5 livros de gastronomia para ler e colocar a mão na massa

5 livros de gastronomia para ler e colocar a mão na massa

Se a culinária é um tema presente no seu dia a dia, representando um hobby ou uma profissão, então, você já deve saber que os livros de gastronomia são ótimos aliados para aumentar o repertório de conhecimento e aperfeiçoar técnicas.

Para te ajudar na missão de conhecer alguns conceitos da cozinha, a B.blend preparou uma lista com 5 livros de gastronomia, que englobam opções básicas, clássicas, profissionais e históricas. Confira!

1. 200 Culinárias essenciais – Tudo passo a passo para você se tornar um mestre na cozinha

Se a cozinha é um dos seus cômodos preferidos da casa, então, esse é um dos livros básicos para adicionar na sua lista de leitura. Versátil, é uma obra de gastronomia para iniciantes, mas que também pode garantir um conhecimento a mais até mesmo para os profissionais.

Didático do começo ao fim, ele possui ilustrações com o passo a passo da execução de diversos tipos de técnicas básicas para quem deseja aprender a cozinhar, seja por hobby ou profissão.

Ele aborda desde as técnicas mais simples e básicas, como o jeito certo de cortar cebola, até questões mais complexas, como lidar com frutos do mar, por exemplo. Além disso, a obra também cita técnicas de fogão e forno, preparo e apresentação de pratos.

Com esse livro de técnicas de cozinha, você aprende a preparar diferentes tipos de molhos, vegetais, carnes, frutas, aves, pães, caldos, massas, bolos e demais tipos de doces. Ou seja, de tudo um pouco que não pode faltar na estante de quem é ligado em culinária!

  • Autor: Eric Treuillé e Clara Paul
  • Editora: Quarto Editora
  • Páginas: 256

 

2. Panelinha

Escrito por Rita Lobo, que possui um programa de gastronomia veiculado pelo canal GNT, o Panelinha é um excelente livro de receitas básicas, rápidas e saudáveis. O nome foi inspirado no blog que a autora criou em 2000 para ensinar o passo a passo básico que todos podem seguir em casa.

Dessa maneira, o livro reúne receitas variadas para situações cotidianas: saladas elaboradas, almoços e jantares, massas, grãos, carnes, aves, sobremesas saudáveis, bolos, pães e muito mais! Trata-se de um dos livros de gastronomia feitos para descomplicar o preparo de alimentos e provar que eles podem ser saborosos e saudáveis!

  • Autor: Rita Lobo
  • Editora: Senac São Paulo
  • Páginas: 400

livro de receitas

3. Le Cordon Bleu: todas as técnicas culinárias

Considerado um dos melhores livros de gastronomia já publicados, este é um clássico que também não pode faltar na estante de quem pretende atuar na área profissionalmente.

Fundada em Paris em 1895, Le Cordon Bleu é uma das escolas de gastronomia mais prestigiadas do mundo. Ela está presente em mais de 20 países e forma cerca de 20 mil alunos anualmente.

Encarada como uma “bíblia” da culinária, essa obra reúne mais de 800 técnicas de cozinha, centenas de dicas e truques utilizados por chefes renomados, mais de 2.000 ilustrações de passo a passo e receitas que envolvem pratos típicos de diversos países.

  • Autor: Jeni Wright e Eric Treuillé
  • Editora: Marco Zero
  • Páginas: 352

 

4. Facas e Cortes – Técnicas para cortar, trinchar, picar e filetar legumes, peixes, carnes e frutas

Se você é fã de culinária, deve saber que existem diversos formatos e tamanhos de faca, e essa variação não é à toa. Cada uma delas é pensada para garantir um melhor aproveitamento durante o uso.

Nesse livro, você aprende a melhor maneira e quais ferramentas utilizar para cortar, trinchar, picar, fatiar e filetar diversos tipos de alimentos. São técnicas que podem fazer toda a diferença no sabor de uma carne, por exemplo. Além disso, a apresentação do prato também é influenciada diretamente pelo tipo de corte realizado durante o processo.

  • Autor: Shaun Hill
  • Editora: Publifolha
  • Páginas: 224

 

5. História do mundo em 6 copos

O campo das bebidas também pode ser uma boa pedida quando o assunto gira em torno dos livros de gastronomia. Você sabia que drinks e história pode ter tudo a ver? É o que você pode conferir em História do mundo em 6 copos.

O autor faz um paralelo entre o surgimento de bebidas como o café, a cerveja, o vinho, os destilados e outras opções conhecidas mundialmente, o consumo, a história e até mesmo a política! Para quem busca livros de gastronomia que flertam com marcos históricos, esta é, sem dúvidas, uma excelente opção!

  • Autor: Tom Standage
  • Editora: Zahar
  • Páginas: 240

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA