Marketing para advogados: 4 dicas básicas para criar estratégias assertivas

Marketing para advogados: 4 dicas básicas para criar estratégias assertivas

O código de ética dos advogados não permite que os profissionais da área invistam em propagandas tradicionais para atrair clientes. No entanto, hoje, existem diversos meios de divulgação que podem ser usados como um tipo de marketing para advogados para chegar ao público-alvo de maneira assertiva.

Apostar em um site responsivo, bem como na produção e na divulgação de um conteúdo de qualidade, são estratégias importantes quando o assunto é marketing para advogados. Aprenda mais sobre essas e outras iniciativas fundamentais para atrair seu público com a B.blend.

1. Marca pessoal

Para que o marketing de advocacia seja efetivo, é importante que os advogados do escritório, sobretudo, os sócios, invistam em marca pessoal. Essa estratégia é importante por uma simples razão: pessoas têm interesse em contratar pessoas, não estabelecimentos.

Nesse caso, a principal dica é que o profissional solidifique sua presença no meio digital. Para isso, vale investir em um perfil no LinkedIn, alimentando a rede com um currículo forte, além de apresentações e artigos sobre a área de atuação. Isso deve atrair, informar e impressionar o público.

2. Produção de conteúdo

Seja no marketing digital para advogados ou qualquer outro nicho, há uma recomendação feita inúmeras vezes, mas nem sempre seguida: produção de conteúdo de qualidade para atrair leitores e gerar engajamento.

Nesse caso, é importante ter em mente que a linguagem deve ser acessível e fácil de entender, afinal, o objetivo não é produzir um artigo acadêmico, mas para qualquer pessoa que esteja precisando dos serviços especializados de um advogado. Por isso, evite termos técnicos e, caso seja necessário citá-los, adicione a explicação de cada um deles.

Outro ponto importante é definir um meio para abrigar o conteúdo. Nesse caso, o blog costuma ser a melhor opção. Além disso, é recomendado estabelecer uma periodicidade para as publicações e usar palavras-chave para facilitar o ranqueamento orgânico (trata-se de uma estratégia específica de SEO).

3. SEO Local

Search Engine Optimization (SEO) significa, em português, Otimização para Mecanismos de Buscas. Basicamente, trata-se de um conjunto de técnicas, incluindo a produção de conteúdo, com o objetivo de colocar uma página na lista dos resultados principais dos sites de pesquisas, como o Google.

Já o SEO Local é feito para otimizar as buscas, considerando a sua geolocalização, importante para quem tem negócios físicos, por isso, pode ser uma ótima pedida para o marketing jurídico.

Afinal, se você tem um escritório em Campinas, por exemplo, o ideal é aumentar a presença digital para atingir as pessoas que residem na cidade, ao menos, em um primeiro momento. Dessa maneira, vale contar com a ajuda de uma agência especializada para fazer o cadastro do escritório em diretórios locais.

Além disso, é válido produzir conteúdos considerando palavras-chave relacionadas à geolocalização, como “escritório de advocacia em Campinas”, por exemplo.

4. Site prático e funcional

Por fim, apostar em um site para advogados é imprescindível em uma estratégia de marketing. Nele, devem conter informações institucionais, como missão, visão e valores do escritório, além da relação de profissionais, outros links importantes, como o blog, as redes sociais e as informações de contato.

Além disso, é possível utilizá-lo para reforçar o planejamento estratégico para escritórios de advocacia. Para aproveitar o tráfego, leve o usuário a fazer algo no seu site.

Para isso, invista em um chat. Lá, os visitantes podem fazer o primeiro contato e sanar as dúvidas primordiais. Caso as respostas sejam rápidas e efetivas, é possível causar uma boa primeira impressão de proatividade, garantir a satisfação imediata e atrair o cliente.

Aproveite e leia também: estratégia de atendimento para advogados

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Anotou as principais dicas sobre marketing para advogados? Então, aproveite e confira nosso conteúdo sobre como usar a recepção do escritório de advocacia de maneira estratégica para oferecer um excelente atendimento pessoalmente.

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