Como é feita a vodka? Saiba mais sobre os processos

Como é feita a vodka? Saiba mais sobre os processos

Você sabe como é feita a vodka? A bebida, que é queridinha nos bares e popular entre pessoas de todas as idades, ganhou fama na década de 70, conquistando o mundo com características que só ela tem.

Em russo, a palavra “vodka” significa “aguinha”, o diminutivo de “água”, fazendo referência à pureza e à qualidade da bebida destilada em relação ao líquido transparente. Os primeiros registros surgiram no século XIV e, desde então, as técnicas de produção foram aperfeiçoadas. Hoje em dia, o processo é dividido em sete principais etapas:

1) moagem dos grãos:
2) maltagem;
3) fermentação;
4) destilação e retificação;
5) filtragem e purificação;
6) aromatização;
7) envase.

Para entender mais sobre todas as fases sobre como é feita a vodka, a B.blend preparou este conteúdo, pensado em todos que têm curiosidade sobre o destilado. Continue lendo para conhecer o passo a passo da produção de uma boa vodka.

 

vodka

 

Moagem

Os grãos e os cereais selecionados são triturados em um moedor. Este é o primeiro passo para a transformação do malte em vodka. Nessa etapa, também pode-se adicionar frutas e vegetais ricos em açúcares, já que isso irá ajudar na maltagem.

 

Maltagem

Grãos recém-colhidos não apresentam enzimas suficientes para a quebra do amido do malte em açúcares menores. Por isso, após a moagem, os grãos triturados são misturados à água até formarem o mosto, uma mistura açucarada. Em seguida, passamos para a etapa crucial de produção: a fermentação.

 

Fermentação

Seguindo o processo de como é feita a vodka, o mosto é inserido em um tanque hermeticamente fechado e livre de oxigênio. São adicionados micro-organismos como fungos e bactérias, que consumirão os açúcares e produzirão o álcool, que será destilado em seguida.

 

Destilação e retificação

Este processo é possível graças à diferença de temperatura de ebulição da água e do álcool. Quando aquecida, a mistura permite que o produtor controle o volume de álcool, aumentando ou diminuindo a concentração alcoólica da bebida.

Por si só, esse processo transforma o mosto em vodka, porém ainda é preciso eliminar as impurezas. Então, o álcool passa pela retificação, que retira parte dos resíduos antes da filtragem.

 

Filtragem e purificação

Ao contrário de outras bebidas, no processo de como é feita a vodka, removem-se algumas características, como aroma e sabor, fazendo dela um destilado extremamente puro. A filtragem possui três fases: primeiro, a bebida passa por um filtro de carvão ativado. Em seguida, pela filtragem fina, que remove partículas de impurezas.

Ao final, o líquido atravessa um último filtro de cartucho com uma malha capaz de remover os resíduos que restaram. Esse processo dura em torno de oito horas e visa obter uma vodka mais pura.

 

Aromatização

Após retirar a bebida cristalina dos tanques, ela é aromatizada para ocultar odores indesejados. Para essa etapa, são usadas ervas, frutas, café e outros ingredientes da vodka, de acordo com as preferências de cada produtor.

Isso torna o sabor mais palatável e permite que muitos produtores criem variações da bebida, dando origem a vários tipos de vodka, inovando na elaboração de coquetéis. São várias possibilidades para explorar esse destilado.

Envase

Esta é a etapa final, na qual a vodka pode ser colocada em garrafas, latas ou barris. Depois, o consumidor irá encontrá-la em uma loja de bebidas para consumi-la quando quiser.

 

Explore outras seções do nosso blog para mais conteúdos

Gostou de saber sobre a vodka e como é feita? Aqui, em nosso blog, temos diversos conteúdos sobre o mundo das bebidas e dos destilados para tornar a sua experiência sempre mais completa. Continue navegando pelo site e descubra outros posts para te inspirar.

No nosso texto “Drinks com vodka: 5 opções para fazer em casa”, separamos algumas receitas para você, que ficou com água na boca lendo este conteúdo, poder preparar quando quiser.

São ótimas sugestões de como fazer drinks com vodka para relaxar no fim do expediente ou aos finais de semana. Confira agora mesmo e aproveite para se surpreender com novos sabores!

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA