Entenda o conceito das casas inteligentes e como aplicá-lo

Entenda o conceito das casas inteligentes e como aplicá-lo

Já imaginou a possibilidade de regular a temperatura, a iluminação e o som da sua casa de maneira remota? Ou ligar e desligar eletrodomésticos sem mesmo tocar neles? Com as casas inteligentes, essa expectativa tem se tornado realidade em diversos países, inclusive no Brasil!

Embora o conceito esteja se difundindo cada vez mais, é normal se perguntar: o que é uma casa inteligente? O que é preciso para automatizá-la? Tire todas essas dúvidas no conteúdo abaixo!

O que é uma casa inteligente? Entenda o conceito

Também conhecidas como smart house, as casas inteligentes são aquelas que possuem um sistema avançado de automação, que possibilita o monitoramento e o controle de diversas funções de maneira remota.

Sabe quando você sai de casa, mas fica na dúvida se desligou ou não a luz de um cômodo? Alguns tipos de dispositivos de automação permitem que você faça esse controle pelo seu smartphone.

No entanto, este é somente um dos exemplos de automação residencial. Há diversas outras possibilidades, desde as mais básicas até as mais avançadas para quem pretende seguir na mesma linha das casas inteligentes. Confira os diferentes níveis de automação abaixo!

 

Diferentes níveis de automação para casas inteligentes

Quando o assunto gira em torno das casas automatizadas, diversas são as possibilidades! Você pode investir tanto nos dispositivos mais básicos como em um sistema avançado.

Com relação aos dispositivos mais comuns, é válido citar a fechadura automática. Com ela, você não precisa mais se preocupar em sair e levar a chave. Ao voltar à sua residência, basta usar sua digital para abrir a porta ou mesmo uma senha programada no momento da instalação.

Outra opção de dispositivos básicos para as casas inteligentes é a Alexa. Introduzida no mercado em 2014 pela Amazon, a Alexa é uma assistente virtual que atende tanto por comando de voz como por um sistema operacional (Android, Windows ou iOS) quando há o pleno emparelhamento. Ou seja, você pode designar uma ação falando diretamente com a robô ou mesmo por meio do seu smartphone.

Diversas são as funções desempenhadas pela robô. Ela pode reproduzir uma playlist ou mesmo um podcast, adicionar e desativar o despertador, dar informações sobre a previsão do tempo e a situação do trânsito, fazer compras no e-commerce da Amazon, etc.

Para quem busca propostas de automatização residencial mais completas, o ideal é contratar os serviços de empresas especializadas no assunto! Você pode integrar toda a iluminação e a temperatura dos ambientes, por exemplo. Além disso, também é possível embutir caixas de som e controlá-las pelo celular ou pequenos dispositivos fixados em paredes.

Vale ressaltar que diversas construtoras já possuem projetos desenhados para entregar casas, apartamentos e condomínios tecnológicos. Hoje, um condômino já pode entrar em áreas compartilhadas usando apenas o reconhecimento facial, não sendo mais necessário encostar o dedo nos dispositivos que fazem leitura digital.

Em tempos de pandemia, quando o recomendado é sempre evitar o toque em superfícies, esse tipo de tecnologia pode ser um grande aliado para evitar a contaminação indireta.

Benefícios da automação residencial

Três grandes pilares resumem os benefícios da automação residencial: conforto, diversão e segurança. No quesito conforto, é válido destacar a possibilidade de alterar de diversas maneiras diferentes a iluminação e a temperatura de um ambiente.

Já no quesito diversão, a possibilidade de mexer nas caixinhas de som pelo smartphone pode te ajudar a tornar o happy hour na sua casa ainda mais animado sem demandar muito esforço. Além disso, também é possível improvisar uma sessão de cinema em casa, daquelas que são mais fiéis às salas tradicionais.

No item de segurança, é possível contar com algumas camadas a mais de controles em portas e portões. Além disso, também há sistemas que monitoram o vazamento de gás e hidráulico.

Por onde começar?

Se o objetivo é tornar sua casa mais tecnológica, mas você ainda não sabe muito bem por onde começar ou não se planejou financeiramente para contratar serviços especializados, o recomendado é investir nos dispositivos mais simples, como a fechadura digital ou um robô aspirador, por exemplo.

Outro item que pode garantir diversos benefícios para o seu dia a dia é a máquina de bebidas da B.blend! Lançada em 2015 pela Brastemp, ela prepara mais de 30 bebidas, cada uma ao simples toque de um botão. Como?

Basta inserir a cápsula de bebida na máquina, posicionar seu copo na plataforma e apertar o “play”! E o melhor é que, além da praticidade, a variedade é outro ponto a ser destacado.

 

smart house

 

O portfólio de bebidas em cápsulas conta com refrigerantes, sucos, chás gelados, água de coco, água tônica, energético, drinks alcoólicos, capuccino e chocolate quente e gelado. Ou seja, para cada ocasião, você tem sempre uma bebida ideal para você, sua família e seus convidados!

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA