Entenda a importância do conceito de experiência do cliente

Entenda a importância do conceito de experiência do cliente

Você sabe qual a importância de aplicar o conceito de experiência do cliente? É preciso considerar esse ponto, que é produto da interação entre sua empresa e o cliente pelo tempo que durar o relacionamento de vocês.

Pensar na customer experience é mais do que simplesmente pensar nas estratégias de relacionamento entre seu negócio e os consumidores. É lembrar quais são todos os pontos de interação que existem entre o cliente com seu produto ou serviço.

Cada vez mais a relação entre marcas e consumidores tem mudado porque o mercado foi transformado pela era digital e, atualmente, são os consumidores que têm o poder decisivo em suas mãos. Nunca a frase “o cliente sempre tem razão” foi tão verdadeira.

O que significa esse conceito?

O conceito de experiência do cliente é algo que ainda está em formação e evolução, pois o mercado e os canais de interação estão em constante mudança. Contudo, podemos defini-lo hoje por todo contato que acontece entre seu público-alvo e seu serviço oferecido ou prestado.

Mesmo que on-line, off-line, virtual ou físico, todo contato com o cliente deve ser levado em consideração, desde antes dos momentos da compra até, principalmente, depois. É nesse momento que você vai receber o feedback do seu serviço, importantíssimo para o bom desenvolvimento da sua empresa.

É preciso que se planeje estrategicamente toda a experiência do cliente com o seu negócio, para que você esteja um passo à frente para solucionar possíveis problemas. Planeje o poder de conquista que você quer que sua marca tenha.

A importância do seu cliente

Para frisar ainda mais a importância de levar em consideração a experiência do cliente, dados obtidos pela New Voice Media mostram que 69% dos consumidores afirmam recomendar uma empresa após uma experiência de excelência no atendimento.

 

atendimento ao cliente

 

Por outro lado, dados da mesma pesquisa mostram que 58% dos consumidores nunca voltam a usar os serviços de uma empresa após uma experiência de atendimento ao cliente ruim.

Por isso, é muito importante que a pessoa responsável pelos canais de comunicação tenha preparo suficiente para lidar com o público, além de estar alinhada com todos os ideais da empresa.

Passos para tornar a experiência do cliente inesquecível

Existem algumas sugestões estratégicas que podem ser seguidas por empresas ou marcas que estão procurando meios de se promover através da melhoria dos serviços e experiência do cliente.

Conheça seu consumidor

O primeiro passo para tornar a jornada do cliente inesquecível é conhecer quem é essa pessoa. Como é o seu público-alvo? Quem você quer atingir? Do que ele gosta? O que ele faz? Onde ele está? A partir desses dados, você é capaz de direcionar sua estratégia especialmente para seus potenciais consumidores.

Faça um planejamento

É importante pensar em todas as etapas nas quais será importante você estar presente na vida do consumidor. É interessante pensar nas redes sociais como meio de interação, se mostrando disponível para o atendimento em todas as etapas da compra. Afinal, nunca se sabe quando dúvidas vão surgir.

Conecte-se com seu cliente

Faça a interação com seu cliente aumentar a ponto de ele se tornar mais que isso, como um fã da marca. A propaganda boca a boca é a melhor forma de fazer isso porque vem acompanhada de um feedback positivo de uma pessoa real.

Uma dica é usar o Instagram para estreitar os laços e aprofundar as relações. Confira todas as dicas sobre marketing no Instagram para te ajudar a atrair e fidelizar mais clientes no post que fizemos sobre esse assunto.

Valorize o feedback recebido

Use a seu favor o feedback recebido dos seus clientes para melhorar seus serviços e estar cada vez mais de acordo com o que eles esperam. Receba as críticas e sugestões e se proponha a melhorar e tornar a experiência do consumidor cada vez melhor.

Experiência do cliente

É importante também cuidar para que a experiência no cliente no seu estabelecimento seja incrível. Uma dica é adquirir uma máquina de bebidas para poder servir os sabores favoritos do seu consumidor, com muita praticidade e sem fazer sujeira.

Para preparar uma bebida é só escolher sua cápsula favorita — que não ocupa espaço e nem precisa ir na geladeira —, encaixá-la em sua máquina, apertar o play e esperar alguns segundos. Você tem mais de 30 opções de bebidas deliciosas para oferecer.

Para nunca ficar sem as bebidas preferidas dos seus clientes, conheça, também, o plano de assinaturas de cápsulas. Com ele, você consegue garantir um desconto de 10% em todas assinaturas e pode aproveitar todos os tipos de bebidas disponíveis, desde sucos e refrigerantes, até chás e cappuccinos. Não deixe de conferir!

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