Conheça a história da cachaça e saiba mais sobre a bebida

Conheça a história da cachaça e saiba mais sobre a bebida

A cachaça é muito presente na mesa dos brasileiros, seja no preparo de drinks ou de comidas. Inclusive, sua existência vem de longa data. Quer saber como ela surgiu? Hoje a B.blend traz um pouco sobre a história da cachaça.

Alguns estudos mostram que a experiência de produção de cachaça já existia no século 15, nas Ilhas do Atlântico, pois Portugal realizava sua destilação, além de já produzir açúcar. A cachaça brasileira, porém, só começou a ser fabricada com a vinda dos portugueses para o Brasil.

Nos séculos 16 e 17, as grandes indústrias produziam cana-de-açúcar, e quem não tinha recursos para fazer açúcar, que exigia um equipamento mais sofisticado, fabricava cachaça.

Cachaça: a moeda de troca do século 17

Produzida no engenho baiano e consumida pelos escravos, essa bebida foi a primeira a ser feita em larga escala e com grande importância econômica no Brasil. Em um período de carência de moedas, no final do século 17, o comércio de escravos era realizado, principalmente, por bebidas como a cachaça.

Assim, esse destilado era facilmente comercializado, pois tinha uma longa duração nas viagens, devido ao seu alto teor alcoólico, além de ocupar menos espaço nas embarcações. Contudo, a influência do açúcar produzido no Brasil foi enfraquecida pelo início da produção na América Central.

A história da cachaça começa a mudar com o surgimento de um produto mais barato e de melhor qualidade controlado pela Holanda: a cana caribenha, hoje conhecida como rum. Dessa maneira, a crise do açúcar brasileiro mudou as usinas para a produção de cachaça, que era muito usada para o consumo interno e para o tráfico de escravos.

A bebida que ajudou na Independência do Brasil

Após os séculos 16 e 17 ocorreu um grande aumento dos alambiques em São Paulo e Pernambuco. A bebida acabou se espalhando pelos outros estados brasileiros devido ao enfraquecimento da economia do açúcar e à descoberta das pedras preciosas no Brasil, sendo substituída pela extração do ouro.

No decorrer do século 18, conforme a notoriedade da cachaça aumentava, veio o declínio do comércio da bagaceira (aguardente de vinho), e a história da cachaça tomou outro rumo devido aos novos tributos e impedimentos impostos pela coroa.

A colônia ficava cada vez mais descontente com a proibição da produção de cachaça estabelecida pela coroa. Essa insatisfação causou os primeiros ideais independentes e originou a inconfidência mineira e a morte de Tiradentes. Então, as cachaças eram servidas em reuniões conspiratórias dos inconfidentes e acabou tornando-se a marca da luta pela independência do Brasil.

Como a cachaça ficou tão importante?

Em 1996, a história da cachaça tornou-se ainda mais importante no Brasil, pois nesse ano ela foi admitida como um produto tipicamente brasileiro. Sua relevância ficou ainda maior em 2012, quando uma lei a converteu em patrimônio histórico cultural do estado do Rio de Janeiro.

Esse destilado teve um grande destaque quando foi valorizado por outros países e começou a entrar na carta de bebidas nos restaurantes, como cachaça artesanal. Então, a bebida mudou de rumo e caiu no gosto popular de todas as camadas da população.

Com diversos alambiques espalhados por muitos estados brasileiros, existem muitos tipos de cachaça artesanais e várias marcas que podemos experimentar. Hoje, essa bebida é encontrada em todos os lugares do Brasil.

A cachaça nos dias atuais

Cachaça artesanal

Esse destilado ganhou tanta popularidade que, atualmente, um dos drinks mais famosos no Brasil é a caipirinha feita de cachaça. Além de serem apreciadas pelos brasileiros, as bebidas com cachaça também são procuradas por turistas quando estão visitando o país.

Mas as opções não se limitam aos drinks com cachaça. Atualmente, existem muitas receitas com pratos principais, entradas ou até mesmo doces utilizando a bebida. São muitas opções deliciosas para conhecer e experimentar.

Inclusive, as receitas com cachaça estão cada vez mais presentes nos restaurantes e até mesmo em casa. Seja no preparo de carnes, frangos e frutos-do-mar, ou em sobremesas, como doces flambados, brigadeiros, mousses e muito mais. São ótimas alternativas para incrementar e inovar o cardápio.

A cachaça evoluiu tanto que hoje em dia pode ser encontrada até em cápsulas. Isso mesmo, a B.blend oferece o drink sabor Caipirinha Sagatiba, refrescante e feito com cachaça para você aproveitar todo o sabor da bebida com muita praticidade, além de muitas outras opções disponíveis.

Conheça as máquinas B.blend

Praticidade e facilidade são características que buscamos em nossa rotina agitada. As máquinas B.blend te proporcionam todas essas vantagens e muito mais. Com apenas um toque de botão, suas bebidas preferidas ficam prontas em menos de um minuto. Otimizar seu tempo nunca foi tão fácil.

Veja outras receitas de drinks preparados com cachaça para você preparar em casa. Acompanhe o blog da B.blend para conferir mais dicas e tornar seu dia a dia mais prático e saboroso.

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA