Como a experiência sensorial pode te ajudar a vender mais e fidelizar clientes

Como a experiência sensorial pode te ajudar a vender mais e fidelizar clientes

Se você tem o objetivo de apostar em uma estratégia de marketing mais humanizada e próxima do seu cliente, bem como criar um processo de compra mais natural, então, oferecer uma experiência sensorial ao seu público pode ser um excelente caminho.

Cada vez mais críticas e exigentes, as pessoas, sobretudo a geração Z e os millenials, têm sido mais conscientes no momento de fechar uma compra. Além de pensar no impacto de determinado produto ou serviço, o público também procura o mínimo de afinidade com a marca.

Diversas são as maneiras de estar presente na mente e na vida do seu público como uma boa referência do seu nicho, sendo a experiência sensorial uma delas. Mas, afinal de contas, o que é isso?

Entenda o que é experiência sensorial

Antes de partir para a aplicação dessa estratégia, é fundamental entender o que é experiência sensorial. Ela tem como principal objetivo estimular de maneira mais pontual ao menos um dos cinco sentidos do corpo humano, que são: tato, olfato, visão, audição e paladar.

É possível que eles não estejam totalmente ligados ao seu negócio. O objetivo é utilizar o marketing sensorial para criar uma atmosfera de contato e de venda mais humana e próxima, na medida em que você oferece sensação de bem-estar quando o cliente entra em contato com seu produto ou marca.

Para você entender melhor como a experiência sensorial funciona na prática, para vender mais e potencializar a fidelização de clientes, trouxemos alguns exemplos de aplicação considerando os cinco sentidos. Confira!

 

Olfato

Se você tem um negócio no ramo da alimentação, trabalhar a experiência sensorial por meio do paladar pode ser a ideia mais segura. De fato, ela pode ser. Mas a verdade é que é possível fugir do óbvio e apostar em outros sentidos, como o olfato, por exemplo.

Caso você possua uma padaria, que tal apostar em cheiros que estejam em harmonia com o ambiente? Pode ser o aroma de um café feito na hora ou mesmo de uma fornada de pão acabando de sair do forno. Conquistar o público por meio dos alimentos pode ser uma arte. Potencializar a conexão humana pelo olfato pode ser a chave para fidelizá-lo.

Mudando de cenário: supondo que você tenha imóveis disponíveis para temporada na serra, por exemplo, aposte em fragrâncias leves que combinem com o interior, como o cheirinho de mato que surge mais forte após a chuva.

Visão

Ao criar uma marca, uma das principais tarefas é definir a identidade visual. Dessa maneira, os clientes se lembrarão do seu negócio quando visualizarem as fontes da logo e as cores do seu estabelecimento ou site.

Vamos a um jogo rápido: pense em uma famosa rede de fast-food com logo amarelo, vermelho e branco. Acreditamos que ao menos dois nomes surgiram na sua cabeça. Viu como a visão é importante para se manter vivo nas lembranças dos clientes?

Se você tem um site, defina uma paleta de cores, que deve aparecer também nas publicações das redes sociais e até mesmo no blog. Caso seja um negócio físico, também é importante apostar nas cores e criar uma unidade visual entre os materiais utilizados para criar a decoração do ambiente.

Tato

Entre as experiências com os 5 sentidos, a com o tato pode ser a mais difícil, dependendo do seu tipo de negócio. Mas, para exemplificar como ela pode ser explorada, vamos pegar como exemplo uma farmácia.

Caso você tenha espaço suficiente, disponha dois ou três bancos para que as pessoas possam se acomodar enquanto aguardam a pessoa que acompanham terminar de comprar tudo o que deseja.
Nesse momento, entra o diferencial. Aposte em poltronas o mais confortáveis e aconchegantes possível. Perceba que se trata de uma experiência de contato direto, por isso, o conforto é fundamental.

Audição

Calma, você não precisa criar um jingle para tocar repetidamente no seu estabelecimento. Existe um jeito mais fácil de se aproximar dos clientes por meio das músicas.

Um exemplo clássico é criar uma playlist em alguma plataforma de streaming de música levando em consideração o perfil do seu público-alvo. Em uma loja de roupas de surf, por exemplo, dê play em músicas que combinem com o universo praiano.

Paladar

Por fim, mas não menos importante: o gostinho! Oferecer uma água ou um cafezinho com biscoitos é uma excelente maneira de tornar mais agradável a experiência do cliente.

Para fugir do óbvio e surpreendê-lo, ofereça bebidas diferenciadas em taças criativas ou elegantes. Nessa hora, pode até rolar o famoso momento instagramável.

A grande questão é: como variar o cardápio de bebidas e continuar oferecendo-as de forma rápida e ágil? A resposta pode estar na B.blend, a primeira máquina de bebidas em cápsulas all.in.one do mundo!

 

experiência do cliente

 

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