Descubra a história do chá e mais curiosidades sobre essa bebida

Descubra a história do chá e mais curiosidades sobre essa bebida

A história do chá é muito antiga e uma das explicações mais conhecidas traz a China como país de origem. A lenda que explica sua descoberta conta que o imperador chinês Shen Nung (2737 a.C) fervia água para beber, quando, por acaso, algumas folhas de árvore caíram na panela.

Dessa forma, ele descobriu uma maneira mais saborosa de desfrutar sua bebida. Além do sabor agradável, o imperador também se impressionou com a sensação de bem-estar.

Por outro lado, na Índia, atribui-se a origem do chá à descoberta feita pelo príncipe Bodhi-Dharma, que, durante sua peregrinação para pregar o budismo, acabou adoecendo. Seguindo os conselhos de um velho sábio, ferveu as folhas de uma determinada árvore e, como consequência, acabou se curando.

 

A história do chá ao longo dos anos

Durante esses 5.000 anos de história do chá e lendas que buscam explicar sua origem e aspectos culturais, a bebida foi se desenvolvendo até chegar no que conhecemos hoje. Além disso, ela possui diferentes significados em cada país e para cada povo.

 

origem do chá

 

Como foi dito acima, a bebida, a princípio, tinha propósitos medicinais. Já em 200 d.C, o chá era obtido a partir do processo de decocção — que consiste em macerar as folhas e fervê-las com leite. Depois, durante a Dinastia Ming, nasceu o processo de infusão, em que se mói as folhas e acrescenta água quente em seguida.

A partir disso, a história do chá na China e na Índia foi criando mais corpo, conforme a bebida foi se popularizando. Ela foi muito utilizada também nas relações comerciais com os turcos e importada para vários outros locais. Em 729, quando o chá chega ao Japão, somente o imperador podia bebê-lo, sendo considerado muito valioso.

Em 783, o filósofo Lu Yu foi contratado para escrever o primeiro livro sobre o chá, a obra Arte Clássica do Chá, cuja descrição foi feita de maneira poética. Já no ano 800, os japoneses fizeram do chá um recurso para ajudar o espírito a encontrar a paz, através de uma cerimônia.

Atualmente, é uma bebida super popular, e é possível encontrá-la em, praticamente, todas as partes do mundo. Seus modos de preparo e consumo também foram se adaptando conforme as regiões onde chegava. No Brasil, por exemplo, é bem comum consumir o chá gelado.

 

Conheça a diferença entre chá e tisana

A origem da palavra “chá” diz respeito às bebidas feitas a partir da planta Camellia sinensis — ou seja, chá preto, branco, verde e oolong. Entretanto, aqui, no Brasil, e em Portugal, a palavra “chá” pode designar qualquer infusão de ervas, cascas e folhas em água quente e também é chamado de tisana.

 

Descubra as formas mais comuns de preparo:

Na hora de preparar sua bebida, é importante saber que, para cada um dos tipos de chá ou tisana, existe um tempo de infusão e uma temperatura de água específicos para aproveitar o sabor e os benefícios ao máximo.

  • Infusão: consiste em colocar a planta dentro de um recipiente com água já quente. O tempo ideal varia de acordo com o tipo de planta, fruto ou erva utilizada,
  • Decocção: esse método pode ser usado com raízes, cascas e talos. Consiste em colocar o ingrediente escolhido na água fria e, depois, deixá-lo ferver de 3 a 10 minutos, enquanto o recipiente fica tampado.

 

Como é o consumo de chá no Brasil e em outros países?

Nos últimos nove anos aqui, no Brasil, o consumo de chá aumentou em 53%, e um dos principais motivos é a busca por uma melhor qualidade de vida, além dos deliciosos sabores. Apesar do hábito do café, os chás brasileiros vêm tomando seu espaço.

Vale pontuar, inclusive, que esse mercado tem uma taxa de crescimento anual de 13%, sendo superior até à das bebidas alcoólicas, que é de 11% ao ano, segundo pesquisa da Europass Monitor. Além disso, essa bebida tem sido cada vez mais unida ao universo da gastronomia, estando presente em vários momentos do nosso dia.

 

chás brasileiros

 

Atualmente, o chá também tem grande popularidade em outros países. Não podemos deixar de citar a Inglaterra, com seu famoso chá das 5, tradicionalmente feito com leite. Se quiser saber mais sobre isso, confira nosso conteúdo.

 

Prepare seu chá com apenas um toque

Você sabia que é possível evitar o trabalho de preparação e obter seu chá gelado favorito ao toque de um botão? A máquina de bebidas B.blend torna isso possível. Para isso, escolha sua bebida, que vem em cápsula, composta pelo líquido concentrado, chá preto, verde e branco são algumas das opções que você encontra em nosso catálogo.

Para preparar, insira a cápsula na sua B.blend e dê o play. Assim, você não precisa separar ingredientes, fazer sujeira e nada do tipo. Basta, apenas, aproveitar os sabores das nossas bebidas.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA