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Employee experience: descubra o que é e como desenvolver

Em poucas palavras, employee experience é o resultado final — que pode ser positivo ou negativo — que considera como seus funcionários se sentem em relação à empresa e às condições dadas para que ele realize seu trabalho. Assim, se estiver pensando em contratar e reter pessoas talentosas, é preciso investir nessa área.

Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, assim também está a busca por bons profissionais que são cada vez mais exigentes. Além disso, garantir uma boa experiência do funcionário também aumenta a produtividade e traz benefícios diretos à sua empresa.

Entendendo mais sobre a experiência do funcionário

A experiência do funcionário e do cliente tem a mesma base, que é inspirar pessoas através dos valores da sua marca. É algo que também precisa de planejamento para ser implementado em uma empresa. Uma vez aplicados os conceitos de employee experience, você garante um maior engajamento e a satisfação de todos.

O que é employee experience? Essa questão também engloba o envolvimento com a empresa desde o momento prévio à contratação, isto é, a entrevista, até o desligamento. O resultado final diz respeito ao sentimento do funcionário em relação a essa vivência na empresa.

Lembre-se de que os melhores profissionais do mercado buscam horários flexíveis, pacotes de benefícios, remuneração, plano de carreira e outros itens que fazem a diferença para quem quer e pode escolher onde trabalhar. Pensando na prosperidade da sua empresa, é bom ir atrás dessas pessoas.

Benefícios de aplicar esse conceito na sua empresa

Além da retenção de talentos na sua empresa, aplicar o conceito de employee experience traz alguns benefícios diretos para o ambiente de trabalho. Leia abaixo para conferir quais são:

Engajamento e produtividade

Importar-se com o conceito gera o estímulo do diálogo por parte de ambos os lados da relação. Através de ações estratégicas, como reuniões de feedbacks e pesquisa de clima organizacional, os funcionários aprimoram suas habilidades de comunicação e, consequentemente, os relacionamentos do local de trabalho.

Promoção da sua marca

Em uma empresa que promove o bem-estar do funcionário acaba havendo, como consequência, colaboradores que defendem a marca para qual trabalham. Afinal, é mais fácil cuidar de um relacionamento no qual há reciprocidade, não é mesmo?

Esse conceito também é chamado de employer branding. Para saber mais sobre sua importância e relação com o employee experience, confira nosso conteúdo sobre esse assunto e saiba como aplicá-lo em sua empresa.

Qualidade de vida do colaborador

Pensar no aumento da qualidade de vida do funcionário diz respeito a vários fatores. Um dos principais é sobre fornecer condições satisfatórias psicológicas e físicas para o exercício do trabalho.

Dessa forma, é mais natural que as pessoas consigam exercer suas respectivas funções dentro de uma empresa, porque, assim, não terão questões externas que o façam desviar a atenção. Portanto, fornecendo essas condições, aumenta-se a satisfação do colaborador, que garantindo um melhor exercício do trabalho.

Veja como implementar o employee experience

Agora que você viu todos os benefícios e entendeu bem sobre o conceito, é fundamental saber como aplicá-los. Se você já tem uma empresa, comece fazendo uma pesquisa de satisfação para saber quais pontos podem ser aprimorados visando uma melhora no clima organizacional do seu negócio.

Essas considerações podem envolver desde questões do espaço físico como as que precisam ser alinhadas com o RH e a cultura da empresa. Por isso, é fundamental conhecer bem todos os funcionários para entender melhor sobre suas reais necessidades e o que buscam.

Ofereça, na medida do possível, benefícios para que os colaboradores se sintam valorizados. Qual o diferencial de trabalhar na sua empresa? Por que a pessoa deve querer atingir as metas? É importante criar motivações que vão além do básico, principalmente quando se pede algo na mesma medida.

Outra dica é aplicar ações de endomarketing, que visam incentivar e motivar os colaboradores de determinada empresa. Elas visam contribuir com o bom funcionamento no ambiente do trabalho, melhorando o clima, aproximando as pessoas e deixando todos mais focados no mesmo propósito.

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Alexandre

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