Barman: saiba mais sobre esse ramo profissional da coquetelaria

Barman: saiba mais sobre esse ramo profissional da coquetelaria

Uma das áreas mais dedicadas ao estudo da coquetelaria é a da profissão barman. Em uma tradução livre, significa “homem do bar” e é a pessoa que prepara e serve coquetéis aos clientes em bares e outros tipos de estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas.

Nos anos 1950, foi criada a Associação Internacional dos Barmans (IBA – International Bartenders Association), que busca estabelecer normas para padronizar a conduta do preparo de drinks alcoólicos, o que faz um barman pelo mundo inteiro.

Assim como na gastronomia, a coquetelaria e a profissão de barman são áreas que exigem muito estudo e possuem toda uma história por trás. Confira abaixo mais detalhes sobre isso.

 

A influência da economia na profissão de barman

O significado sobre o que é barman hoje em dia, diz respeito aos efeitos gerados pela crise econômica de 1929, também conhecida como Grande Depressão. Naquela época, o consumo de bebidas alcoólicas acabou aumentando, gerando, assim, um abuso, que resultou em problemas para a saúde pública.

Dessa forma, surgiu a lei seca como tentativa de barrar esses problemas. Bares e outros tipos de estabelecimentos precisaram se reinventar, fazendo com que os barmans se tornassem mais discretos, para servirem nos locais que burlavam a lei.

 

Descubra quais são os tipos de barman

Existem algumas variações dentro dessa profissão. A mais tradicional, o barman clássico, é, normalmente, quem se especializa no curso de coquetelaria. Ele também conhece bem as características e os detalhes das bebidas e é capaz de criar novos drinks, além de preparar diversos cocktails internacionais.

Esse tipo costuma trabalhar em trajes sociais e em locais como restaurantes de alta gastronomia, pubs, hotéis, cruzeiros e outros ambientes que favorecem uma carreira internacional. Por isso, também é importante ter o conhecimento de outros idiomas, além dos conhecimentos de coquetelaria.

Um dos estilos que busca um atendimento mais dinâmico é o do nightclub bartender, que geralmente trabalha em locais que possui um fluxo maior de clientes. Esses profissionais também precisam ter os conhecimentos do curso de drinks e coquetéis, além de incorporarem técnicas de agilidade diferenciadas na linha circense na hora de servir os consumidores.

 

curso de drinks e coquetéis

 

Já o barman freestyle é uma versão mais descontraída e menos formal. É comum achá-lo em locais mais descolados. Além do mais, ele apresenta habilidades que permitem maior identificação e interação com o público jovem, tais como mágica, malabarismo e pirofagia.

Premiações no mundo da coquetelaria

Além disso tudo que você viu, também existe uma série de prêmios voltados para essa categoria. O Comer e Beber, por exemplo, premia desde os anos 90 os melhores destaques da gastronomia da cidade de São Paulo e já teve nomes como Alê D’Agostino como um dos vencedores .

A Academia de Bartenders criou o Campeonato de Coquetelaria para premiar os profissionais da área. Um dos torneios internacionais e diferenciados mais populares é o torneio de Flair Bartending, que busca entreter o público com a manipulação de shakers, garrafas e outros objetivos.

Muitos outros prêmios também acontecem para avaliar os bares e outros estabelecimentos do tipo. Por isso, é importante sempre se manter atualizado nessa profissão para continuar se destacando e dominando as técnicas para produzir e reproduzir deliciosos drinks.

Seja você o seu próprio barman!

Que tal ter seu próprio bar em casa, ao toque de um botão, dispensando qualquer trabalho extra? Com uma B.blend, você consegue preparar drinks alcoólicos, dignos de um barman.

Prepare na sua cozinha ou área gourmet deliciosos drinks como Orange Spritz, Gin & Tonic, Moscow Mule e outras opções de bebidas de vários tipos, como cappuccinos, sucos, chás, refrigerantes e muito mais. Tenha sempre o que beber a qualquer hora do dia sem precisar se preocupar com sujeira e trabalho.

A B.blend é uma máquina de bebidas que funciona realizando a leitura de cápsulas, compostas por um líquido concentrado, o que garante um sabor delicioso que você já conhece. Sua bebida fica pronta em poucos segundos e sai na temperatura e medida ideais para consumo.

Se você gostou deste nosso conteúdo sobre a profissão de barman, aproveite para saber mais sobre tudo relacionado ao mundo de preparo de bebidas conferindo nosso texto sobre coquetelaria e a arte de preparar coquetéis. Nele, você vai entender mais sobre os detalhes de técnicas e história.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA