Coquetelaria: descubra mais sobre a arte de preparar coquetéis

Coquetelaria: descubra mais sobre a arte de preparar coquetéis

Para aqueles que amam se deliciar com bebidas, vale a pena descobrir mais sobre a arte que procura combinar ingredientes para criar sabores e aromas: a coquetelaria.

Mas o que é coquetel? De acordo com o Merriam-Webster Dictionary, é uma “bebida gelada de vinho ou licor destilado misturado com ingredientes saborosos”. Essa definição atual explica o hábito de chamar qualquer bebida mista de coquetel.

Porém, para aqueles que estudam os princípios da coquetelaria clássica, a definição que mais se aproxima do coquetel ideal é a que diz que ele “[…] é um licor estimulante, composto por qualquer tipo de açúcar, água e bitters”. Essa explicação foi tirada de uma resposta editorial do Balance and Columbian Repository.

A coquetelaria possibilita a criação de inúmeras combinações, devido à quantidade de ingredientes, sabores e aromas que existem em um coquetel de frutas ou de bebidas. Por isso, acabou ocupando seu lugar nos bares e restaurantes de todas as cidades ao redor do mundo.

 

Áreas da coquetelaria

Assim como na gastronomia, quem estuda como fazer coquetel busca combinar sabores para criar experiências palatais. É aqui que entram os especialistas em mixologia — área que visa mesclar técnicas de preparo na cozinha.

 

como fazer coquetel

 

Essa área também envolve estudos com equipamentos científicos para a criação de coquetéis que proporcionem experiências sensoriais, sendo conhecida como mixologia molecular. Se você quiser saber mais sobre mixologia, acesse aqui nosso texto sobre o assunto.

 

Conheça os principais métodos de preparo

E, para quem busca como fazer coquetel de frutas ou somente com bebidas, existem alguns métodos para facilitar. Você vai ver que, seguindo os passos certos, é possível reproduzir drinks deliciosos, aproveitando o conforto da sua casa! Confira abaixo:

 

Montados

Esses são os drinks que são montados diretamente no copo, dispensando o uso de uma coqueteleira ou serem mexidos. Um exemplo de drink que é feito dessa forma é o Cuba Libre. Alguns dos cocktails montados têm ingredientes que não podem ser misturados, ficando um sobre o outro.

 

Throwing

O método throwing é um dos mais fáceis: você só precisa transferir os líquidos de um copo para o outro, focando em misturar os ingredientes enquanto cria bolhas e libera aromas no seu coquetel. O gelo precisa estar preso no copo com o strainer e os copos afastados para fazer uma grande esticada com a bebida.

 

coquetelaria clássica

 

Rolling

Esse método consiste em mover o conteúdo do drinks de uma parte da coqueteleira para a outra, junto com o gelo, lentamente, mantendo as duas partes próximas. Aqui, o foco é misturar todos os ingredientes do copo, promovendo uma pequena diluição do gelo.

 

Batidos

Esse método é voltado para preparar coquetéis que possuem ingredientes com grande densidade, para que possam ser misturados uniformemente. Para fazer isso, você pode usar um liquidificador ou até mesmo a coqueteleira. O Pisco Sour e o Daiquiri são exemplos que precisam ser batidos.

 

Mexidos

Para preparar drinks mexidos, o ideal é adquirir um mixing glass e uma colher bailarina. Esse método de preparo é voltado para bebidas que misturam densidades parecidas e são, geralmente, servidas frias em um cocktail glass sem pedras de gelo. Exemplos desse método são o Dry Martini e o Negroni.

Descubra como fazer drinks de uma maneira mais fácil

E se você quer aproveitar a experiência de poder beber drinks deliciosos sem sair de casa, conheça a menor fábrica de bebidas do mundo, a B.blend. Ela é uma máquina capaz de preparar mais de 30 bebidas diferentes com apenas o toque de um botão.

Você pode preparar drinks deliciosos, como Gin & Tonic, Orange Spritz, Moscow Mule e Skol Beats Senses em poucos segundos. A sua B.blend consegue ler o código que vem na cápsula da bebida de sua escolha — com o líquido concentrado dela.

Dessa forma, você obtém o mesmo sabor que já conhece das suas bebidas favoritas. Além disso, você não precisa se preocupar em ter o trabalho da preparação, de precisar sair para comprar ingredientes ou ainda de ter que limpar a sujeira depois. É fácil, rápido e prático. Confira agora mesmo!

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA