Saiba mais sobre os principais pratos da culinária italiana

Saiba mais sobre os principais pratos da culinária italiana

Muito mais que pizzas e massas, a culinária italiana é uma das mais populares do mundo, encantando com sua riqueza de seus sabores. Diversos ingredientes fazem parte desse universo, criando pratos e tradições incríveis, que ganharam as mais diferentes e distantes nacionalidades.

Entre eles, a salsa, o manjericão, o orégano, o alecrim e a sálvia apresentam-se como os principais temperos característicos da gastronomia italiana. Assim, é possível experimentar um mundo de sabores que estão ligados à cultura tão rica deste país.

 

Descubra mais sobre o mundo da cozinha italiana

Para começar com as dicas que a B.blend preparou, também vale a pena conhecer o que compõe um cardápio tipicamente italiano. Ele costuma começar com antipasti (“antes da comida”, em italiano), que são pratos bem leves, como verduras ou saladas.

Em seguida, vem o primeiro prato, que pode ser massa, polenta ou arroz, junto de carnes ou frutos do mar com hortaliças. A sobremesa costuma ser um doce, também comum aos pratos italianos.

pratos italianos

Risotto

Típico do Norte da Itália, o risotto é uma das comidas italianas que é feita fritando cebola junto de arroz na manteiga. Gradualmente, outros ingredientes são adicionados, de modo que o arroz vai absorvendo todo o sabor do que é acrescentado até que esteja cozido por completo.

É possível encontrá-lo em diversos lugares além da própria Itália. Aqui, no Brasil, você consegue saborear as delícias desse prato em diversos restaurantes típicos e até em locais que não seguem uma temática. Vale a pena experimentar e acrescentar essa iguaria da culinária italiana ao seu cardápio.

 

Lasagna

Outro prato tradicional que não poderia faltar na nossa lista é a lasanha, feita com tiras de massa intercaladas com um recheio saboroso. A receita tradicional leva queijo, molho e massa, mas existem várias outras que brincam com os ingredientes.

Existem registros de um prato similar a esse datado do século XIV. É possível encontrar esta receita no primeiro livro deste tipo, na Inglaterra. A versão italiana como conhecemos foi documentada no século XIII, mas em uma opção sem tomates, que ainda não tinham sido descobertos pelos europeus.

 

Gnocchi

Chamado de nhoque no Brasil, essa também é uma das comidas típicas italianas que faz sucesso em qualquer lugar para além das fronteiras da Itália. Ele é feito a base de batata ou macaxeira com farinha de trigo e pode ser servido com diferentes tipos de molhos. Os mais comuns são sugo, bolonhesa e branco.

Ele foi difundido pela Europa graças ao Império Romano e, na época, era feito de semolina. Hoje em dia, a versão mais comum conta com batata. Existem inúmeras receitas que buscam reinventar e realçar os melhores sabores deste prato tão tradicional.

 

Gelato

O gelato é uma versão de sorvete com menos açúcar e gordura, sendo uma opção de sobremesa bem leve para equilibrar a sua refeição. Pode ser feito com vários ingredientes diferentes, portanto, as possibilidades de sabores são inúmeras. Vale a pena experimentar.

 

comidas típicas italianas

 

Os relatos sobre a origem dessa sobremesa remontam há 12.000 anos, na Mesopotâmia, quando escravos misturavam gelo e neve com as bebidas servidas nas refeições para resfriá-las.
Porém, foi no século XI que os árabes criaram um xarope de açúcar, shrb, antecessor do sorbet, que se tornou muito popular na Sicília, na época, sob o domínio árabe.

 

Tiramisù

Por fim, o tiramisù é uma sobremesa composta por camadas de biscoitos champagne embebidos por café. O recheio conta um creme à base de queijo mascarpone, ovos, creme de leite, açúcar, vinho e outros ingredientes que podem variar.

A origem dessa sobremesa da culinária italiana divide algumas opiniões: há quem diga que ela foi criada no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, em um restaurante em Vêneto. Outros reivindicam que ela nasceu na região Toscana, em um banquete homenageando Cosme III de Médici.

Conheça algumas bebidas tradicionais da Itália

Também vale a pena citar algumas bebidas que fazem parte dessa culinária riquíssima. O drink Orange Spritz é uma opção com um sabor cítrico, como indica o nome, composto por vinho prosecco, água com gás e xarope de laranja. Faz muito sucesso no verão europeu e nos happy hours ao redor do mundo.

O limoncello também é uma opção entre os drinks italianos, sendo muito refrescante e popular no país. Feito para ser bebido bem gelado, ele combina com dias quentes. Possui um sabor doce na medida certa e vai bem em diversas ocasiões.

Se você quiser conhecer outros drinks que fazem parte do universo da culinária italiana, confira nosso conteúdo que traz mais detalhes sobre cinco opções que fazem muito sucesso por lá. Aproveite para descobrir dicas incríveis e outros posts do blog.

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA