Para o seu negócio

Reunião de kick-off: entenda o que é e quais assuntos são abordados

Para que um projeto tenha sucesso, é fundamental que ele seja assertivo e planejado desde o início. Além disso, todas as pessoas envolvidas devem estar constantemente comprometidas com ele. Por isso, a reunião de kick-off é um encontro necessário.

No entanto, muitos se perguntam o que é, de fato, uma reunião de kick off, sobretudo, os profissionais mais jovens do mercado. Trata-se de uma dúvida comum e normal, mas que deve ser esclarecida.

Entenda o que é uma reunião de kick-off

Afinal, o que é reunião de kick-off? Trata-se de um encontro que acontece sempre no início de cada projeto. Ela envolve tanto os gestores das áreas, quanto os stakeholders, tendo como objetivo principal alinhar os detalhes de cada etapa do escopo.

Para que a reunião de kick-off seja produtiva para cada uma das pessoas, é fundamental que ela seja minuciosamente planejada. Por isso, tenha em mente que, nesse tipo de reunião, os principais pontos dizem respeito aos objetivos, aos prazos, às entregas, ao cronograma e às restrições do projeto.

Veja o que abordar em uma reunião de kick-off

Após entender o objetivo e os principais assuntos a serem abordados, é importante saber o que apresentar em uma reunião de kick-off. Para que o decorrer do encontro seja organizado e produtivo, a dica é separá-lo por blocos.

O primeiro passo de uma reunião de kick-off é a assinatura do termo de abertura de projeto (TAP) por parte dos patrocinadores e da gerência. Trata-se de um documento que formaliza o início do plano geral, tendo especificações sobre justificativa, objetivos, recursos, stakeholders, cronograma, recursos e riscos.

Escopo

Assinado o termo, é possível abordar outros assuntos essenciais de uma reunião de kick-off. Sendo assim, vale começar pelo escopo, uma etapa fundamental, já que qualquer desvio de curva pode afetar todas as áreas do projeto. Ele deve detalhar cada entrega que leva ao resultado final do que foi estipulado.

Vamos a um exemplo: se você é dono de um e-commerce e contratou os serviços de marketing de uma empresa, o escopo deve detalhar cada tipo de entrega que, nesse caso, pode envolver planejamento de campanhas de performance, SEO, conteúdo e gestão de redes sociais, por exemplo.

Essa etapa da reunião de kick-off é fundamental para o alinhamento de expectativas entre os gestores e os stakeholders, evitando desencontros no desenrolar do projeto.

Cronograma

O cronograma é um dos pilares do escopo, mas vale ressaltar que ele merece uma atenção especial durante a reunião. Isso porque todo o andamento, o ritmo dos entregáveis e o sucesso final do projeto dependem diretamente do cumprimento de prazos, tanto dos funcionários da organização que presta serviço, quanto do ritmo de aprovação e implementação dos clientes.

Metodologia

A metodologia é outro ponto crucial de qualquer projeto, por isso, trata-se de um tópico imprescindível nesse tipo de reunião. Nela, é importante que os gestores expliquem qual é o tipo de método abordado: tradicional, ágil ou própria.
É importante que todos os envolvidos no projeto estejam cientes da metodologia utilizada, já que ela determina como o trabalho será realizado, portanto, está totalmente ligada ao dia a dia da equipe e ao ritmo de entregas.

Apresentação da equipe

Por fim, está a apresentação minuciosa da equipe. Esse tópico é válido para esclarecer qual é a função de cada pessoa envolvida no projeto, assim, todos saberão quem procurar em momento de dúvidas específicas.

Nessa etapa, também vale comentar a experiência e a especialidade de cada pessoa, para conquistar a confiança dos stakeholders, um fator fundamental no início do projeto.

Saiba quanto tempo dura, em média, uma reunião de kick-off

A duração de uma reunião de kick-off pode variar muito de acordo com o tamanho do escopo e a quantidade de pessoas envolvidas. Para projetos pequenos, vale considerar de 30 a 45 minutos. Já para os grandes, pode ser necessário cerca de 2h30. Nesse caso, é interessante fazer uma pausa para repor as energias.

Aproveite o momento para esticar o corpo, lavar o rosto, se estiver sonolento, e servir uma bebida aos clientes. Que tal ir além do café ou da água? Para surpreendê-los, conte com a variedade, a praticidade e a rapidez da máquina B.blend!

 

 

Ela foi lançada pela Brastemp, em 2015, e é a primeira máquina all.in.one do mundo! Isso quer dizer que ela prepara mais de 30 sabores de bebidas em cápsulas, entre refrigerantes, sucos, energéticos, chás gelados, cappuccinos, água de coco e muito mais!

Para preparar uma bebida, basta inserir a cápsula na máquina, posicionar o copo na plataforma e apertar o play! Pronto: em menos de um minuto, ela está pronta!

Alexandre

Posts recentes

5 dicas para fazer um churrasco perfeito em casa!

O churrasco é uma das grandes paixões do brasileiro. Mesmo quem não consome carne, acaba indo em um evento como…

3 meses atrás

Projeto verão: 5 bebidas para te ajudar na vida fitness

Você colocou como uma das suas resoluções de ano novo, ter uma vida mais saudável, praticar mais atividades físicas e…

3 meses atrás

Monte o kit de cápsulas da B.blend ideal para sua festa!

  Quer montar um kit de cápsulas da B.blend mas não sabe como escolher entre as dezenas de opções maravilhosas…

5 meses atrás

Soda italiana: conheça mais sobre ela e suas diferenças para o refrigerante

Você sabe qual é a diferença entre soda italiana e refrigerante? Muitas pessoas confundem essas duas bebidas, mas apesar de…

5 meses atrás

5 opções rápidas de lanches e sucos para crianças!

Seu filho ou filha quer receber amigos em casa no final de semana e você não sabe o que fazer…

5 meses atrás

Frutas brasileiras: conheça 5 sabores do Brasil!

O consumo de frutas é fundamental para uma alimentação saudável e rica em nutrientes importantes para o nosso organismo. Mas…

6 meses atrás