Para o seu negócio

Layout de loja: opções atrativas para seu comércio

O layout de loja tem se tornado, cada vez mais, alvo de atenção entre os comerciantes que querem melhorar suas vendas. Trata-se da disposição dos produtos no ponto de venda (PDV), o que vai representar o primeiro contato do cliente com a loja e também vai influenciar diretamente sua experiência.

Em outras palavras, o que é layout de loja envolve a disposição de prateleiras, corredores, gôndolas e arrumação, em geral. Dependendo da exposição dos produtos, o comportamento do consumidor pode ser afetado. É nesse sentido que essa tem se tornado uma ferramenta valiosa para atingir melhores resultados.

 

Tipos de layout de loja para você se inspirar

Existem alguns tipos de layout de loja que podem te inspirar na hora de planejar o seu. Considerando a planta interior do lugar, destacamos os mais populares: a planta reta, diagonal, angular e geométrica. Todas elas possuem móveis — prateleiras, mesas e estantes — que têm relação direta com seus respectivos nomes.

 

Estratégias para te ajudar a montar seu layout de loja

Pensar em estratégias para montar o melhor layout de loja para a organização de mercadoria do seu comércio deve envolver alguns fatores, como: tipos de produtos comercializados, público-alvo, posicionamento, concorrentes, entre outros.

Dito isso, é importante pensar em uma estrutura que faça sentido para seu tipo de comércio. O que pode atrair determinado público e acabar afastando outro. Por isso, destacamos a necessidade de sempre conhecer bem seu cliente.

Confira abaixo alguns pontos aos quais você pode se atentar ao pensar qual modelo de layout de loja tem mais a ver com seu negócio.

 

1. Fachada e entrada

São os primeiros elementos notados pelos clientes. Então, é preciso envolver o consumidor desde a fachada do estabelecimento, para que ele escolha entrar na sua loja. Para encontrar mais sugestões que vão te direcionar para um caminho promissor, confira nosso conteúdo com dicas de decoração de loja.

Além disso, independentemente do tipo de comércio, é fundamental que a entrada seja organizada e facilite o acesso para todos, incluindo pessoas portadoras de deficiências físicas e com mobilidade reduzida, idosos e crianças.

Ainda que não sejam todos parte do seu público-alvo, é preciso considerar todas as possibilidades das pessoas que poderão frequentar seu espaço. Isso porque um potencial cliente pode chegar junto de um acompanhante com essas necessidades ou alguém que vai comprar algo para outra pessoa.

 

 

2. Organização interna

Atentar-se à organização interna é um dos pontos principais no que diz respeito ao layout de loja. Uma vez que você pode receber clientes que ainda não conhecem a loja, é preciso que a disposição dos produtos garanta uma fácil localização de tudo por qualquer pessoa.

Além de deixar tudo em seu devido lugar, é importante realizar uma boa separação por categorias e setores, dependendo do tamanho da loja. Dessa forma, o cliente consegue se guiar livremente pelo estabelecimento, de modo que sua experiência de compra fique mais fluida.

 

 

A iluminação também é um ótimo recurso para quem busca como montar layout de loja, dando destaque a determinados produtos. Além disso, dependendo do tipo de comércio que você possui, é essencial garantir uma boa estruturação e jogo de luzes, como é o caso da área de cosméticos.

 

3. Layout interno

Além disso, a forma como as estantes e os corredores são organizados também é um ponto ao qual se atentar. Nesse sentido, é fundamental que tenham um espaço adequado para os clientes se locomoverem lá dentro, sem precisar se apertar em dias que o comércio estiver mais cheio.

Também é preciso considerar a decoração, uma vez que tudo que estiver na loja para que os clientes vejam fará parte da identidade visual do estabelecimento. Por isso, garanta elementos que combinem com os valores da sua marca e que sejam ideais para atrair seu público-alvo.

 

4. Caixas

Para escolher a posição ideal, é importante considerar o tipo de espaço disponível, além da variedade de produtos que são vendidos no local. Os caixas devem ser posicionados de modo que não tirem a atenção do cliente das outras prateleiras, mas também não fiquem muito escondidos, para que possam ser facilmente localizados.

 

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Alexandre

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