Quais bebidas antigas você conhece? Confira as mais famosas aqui

Quais bebidas antigas você conhece? Confira as mais famosas aqui

Quando falamos em bebidas antigas, quais delas vêm à sua mente? Você sabe quais são as que estão no mundo há mais tempo? Para apresentar todas essas curiosidades e outras informações interessantes, preparamos este conteúdo para você, que quer saber mais sobre o assunto.

A origem de muitas das bebidas mais populares, que ainda existem atualmente, data de muitos séculos atrás. Por isso, além de deliciosos sabores trabalhados e desenvolvidos ao longo dos anos, elas também contam muitas histórias. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre elas com o conteúdo que a B.blend preparou.

Hidromel

Para iniciar nossa lista, vamos começar pelo começo, com esta que é a bebida mais antiga do mundo, o hidromel. Registros afirmam que essa bebida existe há, pelo menos, 10 mil anos, na época em que o ser humano vivia como nômade. Quando encontravam uma colméia, estocavam o mel com água.

 

hidromel

 

Assim, conforme as bactérias do ar e a saliva que entrava em contato com a bebida na hora de consumí-la direto do recipiente, ela acabava fermentando, dando origem ao que hoje conhecemos como hidromel. Hoje em dia, é claro, os processos de preparo são muito mais modernos e higiênicos para nos garantir essa deliciosa bebida docinha.

 

Vinho

Já a segunda bebida mais antiga existente é o vinho. Seus primeiros registros datam a cerca de 8 mil anos — 2 mil a menos que o hidromel —, na época em que o ser humano já dominava melhor outros processos de fermentação de bebida. Não se sabe ao certo, mas crê-se que seu berço tenha sido Geórgia, Irã ou Turquia.

 

vinho

 

Ainda, era uma bebida muito popular na Grécia e na Roma Antiga. Ela possui, desde sempre, forte presença religiosa tendo, inclusive, o deus grego Baco e o deus romano Dionísio representando o vinho. Até hoje, nota-se sua presença em cerimônias religiosas das igrejas católicas e judaicas.

 

Saquê

Seguindo com nossa lista, o saquê se apresenta como a terceira das nossas bebidas antigas. De origem japonesa, sua produção foi iniciada no século 3, em Nara, a antiga capital do país.

A bebida se enquadra no mesmo tipo que o vinho e é tão cultuada por lá que também tem seu papel religioso, sendo ofertada aos deuses xintoístas. Ela tem como ingredientes principais água, arroz e koji, que passam por vários processos químicos, transformando-se nesse destilado tão popular.

 

Cerveja

A bebida alcoólica mais popular do mundo — e, entre as demais, só perde para água e o café — é a cerveja. Seus registros apontam que ela existe desde, pelo menos, 6.000 a.C e que era conhecida pelos povos egípcios, iberos, mesopotâmicos e sumérios.

Os primeiros registros que regulamentam a produção e a venda dessa bebida são de 1.760 a.C e estão na Estela de Hamurabi, que guardava um conjunto de leis antigas da Mesopotâmia. Ao longo de todos esses anos, o ser humano foi acumulando conhecimento e refinando o preparo da bebida, adicionando outros aromas e sabores a ela.

 

Champagne

Na sequência da nossa lista de bebidas antigas, o champagne também é uma variação do vinho, que possui uma espuma natural e é originário de uma região da França que leva o mesmo nome da bebida. As uvas desse lugar produziam um efeito diferente na hora da fermentação, o que caracteriza a iguaria.

Considerado por muitos como o “rei dos vinhos”, os romanos começaram essa tradição em 50 a.C. Hoje em dia, é possível encontrar outros tipos de espumantes, que, popularmente, também são chamados de champagne, apesar de os amantes da bebida original não se contentarem com essas versões.

 

Rum

A famosa bebida dos piratas começou a ser apreciada no século 17 e se destacou por conta do seu alto teor alcoólico. Feito a partir do melaço da cana-de-açúcar, o rum já foi muito usado como um presente valioso ou moeda de troca em algumas comercializações.

Também já foi conhecido como a bebida que “expulsava todos os demônios do corpo” e prometia curar algumas enfermidades, sendo vendido como remédio. Em 1775, era a bebida mais vendida dos Estados Unidos.

 

Mais curiosidades sobre o universo das bebidas alcoólicas

Se você gostou deste conteúdo sobre bebidas antigas, nós também temos um texto sobre os tipos de bebidas alcoólicas mais populares com outras informações. Fique por dentro de nosso blog e confira vários posts cheios de novidades, dicas e curiosidades.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA