Para Você

Café instantâneo: qual a opção mais prática? Como funciona?

Hoje em dia, há diversas formas de obter um café instantâneo. O café solúvel é uma das soluções mais práticas. A B.blend investe na praticidade do dia a dia e disponibiliza cápsulas que deixam o seu “cafezinho” pronto em questão de segundos.

O café rápido evoluiu de uns anos para cá, trazendo versões 100% arábicas que garantem a conservação das notas sensoriais. Ele se assemelha bastante ao café fresquinho, feito de forma coada, tanto em sabor quanto em aroma. Atualmente, ele é apreciado por várias pessoas.

Afinal, como surgiu o café solúvel?

O café solúvel nada mais é do que uma bebida feita sem a necessidade de filtro, diferentemente do café coado, por exemplo. Ele se resume a grãos moídos ou torrados, que são dissolvidos automaticamente quando entram em contato com a água.

Esse método de preparo surgiu em 1771, na Inglaterra. Segundo a Oxford Companion, John Dring é o responsável pela criação da versão patenteada da bebida. Naquela época, ele era chamado de “composto de café”.

Mais de um século depois, em 1890, na Nova Zelândia, o título de pai do café instantâneo foi reivindicado pelo empresário e dono da fábrica de especiarias Strang ‘s Coffee, David Strang. Ele nomeou o produto como “pó solúvel de café seco”, divulgando a instantaneidade do preparo junto com água quente.

Porém, em 1901, mais uma pessoa patenteou uma nova versão do café instantâneo. Sartori Kato foi o primeiro responsável por estabilizar o produto no mercado. Alguns anos depois, com mais alguns ajustes, George Constant Louis Washington popularizou-o ao redor do mundo.

Como o café solúvel é feito?

Você deve estar se perguntando como é feito o café solúvel, certo? Não há muito segredo em volta da produção, já que ele passa pelas mesmas etapas do café tradicional: seleção de grãos, torrefação e moagem.

O processo se diferencia a partir da extração e secagem. Os dois são industriais, envolvendo tecnologia e deixando de lado qualquer contato manual. Primeiro, é feita a seleção dos grãos crus, para depois colocá-los em cilindros de combustão em alta temperatura.

Depois, os grãos são moídos e cortados em máquinas superespeciais. Daí, a etapa de extração é iniciada. Nela, eles são hidratados por meio de imersão na água, com o intuito de alcançar uma mistura concentrada, transformando os compostos em líquido, mas mantendo o sabor e o aroma.

Já na secagem há dois caminhos possíveis: congelamento ou pulverização. Na primeira, os grãos são colocados em câmaras que os tornam cristais de gelo que são aquecidos à vácuo. O segundo é responsável pela desidratação, deixando intacto apenas o pó solúvel.

Tipos de café instantâneo

Agora que você já sabe o que é café solúvel, que tal se aprofundar nos tipos de cafés instantâneos?

Spray Dried

Conhecido como café instantâneo em pó, esse tipo coloca o extrato em altas temperaturas e pressão. Isso aumentará sua concentração. Depois, ele é colocado em contato com o ar quente, perdendo a umidade e conquistando a consistência de pó.

Aglomerado

Nesse tipo, o grão passa pelo processo de Spray Dried, mas se diferencia ao passar por uma aglomeração feita por uma máquina especializada. Lá, o grão é colocado a vapor e em pressão até alcançar um resultado uniforme, de rápida dissolução.

Freeze Dried

Deixando a tecnologia de lado, o Freeze Dried é um processo feito à mão, onde o grão é congelado a temperaturas baixas, chegando até -40º C. Em seguida, ele passa pela moagem, secagem e sublimação.

Conheça a cápsula: o presente e o futuro do café instantâneo

Se interessou pelo café instantâneo, mas quer um método ainda mais prático de ter a sua bebida quentinha na mesa? As cápsulas de café da B.blend são a solução ideal. Elas funcionam a partir de pressão ao serem inseridas nas máquinas especializadas.

Você não precisa se preocupar com nada: nem com filtro, nem com quantidade de água. É só inserir as cápsulas na sua máquina B.blend que, em poucos segundos, o café estará pronto. Para quem gosta de um “cafézinho” americano, a cápsula Suplicy traz um sabor suave, sem amargor e com notas frutadas e naturalmente doces.

Já para os apaixonados por capuccino, a cápsula Capuccino Suplicy oferece uma mistura deliciosa de café, leite, chocolate e um toque especial de canela. Você pode apreciá-lo no café da manhã ou servi-lo para visitas. Viu como fazer café instantâneo é fácil?

A B.blend disponibiliza mais de 35 tipos de cápsulas com diversas opções de bebidas. Além do café, há também sucos, chás, refrigerantes, água com gás, drinks e muito mais. Essas cápsulas são feitas com líquido concentrado, te possibilitando aproveitar todos os benefícios dos nutrientes dos ingredientes.

Alexandre

Posts recentes

5 motivos para consumir limão regularmente!

O limão é uma fruta muito usada na culinária brasileira, seja ele a estrela principal do prato, ou apenas um…

1 semana atrás

Aprenda a montar a mesa de jantar perfeita!

Quer demonstrar mais elegância e beleza no seu jantar? Então este texto é para você, pois vamos falar muito sobre…

1 semana atrás

Comfort food: conheça mais sobre esse termo

Ao navegar pela internet e pelas redes sociais, provavelmente você já se deparou com algum tipo de postagem falando sobre…

1 semana atrás

Conheça algumas curiosidades sobre a Sukita!

A Sukita está cada vez mais perto de completar 50 anos de seu relançamento no Brasil e neste texto você…

1 semana atrás

5 dicas para fazer um churrasco perfeito em casa!

O churrasco é uma das grandes paixões do brasileiro. Mesmo quem não consome carne, acaba indo em um evento como…

4 meses atrás

Projeto verão: 5 bebidas para te ajudar na vida fitness

Você colocou como uma das suas resoluções de ano novo, ter uma vida mais saudável, praticar mais atividades físicas e…

4 meses atrás