Aprenda a lidar com os diferentes tipos de clientes

Aprenda a lidar com os diferentes tipos de clientes

Quando temos um negócio, um dos fatores mais importantes é garantir uma boa relação com os consumidores. Nesse sentido, entender os diferentes tipos de clientes é essencial para lidar com eles da melhor maneira possível, visando uma experiência completa e agradável.

Para entender melhor o comportamento do consumidor, é importante conhecer sobre os diferentes tipos para descobrir quais abordagens e negociações são mais precisas para atingir seu objetivo com cada um. Assim, você tem chances maiores de ter sucesso com o seu cliente.

Por isso, a B.blend preparou este post para você saber mais sobre esse assunto e desenvolver um atendimento ao cliente diferenciado na sua empresa. Confira, abaixo, quais são eles.

 

Cliente negociador

Este é o perfil de cliente que costuma pesquisar bastante antes de entrar em uma loja, munindo-se de todas as informações que precisa. Ele vai tentar de todas as formas fazer o melhor negócio possível para si, extraindo tudo o que puder, seja um desconto, um brinde ou um atendimento excepcional.

Para lidar com ele, procure mostrar-se aberto para negociações, mas sem ceder muito. Assim, o consumidor valoriza melhor os descontos e as facilidades que você vier a propor, por isso, já inclua essas questões no planejamento de vendas e experiência do cliente.

 

Cliente indeciso

O cliente indeciso realmente vai precisar da sua ajuda para realizar a compra. Provavelmente, ele não fez uma pesquisa completa ou ainda tem muitas dúvidas que precisarão ser tiradas por alguém que entende melhor do assunto.

Junto dele, é importante explicar mais a fundo sobre o produto ou o serviço oferecido, além de esclarecer dúvidas pontuais. Nesses casos, é comum que o cliente não consiga formular perguntas específicas, por isso, trazer um panorama geral e bem claro será muito vantajoso para que ele se sinta confortável em negociar com você.

 

Cliente decidido

Por outro lado, também existe o cliente decidido. Ele já está a um passo à frente e sabe muito bem o que quer, podendo conhecer o produto, o serviço ou o nicho tão bem quanto você. É aquela pessoa que já pesquisou o bastante e se encontra no fundo do funil de vendas, prestes a fechar o negócio.

Para obter a satisfação do cliente, procure responder apenas o que é perguntado, além de ouvi-lo atentamente. Ele ainda pode ter dúvidas pontuais, querendo saber quanto você entende sobre o assunto para sanar as questões restantes e adquirir com sua empresa, de acordo com a qualidade das respostas.

 

satisfação do cliente

 

Cliente colaborador

Dentre os tipos de clientes, este procura trazer críticas construtivas, com sugestões que podem, de fato, te ajudar a construir uma experiência ainda melhor para quem busca seus serviços. Por isso, vale a pena mostrar-se disposto a ouvir e mostrar que as opiniões dele serão levadas a sério pela empresa.

Sem contar que esse tipo de situação é vantajoso para todos os lados, uma vez que você pode aproveitar todas as dicas para melhorar os aspectos que estiverem ao seu alcance para um bom atendimento. Além disso, é importante sempre moldar seu negócio de acordo com o que o seu público-alvo espera.

 

Cliente cético

O cliente cético é aquele que quer provas que confirmem a eficácia do seu serviço ou produto. Ele pode ter um perfil questionador justamente por experiências passadas que não deixaram uma impressão muito boa.

Por isso, invista mais tempo em tipos de atendimento ao cliente com demonstrações práticas do que você pode oferecer para ele, já que esse perfil tende a não ser muito fã de discursos. Esse é o momento ideal para destacar as melhores vantagens do seu produto ou serviço, provando qual é o seu diferencial no mercado.

 

Confira mais sobre como aprimorar a experiência do cliente

Além de saber o jeito ideal de tratar cada um dos tipos de clientes específicos, é importante inteirar-se de todos os assuntos que cercam a experiência do cliente. Por isso, confira nosso post com dicas especiais para que você saiba como proporcionar uma negociação efetiva e benéfica para ambos os lados.

Navegando pelo nosso blog, você descobre outras dicas incríveis para o seu negócio. Aprenda mais recursos que vão fazer sua empresa decolar, a partir de boas práticas para tornar o seu local de trabalho um ambiente muito melhor e que estimule a produção, como conhecer os tipos de clientes. Confira agora mesmo!

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