O que é mixologia? Entenda mais sobre a criação de cocktails

O que é mixologia? Entenda mais sobre a criação de cocktails

A coquetelaria é a arte de preparar coquetéis ou cocktails, em inglês. É o processo que combina sabores e ingredientes para criar drinks cada vez mais gostosos. E uma das tendências desse ramo é a mixologia, que faz uso de técnicas da gastronomia para o preparo de bebidas.

O mixologista é o profissional que mescla métodos de gastronomia aos drinks, transformando a experiência sensorial de quem vai beber. Para se tornar um profissional dessa área é necessário misturar os conhecimentos de um sommelier com os de um chef de cozinha.

Definindo coquetel

Em 1806, a primeira definição de cocktail apareceu em uma resposta no editorial The Balance and Columbian Repository, que dizia ser “um licor estimulante, composto de espíritos de qualquer espécie, açúcar, água e bitter”. Para os especialistas da área, essa ainda é a definição ideal.

Atualmente, segundo o moderno dicionário Merriam-Webster, o coquetel também é definido como “uma bebida gelada de vinho ou licor destilado misturado com ingredientes saborosos”. É uma definição bastante abrangente, que traduz o entendimento sobre ele ser basicamente qualquer bebida mista.

Entenda mais sobre mixologia

Mas, afinal, o que é mixologia? Como dito acima, trata-se do estudo da formulação de coquetéis a partir da mescla de técnicas antes só voltadas para gastronomia. Além disso, como com os alimentos, o profissional dessa área também precisa se atentar sobre a origem e a época dos ingredientes utilizados.

 

o que é mixologia

 

Assim como na gastronomia, a arte de preparar drinks passa pelo estudo e exploração das experiências sensoriais que podem ser percebidas pelo paladar. É é a partir disso que nasce a mixologia molecular, termo que diz respeito ao processo de criação de coquetéis com equipamentos científicos.

O uso desses aparelhos já é bastante comum na gastronomia molecular. É devido a esse uso na mixologia que se pode criar uma variedade maior de sabores, texturas e efeitos que visam melhorar a experiência degustativa de um — até então simples — drink.

Por meio da mixologia molecular é possível mudar a estrutura da matéria do ingrediente. Dessa forma, por exemplo, pode-se comer (ao invés de beber) um Martini em forma de gelatina. Ou experimentar um Bloody Mary feito em espuma. Essa prática atrai vários entusiastas da apreciação do paladar e virou objeto de estudo no mundo inteiro.

Fazendo em casa

Apesar dessa área acabar tomando proporções maiores, também é possível aplicar conceitos da coquetelaria na sua própria casa e fazer drinks mais elaborados no conforto de casa, explorando as possibilidades degustativas.

Para quem quer aprender a fazer drinks, é importante pontuar que existem várias maneiras preparo. Não são todos os coquetéis que saem da coqueteleira direto para o copo; para cada drink existe um método específico a ser utilizado. É o exemplo de Cuba Libre, que não precisa ser agitado e nem mexido, sendo montado já no copo.

Existe também o método chamado rolling, que consiste na ação de mover o conteúdo de uma parte da coqueteleira para a outra em um movimento lento. Já para o método mexido, usa-se a colher bailarina para misturar os ingredientes e é normalmente feito com bebidas que possuem densidades semelhantes, sem gelo.

O método throwing é o mais chamativo e consiste em misturar os ingredientes de um copo para o outro de uma maneira mais agitada, visando criar mais bolhas e liberar mais aromas. Além desses, há também os drinks que são batidos devido à diferença da densidade entre os ingredientes. Um exemplo é o drink Daiquiri.

Você consegue escolher os melhores drinks para fazer em casa e aproveitar para explorar novas áreas do paladar. Quem gosta de cozinha vai adorar se aventurar na criação de coquetéis!

 

Conheça mais sobre praticidade

Estamos sempre pensando em como trazer mais praticidade, conforto e sabores para o seu dia a dia. Confira nosso conteúdo sobre drinks para fazer em casa e veja mais dicas de preparo que você pode testar e apreciar sozinho ou com amigos.

Se você é um grande apreciador de drinks, mas não tem tempo e nem quer fazer sujeira para prepará-los, a B.blend tem drinks que ficam prontos ao toque de um botão, como Gin&Tonic, Orange Spritz e Skol Beats Senses. Além disso, não deixe de conferir e ficar por dentro de todas as novidades que a B.blend tem para proporcionar mais conforto e qualidade de vida para você.

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA