Conheça os 5 destilados mais consumidos no Brasil

Conheça os 5 destilados mais consumidos no Brasil

Além da cerveja, os brasileiros também adoram consumir outros tipos de drinks. Pensando nisso, você sabe quais são os destilados mais consumidos no Brasil? Eles representam quase 60% das bebidas de teor alcoólico mais consumidas aqui, segundo pesquisa da Euromonitor International, empresa de pesquisas de mercado.

Essa mesma pesquisa destaca que 7 a cada 12 bebidas ingeridas no país são provenientes do mercado de bebidas destiladas. Isso também explica o surgimento de novas bebidas populares e produtos. Confira nesta lista os que mais se destacam aqui, no Brasil, nesse novo cenário.

1. Cachaça

Uma das favoritas do brasileiro, presente em drinks que são a cara do nosso país tropical, como na caipirinha, a cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida em território nacional. Ela fica atrás da cerveja em termos de consumo, mas é uma bebida que não perde em nada no sabor.

A história dessa bebida, que é um dos destilados mais consumidos no Brasil, começa no ano de 1530, quando o cultivo da cana-de-açúcar tinha se tornado uma das principais atividades econômicas do país.

 

cachaça

 

Sua produção pode se realizar em alambiques ou até multinacionais. Segundo o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), existem cerca de 40 mil produtores desse destilado, distribuídos principalmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará e Pernambuco.

Uma pesquisa sobre ocasiões de consumo realizada pela Nielsen Brasil, a cachaça é principalmente tomada em botecos, e um dos motivos do seu consumo é para relaxar.

 

2. Vodka

Com origem russa, a vodka pode ser produzida com matérias-primas orgânicas, como trigo, centeio, cevada, arroz, batata e outros. No entanto, o gosto e a intensidade do sabor variam de acordo com o tipo escolhido. As feitas a partir do trigo, por exemplo, costumam ser mais leves e suaves.

Já as vodkas produzidas a partir de centeio tendem a ser mais fortes e trazem toques de especiarias, e as de batatas são mais cremosas. O sabor é classificado como neutro, e, quanto mais destilada e filtrada, mais pura e de alta qualidade é a bebida.

Ela é muito consumida em boates e festas, inclusive na forma de shots, além de ser muito utilizada na preparação de coquetéis e drinks de todos os tipos.

 

3. Gin

Para muitos, é a bebida do momento. É um dos destilados mais antigos que existem, sendo a combinação de uma bebida clássica com um toque diferenciado. Feita a partir de infusão de especiarias com água e álcool neutro, é uma opção sofisticada que permite a combinação de diversos drinks.

É o caso da Gin Tônica, por exemplo, muito popular, deliciosa e elegante para qualquer tipo de evento. A base do destilado é a fermentação de cereais e outros produtos destilados, como zimbro, ervas, sementes e outras especiarias.

 

destilados

 

Também é considerado um dos destilados mais consumidos no Brasil, principalmente pelo seu caráter versátil, que possibilita várias criações a partir dele. Se quiser saber mais sobre o gin, confira nosso post que conta a história dessa bebida tradicional.

 

4. Conhaque

O conhaque é um dos tipos de destilados mais consumidos pelos brasileiros. Ele é produzido a partir da destilação de vinhos brancos, e seu consumo anual está estimado em mais de 50 mil litros.

O processo de fabricação é bem variado e pode ser feito a partir de frutas. Com essa preparação, a substância não precisa ser envelhecida e é caracterizada por possuir uma cor mais clara. Já as bebidas que são envelhecidas podem ser armazenadas em barris de carvalho ou passar pelo sistema de soleira.

A pessoa pode apreciá-lo puro, com gelo ou em algum drink, normalmente com algum refrigerante de cola. É considerada uma bebida elegante, feita para ser degustada suavemente.

 

5. Whisky

Produzido com água, fermento e grãos, como trigo, cevada ou milho, o whisky leva mais tempo para ficar pronto. Uma das etapas do processo é a maturação, que requer a bebida armazenada por anos em barris, visando a apropriação de sabores e aromas ao líquido.

Costuma ser consumido em casa, geralmente por pessoas que gostam de preparar seus próprios drinks. Esse também é um dos destilados mais consumidos no Brasil, feito para ser degustado puro, para seu sabor único e especial ser apreciado.

 

Confira mais conteúdos da B.blend

Se você gostou deste nosso texto, fique por dentro do blog da B.blend e confira mais conteúdos com dicas, curiosidades e muito mais para tornar sua vida mais prática.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA