O que é bebida destilada: exemplos e processo de produção

O que é bebida destilada: exemplos e processo de produção

Se você gosta de consumir bebidas e drinks alcoólicos e está sempre experimentando algo novo, já deve ter notado a diferença do teor alcoólico entre eles, sendo os destilados aqueles que possuem maiores concentrações de álcool. Mas, afinal, o que é bebida destilada? E qual é a diferença entre ela e uma bebida fermentada?

Entenda o que é bebida destilada

Quando a pergunta é “o que são bebidas destiladas?”, a resposta pode estar no alto teor alcoólico e nas etapas de fabricação. As bebidas destiladas são aquelas que passam pelo processo de fermentação e, em seguida, por destilação e condensação, responsáveis por aumentar as moléculas de álcool.

A princípio, pode parecer um pouco difícil entender o que é bebida destilada. Para facilitar a compreensão, explicamos abaixo o processo de produção e trazemos alguns exemplos de bebida destilada.

Saiba mais sobre a produção das bebidas destiladas

O primeiro passo para a destilação de bebidas é a fermentação. Nesse momento, é extraído o suco de alimentos como batatas ou cereais, por exemplo. Depois disso, a matéria-prima é misturada com leveduras ou fungos, micro-organismos que se alimentam do açúcar e, em troca, produzem o álcool. Esse é o processo de fermentação propriamente dito, usado na produção de bebidas como cervejas.

Mas, no caso das destiladas, é preciso dar continuidade e ir para a próxima etapa: a destilação, de fato. Isso porque o processo de fermentação rende uma baixa porcentagem de álcool. Para aumentar a concentração, destilar é primordial.

Nesse momento, é preciso ferver o líquido obtido no processo de fermentação. Diferente da água, cujo ponto de ebulição só acontece na temperatura de 100ºC, no caso do álcool, apenas 78,5ºC já são suficientes para alcançar o ponto de fervura.

Depois disso, vem a condensação, quando o vapor se torna um líquido que pode obter até 70% de álcool. Dependendo da bebida que está sendo fabricada, é preciso adicionar um pouco de água para suavizar o líquido.

Esse é o processo para obter bebidas destiladas. O que pode mudar de uma para outra é a matéria-prima utilizada, que pode ser grãos, batatas ou cana, e a quantidade de água inserida ao final para suavizar o nível de concentração de álcool. Os principais tipos de destilados são:

  • Vodca;
  • Tequila;
  • Uísque;
  • Rum,
  • Cachaça.

Como é o consumo de bebidas destiladas?

Agora que você já entendeu o que é bebida destilada, quais são as bebidas destiladas e o modo de produção, vale saber como é o consumo desse líquido, marcado pelas altas concentrações de álcool. Existem, basicamente, duas maneiras.

A primeira delas é consumir a bebida destilada pura. Nesse caso, ela não costuma ser apreciada pouco a pouco, a principal forma de tomá-la é por shots, como é o caso da tequila, por exemplo. Já no caso do uísque, há quem prefira adicionar apenas pedras de gelo ou uma pequena dose de água de coco.

A outra maneira é misturar a bebida destilada com outros tipos. Exemplo clássico é a caipirinha, um dos símbolos brasileiros, que conta com a mistura de cachaça com suco de limão e açúcar.

E você, costuma tomar bebidas alcoólicas? Para curtir um churrasco com os amigos e familiares, os drinks com bebidas destiladas podem ser uma ótima pedida! A boa notícia é que, hoje, existem formas mais rápidas e práticas que otimizam o modo de preparo.

Conheça essa novidade: drinks prontos em menos de um minuto

tiposdebebidasdestiladas

Você já conhece a B.blend? É a primeira máquina de bebidas em cápsulas all.in.one do mundo! Ela foi lançada em 2015 pela Brastemp e tem a capacidade de preparar uma bebida em menos de um minuto.

Para isso, basta inserir a cápsula na máquina, colocar o copo na plataforma e apertar o “play”. Ela conta com uma leitura de código que detecta o tipo de cápsula que foi inserida. Dessa maneira, prepara a bebida com a quantidade de água e temperatura ideias e constata se existe a necessidade de acionar gás ou não.

No site, você encontra mais de 30 sabores de cápsulas. Entre as opções alcoólicas, você confere Caipirinha com Cachaça Sagatiba, Orange Spritz, Gin&Tonic, Skol Beats Senses, Moscow Mule e Isla.

E não para por aí! O portfólio também conta com refrigerantes, sucos, chás gelados, água de coco, energéticos, cappuccino, chocolate quente e gelado e muito mais. Com a B.blend, sua casa vira a menor e mais prática fábrica de bebidas!

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA