Quais tipos de bebidas alcoólicas você conhece?

Quais tipos de bebidas alcoólicas você conhece?

Conheça um pouco mais sobre os tipos de bebidas que existem por aí e confira quais são as suas favoritas dessa lista. Com histórias e outras particularidades que diferem e tornam cada opção única, vale a pena descobrir mais sobre o universo dos drinks.

Origem, sabores e modo de preparo são alguns dos fatores que transformam essas bebidas. Assim, é possível explorar um mundo de opções no preparo de coquetéis que fazem sucesso entre os amantes de bons drinks. Descubra, com a B.blend, os principais tipos de bebidas alcoólicas.

Cerveja

Para abrir nossa lista de tipos de bebidas, uma das queridinhas é a cerveja. Ela acompanha diversas ocasiões, além de ser perfeita para momentos de relaxamento, após um dia cansativo no trabalho. Existem algumas famílias de cerveja que se caracterizam pelo tipo de levedura utilizado na produção.

Além disso, os processos de fermentação vão determinar os tipos de perfis sensoriais que dão nome a cada estilo da bebida. Os mais comuns são lager, ale e lambic. O primeiro é o mais conhecido, tem baixa fermentação, e possui um sabor mais leve e refrescante.

Já as da família ale possuem uma fermentação mais alta, conferindo maior complexidade de sabores e, também, aromas. Por fim, as lambic possuem fermentação natural e são muito comuns na região de Bruxelas, na Europa. São conhecidas como as mais antigas do mundo e possuem um sabor único.

Whisky

whisky

Destilado a partir da fermentação de grãos, o whisky é uma das bebidas alcoólicas mais tradicionais e com alto teor alcoólico (entre 38% e 54%). Entretanto, existem alguns tipos que se diferem a partir do seu modo de preparo, com particularidades de cada região.

Os mais comuns são: scotch, bourbon, rye whiskey e irish whiskey. O primeiro é, necessariamente, produzido na Escócia, como o próprio nome indica. Geralmente, é feito de cevada, de modo que precisa envelhecer em um barril de carvalho por, no mínimo, três anos.

Já o bourbon é como os americanos chamam o whisky e, nessa receita, no lugar de cevada, usa-se pelo menos 51% de milho. Ele possui um sabor mais adocicado em relação ao scotch. O rye whiskey é a versão que leva centeio no lugar do milho em solo americano, apesar de os canadenses também usarem esse nome.

Por fim, o irish whiskey, feito na Irlanda, sofre o processo de destilação três vezes, e não precisa levar cevada na receita. Ele é uma opção mais suave, indicada para quem ainda não está acostumado com o sabor forte da bebida.

Vodka

Apesar de ter origem na Europa Ocidental, a vodka é uma das bebidas mais tradicionais do mercado. Com um teor alcoólico que varia entre 35% e 60%, ela pode ser produzida a partir de qualquer matéria orgânica. Entre as mais comuns, temos: centeio, cevada, trigo, soja, arroz, batata e outras.

Os tipos de vodka podem se diferenciar entre ocidental, polonesa e russa. A primeira preza pela pureza e possui um aroma e um sabor mais suave. Já a polonesa, apesar de pura, tem sabor e aroma mais marcados, com um toque adocicado. Por fim, a russa é mais suave e é marcada por uma queimação depois de ingerir.

Vinho

Na sequência, outra bebida muito popular é o vinho, que faz sucesso no mundo inteiro. E não é à toa, existem muitos tipos que variam em cor, aroma e sabor. Os principais que podemos destacar são: tinto, branco, rosé e espumante.

O vinho tinto possui a cor mais escura e é o mais popular aqui no Brasil. É feito a partir de uvas de fácil cultivo, que se adaptam a diferentes tipos de regiões. Já o branco é feito com uvas brancas e casa bem com peixes e frutos do mar. É mais refrescante e combina com dias quentes.

O rosé também combina com o verão e é feito com uvas escuras, porém é vinificado da mesma forma que o branco. Ele adquire essa cor porque o suco da uva fica em contato com a casca durante um curto período de tempo. Enquanto isso, os espumantes passam duas vezes pela fermentação e vêm com borbulhas.

Gin

Por fim, o gin é um dos tipos de bebidas que mais tem feito sucesso pelos bares. De remédio a drink alcoólico, ele se destaca sendo destilado a partir de cereais. Além disso, passa por um processo sofisticado de infusão de zimbro e outras especiarias, e possui teor alcoólico entre 37,5% e 50%.

Essa aguardente aromática é incrivelmente saborosa, perfeita para compor outros drinks. Os tipos principais são: clássico, cítrico, floral, herbal e aromático. Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de gin, confira nosso post que traz mais informações detalhadas sobre o assunto!

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA

Powered by Agência Especializada em SEO