4 dicas para uma rotina de treino funcional em casa

4 dicas para uma rotina de treino funcional em casa

Para quem quer desenvolver uma rotina mais saudável com a prática de exercícios, o treino funcional em casa tem se mostrado uma ótima opção. Por ser composto de movimentos que envolvem o corpo inteiro, em vez de trabalhar os músculos separadamente, essa atividade busca exercitar uma série de competências físicas.

São atividades que também atingem os sistemas nervoso, respiratório e cardiovascular, abdômen e músculos superiores e inferiores. Assim como também tonifica, melhora sua resistência e pode ser um aliado para ajudar quem quer perder peso.

 

Entenda melhor o treino funcional

Vamos entender melhor sobre o que é exercício funcional? Trata-se de um método criado para auxiliar as pessoas durante o processo de recuperação física e traz inúmeros benefícios, já que incorpora pontos principais de cada região do corpo.

Dentre as vantagens que podemos destacar sobre os exercícios funcionais, temos: melhora da resistência, aprimoramento de força, desenvolvimento da agilidade, aumento da capacidade cardiorrespiratória e mais equilíbrio. De modo geral, tudo isso vai contribuir para sua condição física ficar cada vez melhor.

 

Dicas de exercícios para treinar sem sair de casa

Antes de começar a seguir as dicas para um treino funcional em casa, é importante realçar a importância de checar com seu médico, pelo menos uma vez ao ano, se você está liberado para atividades físicas. Além disso, caso ainda não tenha costume de praticar exercícios, é fundamental tomar alguns cuidados.

 

exercícios funcionais

 

O primeiro deles diz respeito à consciência corporal. É preciso saber ouvir seu corpo e respeitar seus limites para evitar qualquer tipo de lesão durante o treino funcional para iniciantes. Respeite seu tempo e busque sincronizar com uma respiração consciente, buscando se conectar com seu corpo.

Em segundo lugar, vale destacar que, além de seguir essas sugestões, você pode consultar um profissional da área para te aconselhar mais detalhadamente, ainda mais se tiver objetivos específicos com a prática de exercícios. Por fim, confira algumas ideias para montar seu treino funcional em casa.

 

Pular corda

Para iniciar nossa lista de exercícios funcionais em casa, pular corda é uma atividade bem completa. Pode-se pensar, em um primeiro momento, que ela trabalha apenas os músculos das pernas, porém, ela consegue envolver e movimentar todos os músculos.

Adquira uma corda que seja ideal para seu tamanho. Ao pular, procure movimentar apenas os pulsos e tirar somente a ponta do pé do chão, conforme a corda passar. Faça séries de 1 minuto sem parar e, conforme conseguir mais resistência, vá aumentando alguns segundos às suas séries.

 

Agachamento

Comece em pé, com as pernas afastadas em uma largura um pouco maior do que a dos ombros. Estique os braços em linha reta e, para realizar os agachamentos, basta flexionar os joelhos e descer de modo que eles fiquem alinhados com as pontas dos pés.

 

exercícios funcionais em casa

 

Atente-se a realizar o movimento corretamente e não se machucar. Ainda, programe séries de 10 agachamentos e vá aumentando conforme for dominando o movimento e se sentir mais seguro.

 

Polichinelo

Esse é um dos melhores exercícios, perfeito para aquecer o corpo e prepará-lo melhor para o treino funcional em casa. Comece ficando em pé, com o corpo reto. Junte os pés e coloque as mãos para cima. Inicie o movimento pulando, abrindo as pernas e fechando os braços, como se fosse bater palmas. Vá alternando e repita o movimento durante um minuto.

 

Panturrilha

Por fim, o exercício para trabalhar a panturrilha é bem simples. Primeiramente, posicione-se em uma superfície um pouco mais alta em relação ao chão. Pode ser um degrau de uma escada, por exemplo. Pise com a parte da frente dos seus pés nela e, com o corpo reto, faça um movimento de subida e descida com os calcanhares.

Quando subir, certifique-se de usar ambos os pés e, fique, pelo menos, 2 segundos segurando o movimento. Repita o exercício em séries de 20.

 

Veja como manter uma rotina saudável por completo

Você também pode pensar mais sobre sua alimentação e incrementá-la com opções saborosas e saudáveis. Procure consumir mais frutas, verduras e legumes e realizar refeições completas com todos os nutrientes. Confira nosso conteúdo para manter uma relação mais saudável com a comida e aproveite as dicas.

Além disso, vale a pena conhecer mais sobre a máquina de bebidas B.blend e aproveitar para preparar sucos 100% naturais e funcionais, além de chás e bebidas nas versões sem açúcar.

As bebidas vêm em cápsulas e são preparadas ao toque de um botão. Já saem na temperatura ideal e na quantidade exata. É o recurso perfeito para quem quer mais qualidade de vida e aproveitar uma rotina mais saudável.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright B.blend © 2020 - Todos os direitos reservados
B.BLEND MÁQUINAS E BEBIDAS S.A. | CNPJ: 22.172.203/0001-06 | IE: 144.438.810.115 | Rua Olimpíadas, 66, 5º andar, Conj. 52 - Vila Olímpia - São Paulo.

A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES. BEBA COM MODERAÇÃO. SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA