O guia do pequeno empreendedor: confira essas dicas

O guia do pequeno empreendedor: confira essas dicas

Tornar-se um pequeno empreendedor é cada vez mais uma alternativa para quem está insatisfeito com o atual emprego e quer ser seu próprio chefe. Isso significa trabalhar e gerenciar sua empresa por conta própria.

O Brasil é considerado o país mais empreendedor do mundo, segundo um estudo publicado no jornal US Today, intitulado Global Entrepreneurship Monitor. Por outro lado, de acordo com dados do Sebrae, 56% das pequenas empresas acabam fechando antes de completarem o terceiro ano de vida, geralmente por falta de preparo.

Por isso, nós, da B.blend, preparamos este guia para o pequeno empreendedor que quer abrir seu próprio negócio e ainda não sabe bem por onde começar. Acompanhe o post para tirar suas dúvidas e dar início ao seu novo projeto de vida.

 

Como posso me tornar um empreendedor?

Como ser um pequeno empreendedor individual? Para começar, é preciso entender que empreender é trabalhar por conta própria e, embora haja muitos benefícios, também é preciso estar disposto a se dedicar para fazer seu negócio dar certo. Por isso, o ideal é encontrar sua paixão e desenvolver suas habilidades e pontos fortes — fatores que serão essenciais para atingir o sucesso.

Entretanto, o pequeno empreendedor precisa ser realista e ir além disso. Como você pode transformar sua paixão em um produto para agregar ou solucionar algum problema na vida das pessoas? Qual o diferencial do seu produto em relação a outros do mesmo segmento?

Sendo assim, é essencial pesquisar bem e conhecer seu público-alvo, visando projetar um produto ou serviço mais certeiro para atender às necessidades do seu consumidor. Também não tenha medo de se adaptar e ajustar seu planejamento conforme seja necessário para que seu negócio prospere.

 

Dicas para montar seu plano de negócio

Depois de definir seu produto e nicho, é importante montar um plano de negócio. Nele, deve haver um planejamento sobre o que você espera a curto, médio e longo prazo para a sua empresa, levando em consideração a realidade do mercado.

 

plano de negócio

 

É nesse momento que você também define exatamente como espera ganhar dinheiro: se por meio de vendas diretas, receitas de anúncios, pagamentos mensais ou outras formas possíveis de monetização que podem variar de acordo com o tipo de serviço oferecido.

Mesmo em pequenos negócios, você também precisa fazer uma pesquisa para conhecer melhor o seu nicho. Faça perguntas sobre quem são esses clientes, o que gostam, onde vivem, qual a faixa etária, a profissão, entre muitas outras que podem te ajudar a criar um perfil de persona mais preciso.

Outro fator importante é criar uma estratégia de marketing para divulgar seu negócio e fazer sua propaganda chegar ao público-alvo. É uma área importante de se investir, uma vez que pode trazer muitos bons resultados para captação e fidelização de clientes para o seu negócio se bem executada.

As redes sociais, por exemplo, é um dos melhores caminhos para se explorar o marketing digital. Segundo dados do ItForum de 2016, 47% da população mundial está conectada. Por isso, as redes são um ótimo canal para produzir conteúdo e conseguir mais visibilidade no seu meio.

 

Saiba como se destacar no mercado e prosperar

Para começar a empreender é importante ter dinheiro para investir e estar preparado para os primeiros meses, nos quais a empresa ainda não vai gerar faturamento. Porém, você pode buscar um investidor, fazer um empréstimo, entre outras opções para dar o primeiro passo.

Com um produto ou serviço eficiente unido a uma boa estratégia de marketing — que envolve desde a captação de clientes até o pós-venda —, suas vendas se realizarão sem muitos problemas. No entanto, para garantir seu sucesso, é fundamental que planejar todos os passos para saber como agir em situações emergenciais.

 

Confira mais dicas imperdíveis para empreender

Aprimore seus conhecimentos sobre administração de empresas conferindo outros posts voltados para pequenos negócios aqui, em nosso blog. São diversos textos com um conteúdo riquíssimo para você aproveitar as dicas e aplicá-las de modo efetivo no seu negócio.

Para quem quer se tornar um pequeno empreendedor, também pode conferir nossas dicas para iniciantes nessa área que buscam um local de destaque. Com todas essas informações, com certeza vai ficar mais fácil para você finalmente dar os primeiros passos na criação da sua empresa.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA