Employer branding: o que é e qual sua importância

Employer branding: o que é e qual sua importância

Conforme o mercado se torna mais competitivo, mais as empresas precisam se empenhar para se destacarem. Por isso, é importante compreender alguns conceitos que podem trazer benefícios diretos ao seu negócio. E um deles é sobre employer branding. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre ele.

Basicamente, o conceito diz respeito à sua reputação enquanto empregador. Ele é comumente associado ao êxito da empresa na contratação de talentos. Além disso, é uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma boa imagem não apenas para seus clientes, mas também para seus colaboradores.

Benefícios de se aplicar esse conceito

O employer branding deve ser bem estruturado e você deve ter em mente que ele trará resultados a longo prazo. Esse é um dos diferenciais que as empresas devem buscar para adquirirem destaque. Isso acontece porque um dos benefícios de se aplicar esse conceito está na criação de defensores do seu negócio.

Aplicar o conceito sobre o que é employer branding traz um impacto direto na produtividade da empresa. Isso se dá porque um funcionário satisfeito com seu trabalho e que sente orgulho em fazer parte do seu negócio, se esforçará para trazer bons resultados, além de buscar atender às expectativas do contratante.

Outro fator importante é: uma boa empresa reconhecida pela aplicação desse conceito acaba atraindo a atenção de funcionários verdadeiramente qualificados. Isso também faz com que os colaboradores que já estão na empresa empenhem-se ainda mais em suas qualificações e produtividade.

Estratégias de employer branding

Para desenvolver o conceito de employer branding, lembre-se de que se trata da união de várias iniciativas e, como dito anteriormente, seus resultados são vistos a longo prazo. Quais seriam, então, os aspectos que tornariam sua empresa uma das mais desejadas para se trabalhar?

Faça um planejamento

Esse projeto precisa ser baseado nos valores da sua empresa. É importante garantir que a marca tenha um RH estratégico para definir a missão e a visão que busquem a diferenciação do seu negócio em relação a outros.

 

valores empresa

 

Mesmo as iniciativas planejadas sendo pautadas em objetivos e nos valores da empresa, elas não podem desconsiderar a realidade, no sentido de levar em conta os recursos disponíveis, o cronograma dos funcionários e os indicadores utilizados para medir resultados. Dessa maneira, você pode acompanhar o progresso real do plano.

Tenha foco

O ideal é sempre ter políticas de capacitação e remuneração que sejam adequadas em todos os níveis da empresa, de acordo com a cultura empresarial. Além disso, é fundamental investir e apostar nos profissionais. Entretanto, é preciso definir quais grupos trariam melhores resultados para serem priorizados naquele momento.

É de suma importância garantir o engajamento das pessoas que ocupam cargos de liderança para, assim, conseguir melhorar a reputação de empresas. Cada líder tem um papel essencial nesse processo, principalmente porque é ele quem tem acesso direto aos outros funcionários.

Aprimore a experiência do seu colaborador

Além de ser fundamental se preocupar com a experiência do seu consumidor, também é necessário aplicar isso na relação existente com os funcionários. Você pode conferir nosso texto sobre experiência do cliente e aproveitar todas as dicas para o seu negócio.

Não se esqueça de frequentemente avaliar como foi o dia dos seus funcionários. Leve para sua empresa e seus colaboradores a mesma experiência que você pretende que seus clientes experienciem. Até porque a reputação de uma empresa se dá a partir de como o outro a vê. Assim, é importante aplicar o employer branding e cuidar bem dos seus funcionários.

Vale, também, tornar a experiência do funcionário na sua empresa ainda mais confortável através de estratégias de endomarketing. Confira nosso texto sobre esse assunto e veja quais dessas ações se encaixam melhor no seu contexto empresarial.

Um exemplo de ação que você pode aplicar na sua empresa para tornar a experiência do seu colaborador ainda melhor é adquirir uma máquina de bebidas B.blend. Com ela, você consegue deixar à disposição dos funcionários mais de 30 bebidas diferentes, além de água gelada, quente e com gás.

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