Como dar um bom atendimento ao paciente: 4 dicas essenciais que você deve conferir

Como dar um bom atendimento ao paciente: 4 dicas essenciais que você deve conferir

Independentemente da natureza do negócio, é importante garantir um feedback satisfatório do público e fidelização da parte dele. Tratando-se do ramo da saúde especificamente, é fundamental saber como dar um bom atendimento ao paciente.

A área da saúde possui diversas restrições quando o assunto é marketing e relacionamento. No entanto, é importante ter em mente que se trata de um nicho que possui relação direta com o bem-estar do público, tanto físico quanto emocional.

Por isso, saber como dar um bom atendimento ao paciente é uma das iniciativas fundamentais dos profissionais do setor. Assim, além de garantir uma boa experiência e contribuir com o bem-estar das pessoas, também é possível fidelizá-las.

Por outro lado, tornar esse relacionamento mais humanizado pode ser um desafio para diversos profissionais. Para ajudá-los, a B.blend preparou um conteúdo com as dicas básicas de como dar um bom atendimento ao paciente. Confira!

1. Pontualidade é imprescindível

Pode parecer óbvio, mas é importante frisar: se você preza por um bom atendimento, então a pontualidade é imprescindível! Por isso, esteja sempre de olho na agenda. Preferencialmente, procure consultá-la ao final de cada expediente para conferir como será a rotina do dia seguinte.

No entanto, é verdade que os imprevistos podem acontecer. Nesse caso, para não prejudicar ainda mais o atendimento ao paciente, mantenha-o a par da situação de atraso (ou mesmo cancelamento) o quanto antes.

Para facilitar a comunicação com o público, é interessante apostar em serviços de automação de mensagens. Por se tratar de outra ferramenta fundamental, preparamos um tópico voltado para o assunto específico. Confira mais adiante.

2. Se possível, disponibilize horários alternativos

Disponibilizar horários flexíveis é uma boa pedida para quem busca maneiras de como dar um bom atendimento ao paciente. Essa iniciativa pode ser interessante porque algumas pessoas podem encontrar dificuldades para se organizar entre as obrigações profissionais e a presença em consultas.

Dessa maneira, se possível, procure oferecer atendimento em alguns sábados do mês, bem como abrir a agenda fora do horário comercial em determinados dias da semana. Assim, é possível garantir a satisfação do paciente desde o primeiro momento em que ele faz contato com a sua clínica.

3. O pós-atendimento também é importante

É importante saber que o atendimento começa bem antes da chegada do paciente ao consultório e que ele não termina ao final da consulta. Ou seja, é preciso pensar nas fases pré, durante e pós.

Apostar em um pós-atendimento personalizado pode ser mais uma ferramenta para quem busca oferecer uma experiência diferenciada ao público. Nesse caso, você pode investir em recursos tecnológicos para pedir feedbacks e utilizá-los como um termômetro de avaliação, bem como manter a comunicação sempre em dia.

Veja abaixo alguns exemplos de mensagens que podem ser enviadas:

Feedback

“Olá, Sr./Sra., foi um prazer recebê-lo hoje em nossa clínica. O seu feedback é fundamental para que possamos aperfeiçoar nossas metodologias e atendimento, por isso, pedimos que responda o questionário acessando este link. É rapidinho, leva menos de cinco minutos.”

Aniversário

“Sr./Sra., desejamos a você um feliz aniversário. É um imenso prazer fazer parte da sua história. Continue contando conosco neste novo ano de vida!”

Além disso, você pode usar esse mesmo meio de comunicação para iniciar o bom atendimento antes mesmo da consulta. Nesse caso, um simples lembrete de data e horário já pode fazer a diferença.

“Sr./Sra., a sua consulta conosco é amanhã às 09h00. Esperamos por você!”

4. A sala de espera pode ser melhor do que você imagina

Por fim, tenha em mente que a recepção do consultório pode ser cheia de diferenciais e usada para surpreender seus pacientes.

Além de mantê-la sempre limpa, confortável, arejada e bem iluminada e decorada, você pode oferecer algumas bebidas para tornar a espera mais confortável, e não precisa ser somente água ou café.

Com as máquinas B.blend, você pode preparar sucos, chás gelados, água tônica, água de coco, cappuccino, chocolate quente ou gelado (e diversos outros tipos de bebidas) e servir aos seus pacientes.

Para isso, basta inserir a cápsula de bebida na máquina, posicionar o copo na plataforma e apertar o play. Pronto, menos de um minuto a bebida está feita. Assim, é possível oferecer uma experiência memorável ao seu público!

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