Conheça a história da cachaça e saiba mais sobre a bebida

Conheça a história da cachaça e saiba mais sobre a bebida

Você conhece a história da cachaça? Essa bebida está muito presente na mesa dos brasileiros, seja no preparo de drinks ou até mesmo de comidas. Inclusive, a existência dela vem de longa data. Então, se você quer saber como ela surgiu, a B.blend vai falar um pouco sobre ela.

Alguns estudos mostram que a experiência de produção dessa bebida já existia no século 15, nas Ilhas do Atlântico. Isso porque Portugal realizava a destilação, além de já produzir açúcar. A cachaça brasileira, porém, só começou a ser fabricada com a vinda dos portugueses para o Brasil.

Nos séculos 16 e 17, as grandes indústrias produziam cana-de-açúcar e quem não tinha recursos para fazer açúcar, que exigia um equipamento mais sofisticado, fabricava a cachaça.

Cachaça: a moeda de troca do século 17

Produzida no engenho baiano e consumida pelas pessoas escravizadas, essa bebida foi a primeira a ser feita em larga escala e com grande importância econômica no Brasil. Em um período de carência de moedas, no final do século 17, o comércio de escravos era realizado, principalmente, por bebidas como a cachaça.

Assim, esse destilado era facilmente comercializado, pois tinha uma longa duração nas viagens, devido ao alto teor alcoólico, além de ocupar menos espaço nas embarcações. Contudo, a influência do açúcar produzido no Brasil foi enfraquecida pelo início da produção na América Central.

A história da cachaça começa a mudar com o surgimento de um produto mais barato e de melhor qualidade controlado pela Holanda: a cana caribenha, hoje conhecida como rum. Dessa maneira, a crise do açúcar brasileiro mudou as usinas para a produção de cachaça, que era muito usada para o consumo interno e para o tráfico de escravos.

A bebida que ajudou na Independência do Brasil

Após os séculos 16 e 17, ocorreu um grande aumento dos alambiques em São Paulo e Pernambuco. A bebida acabou se espalhando pelos outros estados brasileiros, devido ao enfraquecimento da economia do açúcar e à descoberta das pedras preciosas no Brasil, sendo substituída pela extração do ouro.

No decorrer do século 18, conforme a notoriedade da cachaça aumentava, veio o declínio do comércio da bagaceira (aguardente de vinho), e a história da cachaça tomou outro rumo, devido aos novos tributos e impedimentos impostos pela coroa.

A colônia ficava cada vez mais descontente com a proibição da produção de cachaça estabelecida pela coroa. Essa insatisfação causou os primeiros ideais independentes, originando a inconfidência mineira e a morte de Tiradentes. Então, as cachaças eram servidas em reuniões conspiratórias dos inconfidentes e acabou tornando-se a marca da luta pela independência do Brasil.

Como a cachaça ficou tão importante?

Em 1996, a história da cachaça tornou-se ainda mais importante no Brasil. Foi nesse ano que ela foi admitida como um produto tipicamente brasileiro. A relevância dessa bebida ficou ainda maior em 2012, quando uma lei a converteu em patrimônio histórico cultural do estado do Rio de Janeiro.

Esse destilado teve um grande destaque quando foi valorizado por outros países e começou a entrar na carta de bebidas nos restaurantes como cachaça artesanal. Então, a bebida mudou de rumo e caiu no gosto popular de todas as camadas da população.

Com diversos alambiques espalhados por muitos estados brasileiros, existem muitos tipos de cachaça artesanais e várias marcas que podemos experimentar. Hoje, essa bebida é encontrada em todos os lugares do Brasil.

A cachaça nos dias atuais

Cachaça artesanal

Ela ganhou tanta popularidade que, atualmente, um dos drinks com cachaça mais famosos no Brasil é a caipirinha. Além de serem apreciadas pelos brasileiros, as bebidas feitas com esse destilado também são procuradas por turistas quando estão visitando o país.

Mas as opções não se limitam aos drinks. Atualmente, existem muitas receitas com cachaça, entre pratos principais, entradas e até mesmo doces utilizando a bebida. São muitas opções deliciosas para conhecer e experimentar!

Inclusive, essas receitas estão cada vez mais presentes nos restaurantes e até mesmo nas casas das pessoas, seja no preparo de carnes, frangos e frutos-do-mar, ou em sobremesas, como doces flambados, brigadeiros, mousses e muito mais. Essas são ótimas alternativas para incrementar e inovar o cardápio.

Conheça uma maneira mais fácil de preparar drinks, a B.blend

A cachaça evoluiu tanto que hoje em dia pode ser encontrada até em cápsulas. Isso mesmo: a B.blend oferece o drink sabor Caipirinha Sagatiba, que é refrescante e feito com cachaça para você aproveitar todo o sabor dessas bebidas. Tudo isso com muita praticidade, além de contar com muitas outras opções.

Praticidade e facilidade são características que buscamos na nossa rotina agitada. As máquinas B.blend proporcionam todas essas vantagens e muito mais. Com apenas um toque de botão, as suas bebidas preferidas ficam prontas em poucos segundos. Otimizar o seu tempo nunca foi tão fácil!

Veja outras receitas de drinks preparados com cachaça para você fazer em casa. Continue acompanhando o blog da B.blend para conferir mais dicas e tornar o seu dia a dia mais prático e saboroso!

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA

Powered by Agência Especializada em SEO