Mudanças de hábitos: por onde devo começar?

Mudanças de hábitos: por onde devo começar?

Para a maioria das pessoas é difícil mudar comportamentos. Isso acontece porque alguns deles estão tão arraigados que nem percebemos sua reprodução. Enquanto alguns comportamentos podem trazer malefícios, outros podem ser benéficos, por isso a importância de se pensar em mudanças de hábitos.

Somos seres adaptáveis e, portanto, capazes de nos acostumar a qualquer situação, desde que aos poucos. Dessa forma, somos capazes de adquirir tanto hábitos ruins quando hábitos bons. Pensando nisso, a B.blend preparou este texto sobre o que fazer para começar os processos de mudanças de hábitos.

Segundo Wolfram Schultz, professor de Neurociência da Universidade de Cambridge, hábitos são sequências de ações aprendidas depois de muita repetição, até que passam a ser executadas com o mínimo de esforço mental.

Estamos tão acostumados a viver no “piloto automático” que nossas ações durante cerca de nove horas por dia são compostas por hábitos. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, 40% do nosso dia é constituído por esses comportamentos.

 

Por que é tão difícil mudar?

A boa notícia é que mudanças de hábitos são possíveis desde que você se proponha a refletir sobre eles e o que te levou a adquiri-los. Existe um componente psicológico que diz respeito às crenças que nunca questionamos e, por estarem tão internalizadas, na maioria das vezes nem percebemos.

Além disso, devemos levar em consideração que nosso cérebro faz tudo para receber dopamina, não importando de onde veio, seja comida ou esportes, por exemplo. Ele também procura sempre poupar esforços para salvar energia.

Devido a essas duas características, nos tornamos sujeitos a desenvolver comportamentos que operem sempre do mesmo modo, em busca dessa recompensa química. É assim que nascem os hábitos.

 

Passos rumo à mudança

Existem vários estudos na área da psicologia que investigam como mudar hábitos. Um estudo bastante conhecido é o da University College London, que afirma serem necessários, em média, 66 dias para que determinada mudança seja permanente.

Entretanto, os primeiros 21 dias são os mais difíceis. Passado esse período, esse comportamento requer cada vez menos energia, até finalmente chegar no modo automático: quando se torna um hábito.

Rotinas exercem um papel essencial para quem quer saber como mudar hábitos ruins. Com uma rotina bem definida, você pode começar a substituir comportamentos ruins por hábitos novos.

Por exemplo, se você quer mudança de hábitos alimentares, comece aos poucos e tenha em mente um objetivo bem definido. Lembre-se dos benefícios que essa mudança de hábito vai te trazer, como saúde, mais energia, melhora do sistema imunológico, entre outros, e também dos malefícios de não ter esse hábito.

Não se esqueça, também, do funcionamento do cérebro: ele gosta de recompensas, por serem os motivos que o levam a querer sempre aquela mesma satisfação, sem que seja preciso despender energia para achar outras maneiras, já que o objetivo é ter satisfação e não gastar energia.

 

Planeje sua mudança

Quando pensar em mudanças de hábitos, primeiro defina quais passos serão necessários e qual é a meta. Pense onde você gostaria de chegar com essa mudança de hábitos de vida.

 

Uma coisa de cada vez

Para termos sucesso no processo de mudanças de hábitos, é importante ter em mente que são passos pequenos que os caracterizam. Nada entra no modo automático de um dia pro outro. Tudo que temos internalizado em nós levou tempo para ser construído e o mesmo vale para novos hábitos.

 

Tudo bem errar

Permita-se errar durante o processo e tenha em mente que é completamente normal, uma vez que leva tempo e também é um período de aprendizado. Encare o processo como qualquer outro projeto e sempre foque nos benefícios que você pode tirar de cada etapa.

Você já sabe tudo o que precisa saber sobre mudanças de hábitos. Que tal incluir como meta mudanças de hábitos alimentares? Confira nosso texto sobre alimentação saudável, no qual sugerimos o passo a passo para quem procura uma dieta e rotina mais saudáveis.

 

Mudanças de hábitos 3

 

Saiba como podemos te ajudar

Na mudança de hábitos alimentares, procure inserir em sua dieta bebidas ricas em vitaminas e minerais, componentes essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.

A B.blend pode te ajudar nessa mudança de hábitos alimentares. Com muita praticidade, você prepara suas bebidas em cápsula ao toque de um botão. São mais de 30 sabores, entre eles sucos 100% naturais, néctares e água de coco natural.

Não precisa perder tempo indo ao mercado para buscar os ingredientes e nem fazer sujeira para preparar a receita. As cápsulas são compostas por um líquido concentrado, o que garante que todos nutrientes e características originais das bebidas sejam preservados.

Em poucos segundos você consegue prepará-las e o melhor: rápido e sem fazer sujeira. Dessa forma, fica mais fácil adquirir hábitos saudáveis. É só encaixar na máquina de bebidas, apertar o play e aproveitar. Sua bebida já sai na medida e temperatura ideais para consumo.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA