Conheça os principais tipos de café

Conheça os principais tipos de café

Seja no café da manhã, no pós-almoço, em casa ou no escritório, o café é uma das bebidas mais populares no Brasil e pode ser encontrada em diversas versões. Para entender melhor as principais diferenças entre elas, preparamos um conteúdo especial sobre tipos de café. Confira!

Grãos de café: arábica e robusta

Para compreender quais são os tipos de café, o primeiro passo é saber quais são os tipos de grãos de café. Existem basicamente dois: arábica e robusta. Ambos têm aromas, sabores e intensidades diferentes e podem ser transformados em subtipos de cafés distintos.

Arábica

Entre os melhores tipos de café, temos esse grão que nasce de uma planta proveniente das montanhas da Etiópia. Cultivados acima de mil metros de altitude, os grãos de arábica rendem tipos de café de sabores únicos e impecáveis.

Entre as principais características do grão arábica, está o baixo teor de cafeína. Quando comparado ao tipo robusta, ele possui 50% menos cafeína, ou seja, é ideal para quem prefere um tipo de café mais suave.

Outra característica é o alto teor de açúcar, fator que muda totalmente o sabor desse tipo de café. Dessa maneira, há quem prefira dispensar o açúcar ou o adoçante no momento de tomá-lo.

Robusta

O grão robusta tem origem na planta Coffea canephora. Cultivada em diversos países, como Brasil e Vietnã, ela se desenvolve facilmente em clima quente e úmido e em altitudes baixas (aproximadamente 600 metros de altitude).

Os tipos de café selecionados a partir desse tipo de grão possuem uma alta concentração de cafeína. Diferentemente do arábica, ele costuma agradar ao paladar das pessoas que gostam do sabor amargo mais acentuado.

Na xícara: veja quais são os principais tipos de café

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre os dois principais grãos de café, entenda, na prática, o que muda a partir da preparação deles: expresso, americano, cappuccino, ristretto, macchiato e mocha.

Café expresso

Um dos mais tradicionais são os tipos de café expresso. Ele é servido em uma pequena xícara, em uma quantidade de aproximadamente 35 ml de apenas café puro, sem qualquer adição. É feito com café moído, sob alta pressão e com água quente.

Café americano

Já o café americano é servido em um copo de cerca de 300 ml. Para prepará-lo, é preciso adicionar água quente ao café, de forma semelhante ao café expresso. Com relação ao sabor, ele costuma ser mais leve e suave.

Cappuccino

O cappuccino clássico, criado na Itália, é feito com apenas leite e café. Em outras versões, ele geralmente é encontrado com ⅓ de café expresso, ⅓ de leite vaporizado e ⅓ de espuma de leite. Além disso, ele costuma ser servido em uma quantidade que varia entre 150 e 180 ml.

Ristretto

Você já se perguntou qual tipo de café tem mais cafeína? É o Ristretto. O modo de preparo é semelhante ao do expresso, mas a quantidade de água costuma ser menor e a quantidade de pó de café, maior. Por isso, o resultado é um café de alta intensidade e mais indicado para quem gosta do sabor amargo em evidência.

Macchiato

O macchiato tradicional conta com três ingredientes: leite, café expresso e espuma de leite por cima. No entanto, é comum encontrar releituras mais adocicadas. Uma que costuma fazer bastante sucesso é aquela que leva caramelo. O resultado disso é um sabor mais sofisticado e doce.

Mocha

Também conhecida como mocha, essa também é uma opção excelente para quem gosta de café adocicado. Ele conta com calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de café expresso.

Seu café pronto ao simples toque de um botão

tipos de grãos de café

Já pensou em preparar um café delicioso sem se preocupar com aquela sujeirinha na cozinha ou com a quantidade correta de cada ingrediente? Com a B.blend, isso é possível!

A B.blend é a primeira máquina de bebidas cápsulas all.in.one do mundo. Lançada pela Brastemp em 2015, ela prepara mais de 30 tipos de bebidas, cada uma em cerca de um minuto.

Funciona da seguinte maneira: você insere uma cápsula de bebida, posiciona o copo na plataforma e aperta o play. Feito! Em mais ou menos um minuto, sua bebida sai pronta na temperatura e na quantidade ideais para já ser consumida.

No portfólio de cápsulas, você encontra o cappuccino e o café americano para preparar em sua casa, além de diversos outros tipos de bebidas, como sucos, água de coco, refrigerantes, chás gelados, chocolate quente e gelado, e muito mais. Aproveite!

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA

Powered by Agência Especializada em SEO