Como preparar o clássico drink dry martini feito com gin

Como preparar o clássico drink dry martini feito com gin

Existem bebidas que ajudam a alegrar o ambiente e agregar valor a uma determinada celebração. Exemplo disso é o dry martini. Afinal, ele é ideal para momentos de comemoração e apreciação de eventos e acontecimentos.

Sendo um dos coquetéis de maior estima dos degustadores desses tipos de bebidas, a presença desse drink envolvente em algum acontecimento torna tudo mais inesquecível. Aliás, o sabor intenso e mais seco contribui para a construção de uma atmosfera sofisticada e harmônica.

Dito isso, nada é melhor que ampliar seu conhecimento sobre ele. Assim, continue conosco, veja como preparar o drink e qual história o tornou tão famoso no mundo todo. Boa leitura!

O que é dry martini e qual é a história por trás dele?

Até tornar-se aquilo que conhecemos hoje, o dry martini passou um longo caminho de adaptações na receita. Além disso, ninguém sabe ao certo quando ele foi realmente inventado. No entanto, o mais antigo registro dessa bebida foi em torno do ano de 1880.

Trata-se do pioneiro Harry Johnson, que ajudou a popularizar a profissão de bartender pelo mundo escrevendo um manual. Neste livro, ele trazia várias informações pertinentes sobre variados drinks. Entre eles, estava o coquetel dry martini. Na receita, ele indicava que os ingredientes utilizados eram:

  • bitter;
  • licor;
  • gin;
  • vermute;
  • goma de xarope;
  • casca de limão;
  • azeitona.

Entretanto, a partir do início do século passado, o drink teve mudanças muito bruscas no modo de preparo. Atualmente, o preparo pode levar apenas com gin, licor e vermute, gerando um coquetel com sabor intenso e seco. Todavia, ele pode ser suavizado com azeitona e casca de limão.

Como preparar o dry martini?

Para a receita de dry martini, você precisa de 60 ml de gin, 25 ml de vermute seco, gelo, azeitona e casquinha de limão-siciliano. Primeiramente, deixe na geladeira a taça em que vai servir o drink. Esse detalhe faz toda a diferença na degustação.

Feito isso, pegue um recipiente para fazer a mistura e coloque os cubos de gelo nele. Acrescente o gin, mexa por menos de 1 minuto e coloque três gotas de vermute na solução. Em seguida, use uma peneira para colocar todo o líquido na taça apropriada.

Ocasionalmente, muitos querem saber a razão da presença do limão e da azeitona. Enquanto o primeiro ingrediente decora o drink, deixando-o totalmente característico aos olhos do consumidor, o segundo traz um perfume agradável ao degustador.

Além disso, algumas pessoas podem curtir a acidez do limão. Desse modo, passe-o nas bordas da taça de modo que todos tenham uma experiência única, que ajude a construir boas memórias afetivas entre amigos ou familiares.

Em quais ocasiões essa bebida é apropriada?

Como foi dito, o sabor intenso e seco da bebida deixa o momento totalmente marcante. Por isso, o coquetel dry martini é uma ótima bebida para reuniões em família, happy hour com amigos ou comemoração de alguma meta que a sua equipe conquistou.

Em suma, são momentos muito importantes que, devido à correria do dia a dia, tornam-se, muitas vezes, atípicos na rotina de cada um. Portanto, é essencial celebrar essas ocasiões com um drink adequado.

O coquetel de gim e vermute branco seco é fácil de preparar e consumir. Sem dúvidas, é uma solução bastante simples, que carrega toda uma sofisticação. Inegavelmente, ele se tornou sinônimo de elegância e simplicidade.

Quais comidas combinam com o dry martini?

receita de dry martini

A princípio, muitos podem optar por pratos mais simples que se adequam aos mais variados tipos de paladares, por exemplo: batatas fritas, patês com torradas, queijos, bolachas e uvas. No entanto, se você deseja ousar e impressionar seus convidados, veja algumas opções de comidas que combinam com tais ocasiões.

Ceviche

O ceviche é um dos grandes destaques da cozinha peruana. Sem dúvidas, ele é tão fácil de preparar quanto o drink martini com azeitona. Para isso, você precisa de um suco ácido, como de limão ou outro cítrico, para temperar o peixe branco.

É recomendável que o peixe seja o mais fresco possível. A mistura também contém leite de coco além de pepino, cenoura e cebola roxa cortados à Julienne.

Sunomono

Esta é uma salada de pepino japonesa muito refrescante e saborosa. É possível acrescentar frutos-do-mar, legumes e frutas críticas para aproveitar o drink dry martini com uma comida rica em antioxidantes que colaboram no bom funcionamento do organismo.

Tempurá

Popularizado no Japão, o tempurá também é uma ótima indicação de comida que pode acompanhar o dry martini. Você pode fritá-lo no óleo ou, se desejar uma solução com menos calorias, na air fryer.

Como incrementar o dry martini clássico?

Apesar de o dry martini ser bem básico e prático de preparar, você pode fazer combinações que exploram ainda mais o paladar. É possível adicionar frutas como maracujá, morango ou lichia. Quer uma opção mais prática para preparar esses drinks? Com as máquinas B.blend, ao toque de um único botão, sua bebida está pronta na medida e temperatura ideais.

Há também o martini feito com licor e café expresso, e o de chocolate, que pode vir com cookies de gotas achocolatadas, sorvete e licor de chocolate. E entre as cápsulas B.blend, você encontra o sabor Café Suplicy, Gin & Tonic, Cappuccino Suplicy, entre muitas outras para facilitar os preparos dessas receitas.

Nesse conteúdo, você aprendeu várias informações importantes sobre o dry martini. Portanto, considere essas dicas para essa bebida colaborar na construção de boas memórias na sua vida. O que achou desse artigo? Continue conosco e veja outras dicas incríveis de drinks para o Ano-Novo.

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA

Powered by Agência Especializada em SEO