4 maneiras de promover um bom ambiente de trabalho

4 maneiras de promover um bom ambiente de trabalho

É fundamental que o ambiente de trabalho seja agradável e capaz de motivar toda a equipe diariamente, uma vez que ele está diretamente ligado a boa performance dos colaboradores.

A atividade profissional trata-se de algo que vai muito além do ganha-pão. Em diversos casos, ela também está ligada aos propósitos e até ao estilo de vida das pessoas. Mesmo assim, para entregar um resultado satisfatório, é importante que o colaborador se sinta bem no ambiente de trabalho.

Dito isso, a pergunta que fica é: como criar um bom ambiente de trabalho? Quais iniciativas são importantes para estabelecer um clima agradável, capaz de motivar as pessoas? Confira abaixo!

Crie um canal de comunicação

Estipular uma via de comunicação aberta é uma das formas de motivar funcionários, uma vez que eles entendem que suas considerações, sugestões e críticas são valorizadas pela organização.

Isso faz com que eles se sintam, verdadeiramente, parte da empresa, um fator que eleva o desejo de performar cada vez melhor e, claro, contribuir positivamente para um ambiente de trabalho agradável.

Mas, afinal, como manter uma via de comunicação aberta para criar um bom ambiente de trabalho? Canais como Intranet e Workplace são os mais indicados para isso.
Além de serem um meio para manter toda a empresa informada sobre as novidades, os eventos e as campanhas, por exemplo, essas redes funcionam como um espaço para os funcionários se expressarem.
Há opções que contam com abas anônimas, ideais quando um funcionário precisa fazer uma denúncia, mas tem medo de se expor.

Reconheça o trabalho dos seus pares ou funcionários

Trabalhar o reconhecimento também é uma maneira de impulsionar a motivação dos funcionários e o bom ambiente de trabalho. Vale ressaltar que isso não precisa, necessariamente, ser algo extraordinariamente grandioso.

Um simples elogio verbal, por parte de um gestor, já pode gerar motivação no ambiente de trabalho. Ressaltar um bom resultado de um determinado colaborador em uma reunião de equipe também pode ser uma manifestação de reconhecimento.

Além disso, vale ressaltar que o reconhecimento nem sempre precisa partir de um gestor. Você já elogiou o trabalho dos seus pares? Trata-se de uma ação que pode fazer diferença no dia de alguém e, claro, no ambiente de trabalho todo.

Ressalte a importância do respeito às diferenças

Quando um grande desafio surge inesperadamente, o ideal é que os funcionários atuem em conjunto para a solução do problema e não mais para as metas pessoais. No entanto, essa dinâmica exige muito jogo de cintura e respeito às diferenças.

Para ressaltar a importância do respeito às diferenças entre os funcionários, algo imprescindível para um ambiente profissional agradável, o ideal é organizar rodas de conversas ou promover palestras com temas voltados à diversidade.

Promova happy hours

O escritório deve ser um local minimamente formal. No entanto, é importante ter em mente que as pessoas passam, em média, um terço do dia no ambiente de trabalho. Ou seja, os momentos de descontração são importantes para aliviar a tensão da rotina.

Então, como criar um ambiente de trabalho descontraído? Promover um happy hour pós-expediente com a sua equipe pode ser a melhor maneira. Que tal estipular uma data? A última sexta-feira do mês pode se tornar um dia fixo para o time conversar amenidades com comes e bebes.

Para isso, encomende alguns petiscos e doces. Nas datas tradicionalmente festivas, como o Carnaval, por exemplo, promova um happy hour temático. Além disso, não se esqueça das bebidas.

Tenha drinks e outras bebidas prontas em menos de um minuto

formas de motivar funcionários

Para tornar a dinâmica mais prática, vale apostar na máquina B.blend. Lançada em 2015, pela Brastemp, ela é a primeira máquina de bebidas em cápsulas all.in.one do mundo.

Isso quer dizer que ela prepara mais de 30 sabores de bebidas em cápsulas, entre refrigerantes, sucos, energéticos, drinks alcoólicos, água de coco, chás gelados, cappuccino e muito mais!

Para preparar a bebida, basta inserir a cápsula na máquina, posicionar o copo na plataforma e apertar o play! Pronto: em menos de um minuto e ao simples toque de um botão, ela fica pronta.

Aproveite e saiba mais sobre a assinatura para empresas. Assim, você mantém o estoque sempre cheio para o happy hour pós-expediente!

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA