Para Você

Origem do café: conheça a história do grão mais querido do Brasil

A origem do café não é exata, mas a jornada foi longa até ele chegar à nossa mesa. Saiu da Etiópia, passou pela Arábia Saudita, rodou toda a Europa, foi venerado por uns e proibido por outros, reuniu muitos amigos e esquentou muitos corações. A seguir, saiba mais sobre a descoberta da bebida.

Origem do café: lenda etíope

Você sabe de onde veio o café que você toma todos os dias? Alguns registros afirmam que o consumo começou por volta do século VI, no continente africano, na região da Etiópia.

A lenda etíope sobre a origem do café conta que um pastor de cabras chamado Khaldi começou a perceber um comportamento diferente em suas cabras após se alimentarem de um fruto amarelo-avermelhado. Elas ficavam com mais energia que o usual.

Uma versão da lenda da origem do café é que, desconfiado, o pastor levou a planta e seus frutos para o monastério para os monges investigarem. Com medo de que pudesse ser algo ruim, os monges jogaram-na ao fogo, mas se renderam quando sentiram o aroma dos grãos torrados.

A outra versão da lenda é que depois de perceber os efeitos em suas cabras, o pastor preparou infusões, provando seus efeitos estimulantes. Assim, o café começou a ser consumido em noites de orações e vigílias.

Popularização do café

Embora o país de origem do café seja a Etiópia, o termo “café” tem origem árabe, onde a infusão recebeu o nome de “kahwah” ou “cahue”, que significa “força”. Também foi na Arábia Saudita onde começaram os primeiros cultivos. O povo considerava a planta medicinal e manteve a produção comercial exclusiva por muitos anos.

O grão teria saído da Arábia Saudita e chegado ao Egito no século XVI, seguindo para a Turquia. À Europa, a bebida chegou por volta de 1570, na Itália, e se espalhou para outros países, como Inglaterra, Alemanha, França, Dinamarca e Suíça.

Café arábica

Existem duas variedades de plantas que derivam os grãos do café: a Coffea arabica e a Coffea canephora. A Coffea arabica é considerada uma das primeiras espécies do grão.

A origem do café arábica se deu na Etiópia e se popularizou na Arábia Saudita, por isso seu nome. Hoje, ele é responsável pelos melhores e mais finos grãos do mundo. Com sabores adocicados e aromas suaves, essa espécie se divide em inúmeras variedades e é responsável pela maior parte da produção mundial da bebida.

O café produzido no Brasil

É difícil falar de história do Brasil sem falar desse ingrediente. A história do café no Brasil começa no século XVII, quando a primeira muda foi trazida para o norte do país.

O plantio se espalhou para outros estados, e em 1860 as fazendas de café no Vale do Paraíba representavam 60% da produção mundial. Futuramente, as terras no Rio de Janeiro já não produziam tão bem, e logo São Paulo e Minas Gerais se tornaram as maiores produtoras, dando início à política do café com leite, que perdurou por muitos anos.

A exportação do grão foi essencial para o crescimento econômico do país, e hoje o Brasil é o maior produtor da bebida no mundo, produzindo aproximadamente 61 milhões de sacas de 60 kg em 2020, segundo a Embrapa.

O café arábica é o tipo mais comum cultivado no Brasil, e Minas Gerais segue como maior estado produtor, totalizando 60% das lavouras do Brasil e 66% da produção total dessa espécie no país.

As cafeterias mais famosas

Os primeiros espaços para consumo foram criados em Meca, em 1475: os Kaveh Kanes. Nesses locais, além de consumirem a bebida, as pessoas passavam o tempo conversando. Foi nesse momento que o ato de beber café começou a ter um caráter social.

A primeira cafeteria criada na Europa foi em Londres, em 1652, chamada Pasquar Rosee, seguida pela Le Procope, em Paris (1686), e o Caffè Florian, em Veneza (1720), que existem até hoje.

Café Le Procope, Paris (1686)

O que hoje é um dos melhores restaurantes de Paris, começou como um simples café. O Café Le Procope foi criado em 1686 e é considerado uma das primeiras cafeterias do mundo.

Personalidades como Benjamin Franklin, Voltaire e Thomas Jefferson já desfrutaram de um cafezinho e uma boa conversa nas poltronas desse coffee shop. Uma curiosidade é que o espaço segue com poucas mudanças e muitas peças originais. Com certeza vale a visita.

Caffè Florian, Veneza (1720)

O Caffè Florian é tão famoso que já faz parte da rota de pontos turísticos da cidade de Veneza. Sua fachada desgastada evidencia quantas histórias já passaram por lá, além de abrigar obras de arte e peças históricas.
O espaço foi fundado em 1720 e foi um dos únicos que recebiam mulheres naquela época. Hoje, o local abriga um dos restaurantes mais movimentados e renomados da cidade.

B.blend: a evolução do café em uma só máquina

Desde a origem do café, ele passou por uma grande jornada, muitos continentes, muitas aventuras, e foi inacessível para a maior parte da população durante muito tempo. Ainda bem que essa não é mais nossa realidade. Hoje, com as máquinas B.blend, só é necessário um toque para poder degustar de seu sabor e aroma.

Experimente nosso café Suplicy em cápsula e se surpreenda com um café americano com o mais fino grão 100% arábica e aromas com notas de amêndoas tostadas e nuances de cacau. A energia do café Suplicy junto com a praticidade da máquina B.blend formam a dupla perfeita para sua rotina.

Tags: Café
Alexandre

Posts recentes

5 motivos para consumir limão regularmente!

O limão é uma fruta muito usada na culinária brasileira, seja ele a estrela principal do prato, ou apenas um…

1 semana atrás

Aprenda a montar a mesa de jantar perfeita!

Quer demonstrar mais elegância e beleza no seu jantar? Então este texto é para você, pois vamos falar muito sobre…

1 semana atrás

Comfort food: conheça mais sobre esse termo

Ao navegar pela internet e pelas redes sociais, provavelmente você já se deparou com algum tipo de postagem falando sobre…

1 semana atrás

Conheça algumas curiosidades sobre a Sukita!

A Sukita está cada vez mais perto de completar 50 anos de seu relançamento no Brasil e neste texto você…

1 semana atrás

5 dicas para fazer um churrasco perfeito em casa!

O churrasco é uma das grandes paixões do brasileiro. Mesmo quem não consome carne, acaba indo em um evento como…

4 meses atrás

Projeto verão: 5 bebidas para te ajudar na vida fitness

Você colocou como uma das suas resoluções de ano novo, ter uma vida mais saudável, praticar mais atividades físicas e…

4 meses atrás