Para o seu negócio

Por que é importante garantir a satisfação do cliente?

Quando gerimos um negócio, existem alguns fatores que vão exigir constante manutenção, visando crescimento e prosperidade. Um deles é garantir a satisfação do cliente, que se traduz ao que ele sente e pensa sobre à experiência vivida com a sua marca.

Por que é importante?

A importância de garantir a satisfação do cliente se dá em inúmeros âmbitos e está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa. Além de pensar em maneiras de conseguir novos clientes, deve-se questionar também como manter os que você já conquistou.

Você precisa responsabilizar-se pela excelente qualidade do seu serviço oferecido, somente isso não basta para garantir que o seu cliente volte. É preciso assegurar que sua experiência do começo ao fim seja muito boa. Dessa forma, aumentam suas chances de conseguir que ele faça propaganda.

E a melhor propaganda, todos sabem, é o boca a boca. Nada como ouvir a experiência pessoal de alguém próximo a você, com quem você se identifica mais do que atores ou modelos na TV, com uma marca; um produto. Por isso, é muito importante garantir a satisfação do cliente.

Outro ponto é lembrar o quanto o mercado é altamente competitivo hoje em dia. Milhares de marcas lutam pelo seu espaço de destaque e para ter sucesso. Por mais que para alguns pareça óbvio proporcionar a satisfação de clientes, garantir essa preocupação pode ser visto como um belo diferencial.

 

Como garantir a experiência do cliente?

Desde o primeiro contato com a marca, é importante pensar sobre a gestão de relacionamento com o cliente. Mostrar-se disponível para tirar possíveis dúvidas que ele possa ter antes de decidir adquirir seu o seu serviço pode ser decisivo para que ele escolha entre sua empresa ou outra que realize o mesmo.

Durante o relacionamento com o cliente é necessário atentar-se quanto à clareza do processo. Por exemplo, se ele comprou um produto on-line, é importante que possa acompanhar todas as etapas, desde o preparo do produto até seu envio. Esse esclarecimento pode tirar possíveis dúvidas e tranquilizar o consumidor.

Se você possui um estabelecimento físico, existem algumas coisas que pode fazer para deixar o cliente mais confortável. Se você tem uma loja física de roupas ou uma barbearia, por exemplo, que tal organizar o local de um jeito que o cliente se sinta bem-vindo?

Uma ideia é adquirir uma máquina de bebidas B.blend, por exemplo. Além de possuir um design elegante e moderno, também é prática e conta com tecnologia para facilitar sua vida. Com ela, você pode oferecer mais de 30 bebidas diferentes para os seus clientes em poucos segundos, sem nenhuma bagunça.

 

 

Depois que o processo for finalizado, é essencial já ter planejado o pós-venda. Uma pesquisa de satisfação do cliente, por exemplo, é um bom jeito de acompanhar e dar voz para o consumidor trazer sugestões e críticas. Assim, você pode usar esse canal a seu favor para saber onde pode melhorar seu serviço prestado.

Mesmo em vendas para empresas (B2B), qualquer negócio precisa ser humanizado e garantir que a experiência dos clientes — do começo até o pós-venda — seja boa. E para garantir isso, é bom sempre se fazer algumas perguntas para se manter atualizado com um bom serviço:

  • A solução que o cliente procurava foi solucionada com o seu serviço prestado?
  • Como foi a relação com o cliente e a qualidade do atendimento prestado?
  • Qual a capacidade de negociação da empresa?
  • Em qual velocidade os problemas do cliente foram resolvidos?

 

Quem é o seu cliente?

Outro ponto que não podemos esquecer na hora de planejar ações para o crescimento de uma empresa ou uma marca é definir quem é seu público-alvo e, com isso, conhecer seu cliente a fundo. Assim, você consegue planejar os esforços adequados para lidar com esse público em específico.

Saiba mais sobre esse assunto

Para te ajudar nessa caminhada visando sempre otimizar seus negócios, confira também nosso texto sobre como fidelizar clientes e veja estratégias pensadas para aplicar em diferentes tipos de empresas.

Outra dica para te ajudar, é conferir nosso texto sobre experiência do cliente. Aproveite todas as sugestões e entenda melhor sobre a importância de se preocupar em como o cliente percebe todo o processo.

Alexandre

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