Em uma tradução livre, o conceito customer centric significa cliente no centro. Trata-se de uma estratégia que se baseia completamente na experiência do consumidor e visa, dessa forma, aumentar o número de fidelização, consequentemente, atingindo resultados melhores.
Desde que o acesso às mídias digitais cresceu significativamente, houve uma transformação no modo como empresas e consumidores se relacionam. É preciso se destacar no mercado e, para isso, é essencial que se invista nos recursos certos para que a experiência do cliente com a sua marca seja excepcional.
É com base nisso que o conceito de customer centric é aplicado em uma empresa: considerando a importância da vivência do cliente com o negócio e entendendo que o objetivo principal deve ser proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor.
Agora que você viu, basicamente, o que é customer centric, é importante lembrar que, para conseguir aplicá-lo, é preciso planejamento, estudo e paciência. Esta é uma estratégia para colher frutos de maneira orgânica a longo prazo.
Proporcionar um atendimento personalizado para os seus consumidores é um bom começo. É importante ressaltar que a experiência se caracteriza pelo que acontece antes, durante e depois da venda. Isso significa que todas essas etapas precisam ser estudadas e planejadas.
Dessa forma, você consegue antecipar possíveis problemas e já ter uma ideia de como agir em situações inusitadas. Outro passo fundamental desse planejamento deve incluir o estudo detalhado do seu público-alvo. Já que o objetivo é atender às necessidades dele, o melhor caminho é analisá-lo a fundo.
Direcionar o foco de vendas para um público-alvo específico traz mais oportunidades de conseguir vender o seu produto para aqueles que têm mais chances de comprá-lo. E se a experiência for bem-sucedida, você conseguirá fidelizar clientes e atrair novos por meio da melhor propaganda possível: o boca a boca.
Outro ponto importante é investir em bons canais de relacionamento. São muitas as possibilidades de comunicação, a exemplo das redes sociais. Para saber mais sobre marketing no Instagram, que é uma grande ferramenta para a divulgação do seu negócio, confira nosso conteúdo.
Também é importante se atentar ao fato de que todos na empresa estejam alinhados com o mesmo propósito da estratégia customer centric. Por isso, é fundamental que todos os funcionários tenham um bom relacionamento entre si.
Para saber mais sobre ações de endomarketing, confira nosso conteúdo e entenda como você pode tornar o local de trabalho mais agradável, otimizando a produção dos seus colaboradores.
Como você observou, aplicar o conceito de customer centric vai além de oferecer o melhor produto do mercado. É sobre garantir que todas as etapas que antecedem o contato do seu cliente com a sua marca sejam agradáveis. Por isso, é preciso avaliar alguns números antes de se considerar uma empresa de sucesso.
Essa taxa é a representação do percentual da quantidade de consumidores que deixaram a empresa. Para calculá-la, meça o número de clientes que saíram no último ano e divida pelo número médio do total de clientela do mesmo período.
Este medidor indica quanto de lucro sua empresa teve em relação a determinado cliente. Em outras palavras, ele aponta quais rendimentos foram gerados para o seu negócio a partir do momento que aquele consumidor começou a comprar na sua marca.
O Net Promoter Score é um medidor usado para avaliar o nível de satisfação dos seus clientes com o seu negócio. Ele indica a porcentagem de consumidores “promotores da marca”, “neutros” ou “detratores”, ajudando você a entender e prever melhor as ações do seu público-alvo em relação ao seu serviço.
Quer saber mais sobre o que você pode fazer para oferecer um serviço diferenciado e exclusivo para o seu cliente, além do customer centric? Entre no site da B.blend para conferir toda a facilidade e a praticidade que disponibilizamos, pensando em você e no seu negócio.
Se você gostou desse conteúdo, continue navegando pelo blog e descubra mais textos sobre assuntos ligados à qualidade de vida, à alimentação saudável e às maneiras de deixar sua rotina sempre mais prática.
O churrasco é uma das grandes paixões do brasileiro. Mesmo quem não consome carne, acaba indo em um evento como…
Você colocou como uma das suas resoluções de ano novo, ter uma vida mais saudável, praticar mais atividades físicas e…
Quer montar um kit de cápsulas da B.blend mas não sabe como escolher entre as dezenas de opções maravilhosas…
Você sabe qual é a diferença entre soda italiana e refrigerante? Muitas pessoas confundem essas duas bebidas, mas apesar de…
Seu filho ou filha quer receber amigos em casa no final de semana e você não sabe o que fazer…
O consumo de frutas é fundamental para uma alimentação saudável e rica em nutrientes importantes para o nosso organismo. Mas…