Empreendedorismo digital: tudo o que você precisa saber

Empreendedorismo digital: tudo o que você precisa saber

O empreendedorismo digital consiste na criação de negócios em um ambiente on-line e tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Ele é tido como uma forma que traz resultados mais rápidos e possui grande potencial de faturamento e escalabilidade.

Nos últimos anos, o número de startups triplicou. Além do mais, é possível observar essa revolução digital a partir da quantidade de e-commerces, cursos, mercados, lojas de vários departamentos, entre outras criações, que não param de aparecer e tomar seu espaço no mercado.

Se ainda não foi convencido, saiba que apostar no empreendedorismo digital também é menos burocrático e muito mais prático. Assim, pensar em vendas on-line pode ser mais proveitoso para tocar seu negócio sem precisar enfrentar outras questões de empresas físicas.

Como se tornar um empreendedor digital?

Para empreender no mundo virtual, você precisa definir uma estratégia digital dentro do nicho de mercado em que você quer trabalhar. É importante que ele seja bem definido, de modo que seu negócio não seja só mais um entre muitos outros que já existem.

Dentro desse planejamento, é essencial avaliar o mercado, quem serão seus concorrentes e outros aspectos, como possibilidades de crescimento e tendências. Com ferramentas como Google Trends e SEMRush, por exemplo, você consegue avaliar esse tipo de dados.

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Outro fator muito importante para quem está começando nesse meio é entender um pouco mais sobre marketing digital, fundamental para se destacar no mercado cada vez mais competitivo.

Conheça as principais plataformas virtuais de atuação

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, é importante saber quais são as áreas onde você pode atuar. Existem vários tipos de negócios, e você pode escolher o que mais combina com seus planos e personalidade, uma vez que é importante expressar seus valores na sua marca. Conheça algumas:

E-commerce

São lojas virtuais que comercializam qualquer tipo de produto. É o caso de lojas, shoppings, mercados, entre outros. A vantagem desse modelo é que ele exige um número menor de funcionários, se comparado ao modelo tradicional de negócios.

Entretanto, é fundamental entender que ainda é necessário possuir estoque, cuidar de logística, montar um planejamento adequado, contratar a plataforma ideal para anunciar seu tipo de produto — baseado no seu público-alvo — e investir em marketing digital.

Marketplace

Esse modelo de negócio visa conectar oferta e demanda de qualquer tipo de produto por meio de uma plataforma on-line já existente. Dessa forma, é possível para o consumidor contatar vendedores e prestadores de serviços em um único lugar, o que facilita sua vida.

Tendo em mente que 54% da população brasileira está conectada à internet, segundo dados do IBGE de 2016, podemos entender o crescimento desse segmento. Grandes nomes do mercado já aderiram a essa forma de empreendimento, como é o caso de: Facebook, Enjoei, Uber, Rappi e outras.

Infoproduto

Se você é especialista em alguma área e possui conhecimentos, pode oferecer cursos on-line ensinando suas técnicas. Nesse tipo de negócio, também incluem-se os e-books, que podem ser feitos como uma amostra do que você vai oferecer no seu curso.

Com a ascensão do ensino à distância (EAD), diversas plataformas estão disponíveis para você desenvolver seu negócio com empreendedorismo digital. Por ser uma alternativa muito mais acessível às pessoas que têm uma vida corrida, ela é uma opção que só tende a continuar crescendo no mercado.

Saiba mais sobre o marketing digital para ter sucesso on-line

Para qualquer nicho e segmento do empreendedorismo on-line, é fundamental entender a importância do marketing digital. É por meio de uma boa estratégia que você conquista seu espaço na internet e se destaca.

Assim, você desenvolve uma presença digital ativa e consegue captar mais clientes oferecendo um diferencial. Para pensar em uma estratégia efetiva, é preciso levar em consideração seu público-alvo e ter bem definido quem são as pessoas que quer atingir. Dessa forma, você tem mais chances de obter resultados positivos.

Com uma estratégia acertada, você tem mais chances de conversão, ou seja, de fazer com que a pessoa que acabou de conhecer seu negócio vire um potencial cliente, um propagandista da sua marca e muito mais. Para saber mais a respeito desse assunto, confira nosso post sobre estratégias de marketing de relacionamento.

Descubra outros conteúdos para te auxiliar no seu negócio

Se você gostou deste conteúdo sobre empreendedorismo digital, confira, também, nosso post com quatro dicas imperdíveis para iniciantes que querem montar seu próprio negócio.

Continue navegando pelo blog da B.blend para aproveitar mais dicas, sugestões e informações sobre pequenos negócios, lifestyle e muito mais para melhorar sua qualidade de vida e trazer mais praticidade para sua rotina.

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