Entenda mais sobre o conceito de customer centric
Em uma tradução livre, o conceito customer centric significa cliente no centro. Trata-se de uma estratégia que se baseia completamente na experiência do consumidor e visa, dessa forma, aumentar o número de fidelização, consequentemente, atingindo resultados melhores.
Desde que o acesso às mídias digitais cresceu significativamente, houve uma transformação no modo como empresas e consumidores se relacionam. É preciso se destacar no mercado e, para isso, é essencial que se invista nos recursos certos para que a experiência do cliente com a sua marca seja excepcional.
É com base nisso que o conceito de customer centric é aplicado em uma empresa: considerando a importância da vivência do cliente com o negócio e entendendo que o objetivo principal deve ser proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor.
Saiba como aplicar o conceito customer centric
Agora que você viu, basicamente, o que é customer centric, é importante lembrar que, para conseguir aplicá-lo, é preciso planejamento, estudo e paciência. Esta é uma estratégia para colher frutos de maneira orgânica a longo prazo.
Proporcionar um atendimento personalizado para os seus consumidores é um bom começo. É importante ressaltar que a experiência se caracteriza pelo que acontece antes, durante e depois da venda. Isso significa que todas essas etapas precisam ser estudadas e planejadas.
Dessa forma, você consegue antecipar possíveis problemas e já ter uma ideia de como agir em situações inusitadas. Outro passo fundamental desse planejamento deve incluir o estudo detalhado do seu público-alvo. Já que o objetivo é atender às necessidades dele, o melhor caminho é analisá-lo a fundo.
Direcionar o foco de vendas para um público-alvo específico traz mais oportunidades de conseguir vender o seu produto para aqueles que têm mais chances de comprá-lo. E se a experiência for bem-sucedida, você conseguirá fidelizar clientes e atrair novos por meio da melhor propaganda possível: o boca a boca.
Outro ponto importante é investir em bons canais de relacionamento. São muitas as possibilidades de comunicação, a exemplo das redes sociais. Para saber mais sobre marketing no Instagram, que é uma grande ferramenta para a divulgação do seu negócio, confira nosso conteúdo.
Também é importante se atentar ao fato de que todos na empresa estejam alinhados com o mesmo propósito da estratégia customer centric. Por isso, é fundamental que todos os funcionários tenham um bom relacionamento entre si.
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Conheça diferenciais para o seu negócio
Como você observou, aplicar o conceito de customer centric vai além de oferecer o melhor produto do mercado. É sobre garantir que todas as etapas que antecedem o contato do seu cliente com a sua marca sejam agradáveis. Por isso, é preciso avaliar alguns números antes de se considerar uma empresa de sucesso.
Taxa de Churn
Essa taxa é a representação do percentual da quantidade de consumidores que deixaram a empresa. Para calculá-la, meça o número de clientes que saíram no último ano e divida pelo número médio do total de clientela do mesmo período.
Customer Lifetime Value (CLV)
Este medidor indica quanto de lucro sua empresa teve em relação a determinado cliente. Em outras palavras, ele aponta quais rendimentos foram gerados para o seu negócio a partir do momento que aquele consumidor começou a comprar na sua marca.
Net Promoter Score (NPS)
O Net Promoter Score é um medidor usado para avaliar o nível de satisfação dos seus clientes com o seu negócio. Ele indica a porcentagem de consumidores “promotores da marca”, “neutros” ou “detratores”, ajudando você a entender e prever melhor as ações do seu público-alvo em relação ao seu serviço.
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