A importância do conceito ‘foco no cliente’
Uma das estratégias mais importantes para o sucesso de um negócio está em planejar suas prioridades. E o foco no cliente deve ser a principal, uma vez que definirá outros fatores fundamentais para a prosperidade da sua empresa.
Entender a importância do seu cliente é, em outras palavras, compreender as complexidades do seu público-alvo. Para, assim, desenvolver o melhor serviço possível para ele, através de um atendimento personalizado e voltado para solucionar seus problemas.
Entenda melhor o conceito
Para entender melhor o conceito, é preciso ter em mente que todos os processos do seu negócio devem ser dedicados à solução de um problema ou necessidade. E o seu produto ou serviço é o que vai resolver essa questão. Pensando nisso, é importante que todo o caminho seja agradável.
O cliente já tem um problema ou uma necessidade para suprir. E é por isso que ele busca seu trabalho, para que essa questão não exista mais e que, dessa forma, ele satisfaça suas necessidades.
Então, o processo precisa ser satisfatório e, para atingir esse objetivo, é importante pensar em todas as etapas da sua relação com tal consumidor: o antes, o durante e o depois.
O antes nada mais é que o momento que antecede a compra, quando o seu cliente ainda não conhece sua marca ou está decidindo-se entre a sua empresa e outras concorrentes. O durante é quando o consumidor já está em contato com sua empresa e precisa tirar dúvidas e ter suporte para escolher a melhor alternativa.
Por último, mas não menos importante, o depois é quando se avalia a experiência do cliente e se busca um feedback, visando a melhora contínua dos seus serviços. É preciso se perguntar se o consumidor ficou satisfeito com tal experiência, se a recomendaria para algum amigo, voltaria a fazer negócio com sua marca, entre outras questões.
Aplicando o conceito de foco no cliente
A melhor maneira de antecipar soluções para todo esse processo é conhecendo a fundo o seu cliente. Como, basicamente, tudo gira em torno das necessidades do seu público-alvo, nada como conhecê-lo bem para minar possíveis problemas. Pense sempre em antecipar soluções.
Coloque o cliente em primeiro lugar
Além disso, também é importante planejar as técnicas e tipos de atendimento personalizados para seu público e escolher as mais adequadas para ele. E isso acontecerá durante o processo. Proporcione um contato confortável para que seu cliente se sinta bem-vindo e à vontade em seu estabelecimento.
Desenvolva um bom relacionamento
Essa questão é uma das mais fundamentais na hora de pensar o foco no cliente, uma vez que o canal de comunicação e a maneira com que ela acontece são determinantes. É preciso que o cliente tenha acesso a todas as informações necessárias para adquirir seu serviço de maneira clara e simplificada.
Procure saber sobre a satisfação do cliente
Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que um negócio pode querer. Pense na seguinte situação sobre experiência do consumidor: quando você busca algum produto para solucionar determinado problema, nada como a indicação de uma pessoa próxima, certo?
Por isso, uma empresa que ainda não tenha oferecido um serviço completamente perfeito, mas que se propõe a pensar na gestão da experiência do cliente, já mostra um nível de foco no cliente muito mais elevado.
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