Como realizar a prospecção de clientes para o seu negócio
Para quem tem um negócio, é muito importante entender o que significa prospecção de clientes, para aplicá-la da melhor maneira. Dessa forma, você tem ferramentas para estruturar seu plano de marketing digital e alcançar organicamente usuários que têm interesses em consumir seu produto ou serviço.
Em primeiro lugar, vamos entender sobre o que se trata o termo prospecção de novos clientes. Basicamente, ele faz parte da área de marketing e diz respeito à aquisição de novos clientes por meio da análise de novos leads.
Mas o que são leads?
Para começarmos a entender os conceitos que rodeiam o marketing digital, lead é definido como um possível consumidor de uma marca, que demonstrou algum interesse em consumir esse serviço ou produto ofertado.
E esse interesse pode ser determinado a partir do uso de algumas ferramentas. Por exemplo, o preenchimento de formulários disponibilizados no site, a avaliação sobre o acesso a conteúdos ou, ainda, o contato do usuário em busca de mais informações sobre a sua oferta.
É um cliente que está mais próximo do alcance da empresa e faz parte do funil de vendas. Gerar leads está diretamente ligado ao aumento da receita do seu negócio, uma vez que os consumidores são a base para isso.
Como prospectar novos clientes?
Vamos entender agora quais são as estratégias mais adequadas para o seu negócio começar prospectando clientes da melhor maneira possível. Existem basicamente quatro passos para criar táticas orgânicas para prospecção de clientes.
Conheça seu cliente
Em primeiro lugar é necessário definir quem é o seu cliente. É importante saber quem são os leads que interessam ao seu produto ou serviço e quais não te interessam. Dessa forma, você direciona melhor suas estratégias para os clientes certos e poupa tempo e energia.
Para definir quem são esses leads, se faça algumas perguntas. A partir das respostas obtidas, você vai ter uma ideia melhor sobre quem é esse potencial cliente para o seu negócio, e vai conseguir cativá-lo organicamente.
Pergunte-se qual o problema que seu produto ou serviço resolve, quem é a pessoa que sofre com esse problema, como esse problema impacta a vida dessa pessoa, se é ela quem toma a decisão de compra e o que é necessário para que se beneficie do produto em questão.
Com o tempo e com essas respostas, você vai poder fazer ajustes dessas definições. Assim, garante um trabalho produtivo. Conforme a empresa evolui, é bom continuar observando os padrões de venda para estar sempre pronto para possíveis mudanças ou alterações.
Organize seus leads
Existem algumas maneiras possíveis para organizar seus leads a serem contatados para prospectar clientes. Colha informações como nome e telefone, onde ele trabalha, qual cargo ocupa, em qual cidade mora, segmento em que atua, entre outros.
Uma das técnicas de prospecção de clientes, é saber qual o histórico de relacionamento desse lead com sua marca — quais páginas ele já visitou no site, se já solicitou algum orçamento e que tipo de conteúdo já consumiu da sua página.
Como conseguir mais leads
Existem também algumas dicas para você seguir na hora de planejar a prospecção de clientes. A primeira delas é sobre oferecer informação e produzir conteúdo. Este deve ser voltado especificamente para seu público — daí a importância de se conhecer bem seu consumidor ou aquele que você quer atingir.
A partir disso, é importante que você otimize seus conteúdos, que vão aparecer na maior rede de buscas existente: o Google. Por isso, invista em conhecer mais sobre SEO (Search Engine Optimization), um mecanismo de otimização para os motores de busca que favorece a prospecção ativa – área responsável por conseguir novos clientes.
Dessa forma, você consegue trazer uma colocação melhor do seu conteúdo no Google. Além disso, uma dica é criar um blog, além das redes sociais, para produzir um conteúdo que vá além da divulgação dos seus produtos, e atraia os clientes pelo tema e, de maneira sutil, leve-os até seu serviço oferecido.
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Você acompanhou este conteúdo preparado pela B.blend para te ajudar a prospectar mais clientes para o seu negócio de uma maneira que, organicamente, te deixa em contato com aquele consumidor que de fato interessa para o seu negócio.
Outra dica é nosso texto sobre marketing no Instagram com as melhores dicas para você usar essa rede social ao seu favor e otimizar as relações com seu público. Não deixe de conferir.
Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre experiência do cliente. Use as dicas do texto para entender a importância de se preocupar com isso e quais os benefícios que essa preocupação pode trazer para o seu negócio. No mundo do marketing, todas essas estratégias estão ligadas.
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