o desenvolvimento positivo do seu negócio e carreira profissional, uma que vez que você tem mais chances de criar laços com alguém que confia nos seus serviços e atendimento. Você também garante mais eficácia nos tratamentos e nas relações com os pacientes.
Considerar o lado do paciente é fundamental para a ética profissional de qualquer pessoa. Isso significa respeitar a dignidade de quem está sendo atendido. É importante, também, planejar como agir na prática. Nesse sentido, é fundamental que o local de atendimento seja adequado para receber o seu tipo de público.
Por exemplo: as cadeiras ou poltronas são confortáveis para pessoas de idade, obesos e gestantes? Existe lugar para acomodar crianças pequenas, pensando na qualidade do atendimento para mães? O lugar é acessível para pessoas portadoras de deficiências? É essencial considerar todos esses pontos.
Você pode dedicar um cantinho especial para criar um ambiente mais aconchegante, pensando na humanização hospitalar na área de espera. É importante fazer com que o paciente se sinta à vontade, por isso, garanta um espaço com acesso à água e outros tipos de bebidas.
Com uma máquina de bebidas B.blend, por exemplo, seus pacientes têm acesso a mais de 30 tipos de bebidas ao toque de um botão. Elas vêm em cápsulas compostas por seu líquido concentrado e ficam prontas na temperatura e quantidade ideais para consumo.
Assim, você não precisa se preocupar com sujeira e seus pacientes podem se servir sozinhos, se sentindo ainda mais especiais com as possibilidades de escolha dessa máquina.
Também é fundamental se atentar para o atendimento em todos os canais de relacionamento com cliente. Portanto, desde o primeiro contato até a recepção no local e a consulta em si, é importante prezar pelo bem-estar e a comodidade do paciente. Evite atrasos na agenda e garanta que o paciente esteja bem à vontade.
Uma das considerações mais importantes a se fazer quando pensamos na qualidade do atendimento é quanto o paciente ou cliente se sente confortável para tirar suas dúvidas e se abrir com o profissional. Por isso, é essencial criar uma atmosfera de acolhimento.
Você pode fazer isso através de sorrisos, olhando nos olhos e prestando atenção ao que está sendo dito. Chame a pessoa pelo nome e procure explicar todo o processo de maneira simples, mas sem duvidar da sua capacidade de compreensão. Também é necessário se colocar à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Promovendo todas essas ações que sugerimos acima, seus pacientes se sentirão mais à vontade e, consequentemente, isso trará benefícios tanto para o tratamento deles quanto para o seu estabelecimento. O atendimento humanizado só traz vantagens para todos os lados.
Lembre-se que, muitas vezes, cuidar da saúde é um assunto delicado, por isso, é tão importante resgatar esses valores mais humanizados para nos conectarmos com o outro. Isso facilita qualquer trabalho, pois aproxima e quebra barreiras, fazendo com que se alcance um resultado positivo mais facilmente.
Agora que você já sabe o que é atendimento humanizado, fique por dentro do nosso blog para conferir outros conteúdos. Nós temos diversos textos explorando assuntos interessantes sobre pequenos negócios, qualidade de vida, receitas e muito mais.
No nosso texto sobre atendimento ao paciente, separamos quatro dicas imperdíveis para quem quer garantir um bom feedback do público, além de sua fidelização e satisfação. Confira todas as dicas e melhore ainda mais a qualidade da sua relação com seus pacientes.
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