Entenda mais sobre a importância da cultura empresarial para o seu negócio

Entenda mais sobre a importância da cultura empresarial para o seu negócio

O desenvolvimento da cultura empresarial é essencial para um negócio porque é ela que determina aspectos fundamentais do funcionamento da empresa. Caracterizada pelo conjunto de comportamentos, atitudes, valores e expectativas, ela pauta ações e relacionamentos.

Por meio desses princípios relacionados com o que é cultura empresarial, a liderança e os colaboradores têm uma espécie de guia que busca orientar o trabalho e como ele é desenvolvido. Por isso, é fundamental que ela represente a identidade e os ideais da sua marca.

 

Mais detalhes sobre a cultura empresarial na prática

Entender como a cultura empresarial impacta a vida e a atitude dos seus colaboradores pode ser algo positivo para influenciar o trabalho em equipe. Dessa forma, você consegue determinar certos comportamentos em função desses valores já preestabelecidos no funcionamento geral da empresa.

Por meio de uma cultura organizacional bem-estabelecida, tanto o planejamento estratégico quanto a área de gestão são diretamente afetadas por essas dinâmicas. Também é o que sustenta, na prática, toda a identidade da empresa.

É preciso destacar, inclusive, que ela nasce e se desenvolve justamente a partir das atitudes primárias e conduta dos fundadores e líderes da empresa. Outros fatores de influência na cultura corporativa são: cliente, comunidade, tamanho da organização e outros.

 

Vantagens de ter uma cultura bem-definida na sua empresa

O ponto principal é justamente o fato de que os funcionários e colaboradores têm um norte mais definido para conduzir tudo no que diz respeito ao funcionamento da empresa. Portanto, seguindo esse planejamento, há menos chance de erros, além de gerar mais confiança no trabalho a ser realizado.

Já que a cultura empresarial é sobre a relação que existe entre colaborador e empresa, também é sabido que esse sentimento sobre cultura e clima organizacional influenciam diretamente na realização de um trabalho.

 

cultura e clima organizacional

 

Nesse sentido, quando a cultura da empresa entende que quanto melhor as condições de trabalho, melhor será o desempenho desse colaborador, todos só têm a ganhar. Por isso, cada vez mais essa questão tem sido ponto de consenso entre as empresas que querem se destacar no mercado.

Inclusive, também é fundamental que exista uma manutenção dessa cultura e que os funcionários sejam ouvidos para que possam contribuir com suas reflexões. Como eles acabam tendo um tipo de vivência diferente dentro da empresa, essa prática é essencial para conseguir respeitar suas particularidades.

 

Tipos de cultura empresarial

Agora que apresentamos o básico sobre esse conceito, confira os tipos de cultura empresarial mais populares do mercado nos dias de hoje. Eles podem te inspirar a encontrar qual modelo tem mais a ver com o seu negócio.

 

Cultura de poder

Nesse modelo, a hierarquia é verticalizada e as relações de poder são bem-marcadas. Comumente, o papel de liderança se concentra em uma única pessoa e as disputas internas costumam ser bem acirradas.

 

Cultura de papéis

A cultura de papéis é baseada no papel que cada um desempenha na organização, havendo pouco ou nenhum espaço para a flexibilização em alguma função. Nesse tipo de cultura, os processos são muito bem-estruturados e estabelecidos para cada colaborador cumprir seu papel.

 

Cultura de tarefas

Essa opção de cultura visa a resolução de problemas e busca preparar o funcionário para conseguir lidar com qualquer situação. Ela é focada em projetos e resultados que são feitos em equipe e tem mais características de um modelo horizontal de hierarquia.

 

Cultura de pessoas

O modelo de cultura de pessoas é focado no funcionário, de modo que a empresa sempre busca mostrar que valoriza seu bem-estar. Dessa forma, é esperado que eles tenham maior produtividade e se sintam motivados para entregarem o seu melhor no dia a dia no trabalho.

 

Como desenvolver tudo isso na sua empresa

Como dissemos anteriormente, é preciso que esses ideais se manifestem nas atitudes e comportamentos dos líderes de uma empresa. Além disso, existem outros recursos que podem te ajudar a moldar esses princípios, que estão diretamente ligados ao clima organizacional. Saiba mais conferindo o nosso conteúdo.

Outra dica para somar e te inspirar com mais ideias para a sua empresa está no nosso texto sobre como motivar funcionários e obter melhores resultados. Nele, você confere um conteúdo bem completo, com várias sugestões para o seu negócio se destacar.

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