Clima organizacional: por que é tão importante?

Clima organizacional: por que é tão importante?

Para ter um negócio próspero e que se destaque no mercado, cada vez mais é preciso recorrer a ferramentas novas. Esse é o caso do clima organizacional, que funciona basicamente como um indicador sobre a satisfação dos funcionários de uma empresa.

Esse indicador avalia como os colaboradores se sentem em relação aos diversos aspectos que fazem parte da cultura e clima organizacional da empresa. Elas vão desde a satisfação quanto às políticas de RH e modelo de gestão até a valorização do funcionário e sua identificação com o local de trabalho.

Levar em consideração os aspectos referentes a o que é clima organizacional é fundamental para aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa. Funcionários satisfeitos tendem a produzir com mais qualidade, e isso está diretamente ligado ao sucesso do negócio.

Como aumentar a satisfação dos funcionários?

Pensando em maneiras de ajudar a aumentar o desempenho de equipes no ambiente de trabalho, a B.blend preparou essas sugestões voltadas para melhorar o clima organizacional.

Recompense o bom trabalho

É fundamental que o funcionário se sinta devidamente recompensado pelo seu bom trabalho. Isso pode ser feito através de bonificações para bons resultados, de modo a fazer com que ele se sinta valorizado e, consequentemente, motivado a produzir com a mais qualidade.

 

relações de trabalho

 

Invista na capacitação

Outro fator importantíssimo para a gestão do clima organizacional é o investimento na qualificação dos seus colaboradores. Além de mostrar para o colaborador que acredita no potencial dele para desenvolver um trabalho cada vez melhor, a empresa garante, desta forma, um funcionário mais preparado para exercer sua função.

Garanta um espaço para comunicação

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer é um dos pontos primordiais para a construção de um bom clima organizacional em uma empresa. Por isso, é essencial criar um canal de comunicação em que eles se sintam seguros para expressar suas respectivas opiniões. Experimente fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários.

Esse canal será um importante aliado na hora de identificar quais pontos positivos podem ser mantidos e quais pontos negativos devem ser aprimorados, sempre visando um crescimento orgânico e em conjunto com a sua empresa. Como vimos, um negócio que tem em sua equipe pessoas felizes, tem, necessariamente, mais resultados positivos.

Garanta a melhora do clima organizacional

Aposte na melhora do clima organizacional com os benefícios oferecidos por uma máquina de bebidas B.blend. Ela é capaz de fazer mais de 30 bebidas diferentes – desde sucos e refrigerantes até drinks alcoólicos – o que pode ser muito útil para atender aos gostos individuais dos seus funcionários.

Imagine poder oferecer, também, essa variedade de bebidas em uma reunião, durante uma pausa ou proporcionar momentos de happy hour no próprio local de trabalho? Dessa forma, com certeza os funcionários se sentirão mais valorizados, de modo que aumente a sua satisfação em relação à empresa.

Tipos de clima organizacional

O ambiente organizacional diz respeito a uma série de fatores que envolvem a empresa e o colaborador. Por isso, todos esses aspectos definirão qual é o tipo que aquele local possui. São classificados como bom, médio e ruim.

Clima organizacional bom

Esse é o lugar em que todas as empresas devem focar em estar, visto o alto poder de impacto que o clima organizacional tem. Quando localizado aqui, o negócio possui um ambiente favorável para o crescimento e desenvolvimento dos seus profissionais.

Quando a empresa tem esse tipo de clima, os funcionários se sentem valorizados e motivados, além de trabalharem com mais engajamento em seus projetos de modo a contribuir com os objetivos de crescimento da empresa.

Clima organizacional médio

Esse tipo diz respeito ao que pode ser uma prévia de um mau momento a se viver. Além disso, estar na média não traz nenhum tipo de destaque ou benefício para a produtividade requerida em um negócio.

Normalmente, nesses casos, tem-se um quadro de funcionários que não se dedicam tanto e fazem o mínimo, por não estarem tão engajados com os objetivos da empresa. O sentimento deles está diretamente ligado à qualidade da produção.

Clima organizacional ruim

O ideal é nunca chegar nesse ponto, pois afeta muito negativamente o negócio em todos os âmbitos. Nota-se funcionários com desejo de sair que, insatisfeitos, não produzem com a qualidade requerida. Nesse cenário, normalmente costuma-se observar uma péssima postura diante das relações de trabalho.

Esse ambiente pode ser nocivo para a empresa e para os funcionários. Para a primeira, sua imagem perante o mercado acaba não sendo das melhores. E, em relação aos colaboradores, pode acabar afastando talentos e impedir a aquisição de novos.

Entenda mais sobre ações para sua empresa

Diante de todos esses fatos, é essencial a busca por um bom clima organizacional dentro da cultura empresarial do seu negócio. É fundamental ter conhecimento desses conceitos que envolvem o mundo dos negócios visando sua melhora.

É o caso de employer branding, que diz respeito a essa reputação da empresa sob os olhos do funcionário. Preparamos um conteúdo exclusivo sobre a aplicação desse termo para que você possa ficar por dentro do assunto e tirar todas suas dúvidas.

Outra sugestão é conferir nosso texto sobre ações de endomarketing. Elas se tratam de ações que são voltadas para os colaboradores da empresa. São ações que têm em vista motivar os funcionários, a fim de aumentar sua produtividade de maneira orgânica e humanizada. Não deixe de conferir e trazer resultados para o seu negócio!

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA