Descubra como realizar uma pesquisa de clima organizacional

Descubra como realizar uma pesquisa de clima organizacional

Você sabe para que serve uma pesquisa de clima organizacional? Ela ajuda a determinar como os funcionários se sentem em relação à empresa e ao ambiente de trabalho. Em outras palavras, ela vai te ajudar a definir quais os melhores caminhos a seguir, visando uma maior produtividade dos seus colaboradores.

 

Mas o que é clima organizacional?

O clima organizacional é, em linhas gerais, o conjunto de concepções e sentimentos dos funcionários sobre a organização e sua cultura. E a importância de estudar esse aspecto é que esses sentimentos podem influenciar o trabalho e a produtividade dos trabalhadores no dia a dia.

Para uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos funcionários, é fundamental realizar a pesquisa organizacional. Principalmente considerando que as opiniões podem ser bem divergentes, uma vez que o sentimento de cada pessoa e suas preferências são altamente particulares.

Se quiser saber um pouco mais sobre a importância do clima organizacional, confira o conteúdo que preparamos para você. Nele, você confere mais detalhes e informações sobre esse assunto tão importante para o desenvolvimento dos seus negócios.

 

Etapas para realizar uma pesquisa de clima organizacional

Para realizar uma pesquisa de satisfação de funcionários, é fundamental seguir alguns passos. Considere que você tem um objetivo para realizar essa pesquisa e que o trabalho não se encerra nela. Assim, é preciso fazer uma análise com os dados obtidos e pensar quais serão as medidas tomadas para solucionar os problemas.

 

pesquisa de satisfação de funcionários

 

1. Planejamento

Fase importante de qualquer projeto, para iniciar sua pesquisa de clima organizacional, é preciso montar um planejamento completo. Defina qual a melhor época do ano para realizá-la, quanto tempo o processo levará, quem serão os responsáveis pela tarefa, quem vai avaliar e o que será feito com os resultados.

Nesse sentido, também é necessário definir qual é o objetivo da pesquisa de clima organizacional (PCO) de maneira específica, ou seja, pensar quais medidas você pretende aplicar a partir das respostas.

Com todas essas informações, fica mais fácil traçar um planejamento bem preciso, incluindo os próximos passos. Como dissemos acima, esse trabalho não se encerra na pesquisa, então, o planejamento também precisa abranger as possíveis soluções que serão adotadas de acordo com as possibilidades de respostas.

 

2. Defina perguntas estratégicas

Segundo o modelo de pesquisa de clima organizacional desenvolvido por Litwin e Stringer, há alguns fatores que são considerados fundamentais para medir o sentimento dos colaboradores em relação à empresa. É sobre analisar aspectos pertinentes ao ambiente que podem ser melhorados a partir das respostas.

Dentre eles, destacamos: estrutura da empresa, desafios, recompensas, cooperação, identificação e responsabilidade. Você também pode definir esses aspectos de acordo com itens especificamente relacionados à cultura organizacional do ambiente de trabalho da sua empresa.

 

3. Tempo de pesquisa e participação

Dito tudo isso, é importante se preocupar em criar um material com perguntas objetivas e que não seja muito extenso, afinal, isso pode fazer com que os funcionários não respondam com a atenção necessária.

Além disso, é preciso levar em consideração que se trata de uma pesquisa voluntária, por isso, você precisa incentivar os colaboradores a responderem. Eles precisam saber que mudanças e soluções podem ser encaminhadas a partir da identificação de problemas por meio da pesquisa.

Também é importante frisar que as respostas serão secretas para que os colaboradores respondam sem receios. É fundamental deixar claro o que é pesquisa de clima organizacional, de modo que todos os funcionários também entendam os benefícios para o ambiente de trabalho e para eles próprios.

 

Solucionando problemas com medidas estratégicas

Você também pode pesquisar e se inspirar em opções de modelo de pesquisa de clima organizacional. Eles trazem as principais perguntas estratégicas, baseadas nas informações trazidas acima, para você usar com seus funcionários ou para te inspirar na hora de criar uma versão para sua empresa.

Além disso, vale a pena continuar por dentro do blog da B.blend para descobrir mais conteúdos com informações que vão te ajudar a desenvolver o melhor na sua empresa. É essencial garantir o bem-estar dos seus colaboradores, uma vez que uma pessoa saudável consegue ser mais produtiva.

Por isso, confira nosso post sobre como motivar funcionários e obter melhores resultados no seu negócio. Nesse conteúdo, trazemos algumas dicas que visam melhorar seu planejamento geral e obter mais produtividade por meio de relações saudáveis.

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